Estudo futurista do MB Unimog conquista prêmio de inovação em design

por Blog do Caminhoneiro

A Divisão de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz conquistou um reconhecimento inédito: o “Red Dot Award”, um dos mais importantes e cobiçados prêmios de design do mundo, conferido – no final de novembro em Singapura – ao conceito de design do estudo futurista do Unimog.

Veículo off-road da Mercedes-Benz para aplicações especiais, o Unimog foi eleito “o melhor entre os melhores” do “Red Dot Award”. O prêmio foi entregue a Kai Sieber, responsável pela área de Design de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz. O júri reconheceu que boas ideias precisam ser combinadas com um bom design para atingir o sucesso no mercado.

Competição de design profissional da mais alta classe, essa premiação possui elevada reputação internacional contando com a participação de empresas, instituições, centros de pesquisa e estúdios de design. Os vencedores das diversas categorias são selecionados a partir de um total de mais de 3.000 projetos inscritos.

Uma visão da linguagem de design do futuro

O estudo do Unimog fornece uma visão da linguagem de design do futuro dos veículos comerciais da Mercedes-Benz, mantendo uma conexão com as características do legendário Unimog de 60 anos atrás. Dessa forma, o inovador conceito liga o passado e o futuro, preservando aspectos como a elevada altura ao solo, molas helicoidais e o design da armação, enquanto ao mesmo tempo incorpora elementos de design do futuro.

O imponente capô reflete as linhas típicas da Mercedes-Benz. A seleção de cores também não foi por acaso. O primeiro Unimog era verde e essa continua sendo uma cor muito popular junto aos proprietários do veículo até os dias de hoje. Entretanto, a tonalidade de verde do estudo de design foi inspirada no sapo-veneno-de-flecha, espécie rara de anfíbio que, como o Unimog, pode ser encontrado tanto na terra quanto na água.

60 anos do Unimog – o sucesso de uma idéia

Ao longo dos últimos doze meses, o Unimog celebrou dois importantes aniversários: 60 anos atrás, em 3 de junho de 1951, o primeiro Unimog da Mercedes-Benz foi fabricado em Gaggenau. E em dezembro de 2010, a 10.000ª unidade da série U 300/U 400/U 500 saiu da linha de produção da fábrica de Wörth.

Um veículo único tinha nascido, com alto nível de capacidade cross-country, graças ao seu sistema de tração em todas as rodas, e capacidade de alta velocidade nas estradas. Desde então, fora as operações de inverno e de manutenção, e também as de órgãos municipais, o Unimog demonstrou seu valor em muitas outras áreas, tais como bombeiros florestais, uso em estradas e ferrovias e serviços de resgate.

Mais de 380.000 unidades do Unimog já foram produzidas ao longo dos seus 60 anos. O modelo foi fabricado em Gaggenau até 2002, sendo, posteriormente, realocado para a planta de caminhões de Wörth.

Fonte: Mercedes-Benz

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

2 comentários

Regina 23/03/2012 - 12:01

GOSTARIA de ver o volvo da novela fina estampa me falaram que é muito bonito valeu entaõ obrigada

Reply
Rafael Brusque Toporowicz 23/03/2012 - 16:46

Boa tarde!

Novela Fina Estampa: Íris e Alice partem de caminhão

O casal de lésbicas resolve pegar o dinheiro roubado de Tereza Cristina e compram um caminhão para sair pelas estradas do Brasil.

Para ver a foto do caminhão:
fina estampa - caminhao volvo
Para ver o vídeo com a cena:
http://tvg.globo.com/novelas/fina-estampa/videos/t/cenas/v/cap-213-cena-iris-e-alice-partem-de-caminhao/1868230/

Reply

Escreva um comentário