Iveco e FPT Industrial estarão no Dakar 2012

por Blog do Caminhoneiro

Prosseguindo a sua natural vocação de aventura, a Iveco e a FPT Industrial irão participar do Dakar 2012, a mais importante prova de off-road do mundo, que arranca de Mar della Plata, na Argentina, no próximo dia 1 de janeiro, terminando em Lima, no Perú, em 15 de janeiro.

Para isso, a Iveco e a FPT Industrial irão fornecer veículos, peças sobressalentes e motores à equipe holandesa “De Rooy”.

A equipa Petronas De Rooy Iveco, fez a sua estreia no Rally do Marrocos, em outubro último. Os veículos Iveco foram conduzidos por Miki Biasion e Gerard De Rooy e, apesar desse batismo ter servido, em grande parte, apenas como um exercício preparatório, alcançaram-se excelentes resultados, nomeadamente os 1º e 2º lugares da categoria “Special Trucks” e os 5º e 6º lugares absolutos, no geral.

Um começo encorajador para preparar o desafio ainda mais exigente do Dakar, jornada que todos os anos atrai a atenção de milhões de fãs e da imprensa em redor do mundo.

A equipe holandesa participará no Dakar 2012 com quatro Iveco Trakker 4×4, equipados com motores FPT industrial Cursor 13 que geram mais de 900 cv, especialmente desenvolvidos para ralis, mas também com um protótipo Strator, construído na Holanda, com base num chassis Iveco, e cabina e mecânica do modelo Powerstar, produzido e comercializado pela Iveco na Austrália. Três dos Trakker serão conduzidos por Miki Biasion (vencedor do Dakar em 1999, com um 1º lugar na categoria de caminhões e um 5º lugar no geral), Gerard de Rooy e Hans Stacey (vencedor do Dakar 2007).

Quatro unidades Trakker adicionais irão servir de apoio e assistência aos veículos de competição durante a prova, completando o ‘line-up’ da equipa Petronas De Rooy Iveco no próximo Dakar.

O modelo Trakker, considerado “Best in Class” para uma utilização diária, mas também apto para enfrentar os testes mais exigentes, foi projetado para operar em todas as condições climatéricas e em todos os tipos de terreno, desde estradas em terra batida até às mais extremas condições de fora-de-estrada, assegurando o máximo de conforto, segurança e produtividade. A nova edição da prova sul-americana vai apresentar-se como uma grande oportunidade para a Iveco testar o comportamento de seu produto em ação real: cada veículo será sujeito a situações extremas e esta será uma oportunidade para a obtenção de resultados significativos, relativos à confiabilidade e desempenho. Aliás, a Iveco conta com uma enorme experiência do passado, como a obtida na expedição Overland 2010, onde um Daily 4×4 e um Trakker 6×6 completaram uma das expedições mais duras e difíceis dos últimos tempos.

Através dos seus motores C13, a FPT Industrial confirma também a sua vocação para com as competições esportivas, no âmbito nas provas de fora-de-estrada (ou ralis), em complemento às muitas realizações obtidas em competições náuticas. Prova disso está a recente conquista de um novo recorde de velocidade, obtido a partir de um casco Kerakoll alimentado por dois motores C90-650 de 9 litros. Acrescente-se que este resultado, num evento que ligou Monte Carlo a Veneza, foi alcançado com metade do consumo de combustível do anterior recorde, que remontava a 1994. Este fato demonstra a excecional prestação dos motores FPT Industrial, ao mesmo tempo, que garante proteção ambiental, redução de consumo de combustível e dos custos operacionais, todos fatores que estão por detrás do seu processo de concepção.

O Dakar faz parte de uma estratégia de comunicação adotada pela empresa que, de acordo com sua forte identidade internacional e a contínua busca de iniciativas capazes de transmitir a vitalidade e energia da marca, parece cada vez mais adaptada ao mundo da competição. Em conjunto com iniciativas na área esportiva, como a parceria com a formação All Blacks, recentemente coroada Campeã do Mundo de Rugby, a colaboração iniciada em 2009 com o MotoGP, o principal campeonato de motociclismo do Mundo, no qual a Iveco é “Fornecedora Oficial de Caminhões e Veículos Comerciais”, fazendo-o também à Scuderia Ferrari, a ligação ao Dakar e à equipe Petronas De Rooy Iveco confirma a determinação da Iveco em vincular o seu nome a entidades líderes no mundo do desporto internacional.

Fonte: Cargo Edições

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário