Novo caminhão da Agrale recebe prêmio internacional de Design




A linha 2012 de caminhões da Agrale foi premiada no iF Product Design Award, uma das maiores premiações do design mundial realizada na Alemanha. O projeto do pesado está junto com mais 17 produtos brasileiros premiados que participarão de mostras na Alemanha e China. O design da Agrale foi produzido pelo estúdio paulistano Questto|Nó.

O projeto da Agrale foi eleito pelo Design Excellence Brasil (DEBrazil), um programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Desde 2003, o DEBrazil seleciona os melhores candidatos do País para enviar ao iF. Os 18 premiados foram escolhidos dentre 308 inscritos brasileiros. Na Alemanha, eles concorreram com outros 2.605 produtos e se sobressaíram, integrando os 863 nomes que receberão o selo iF, que atesta qualidade e excelência em design.

Os iF Design Awards são premiações promovidas desde 1953 pelo International Forum Design (iF). Divididas em quatro prêmios (referentes a produto, materiais, embalagem e comunicação), recebem, anualmente, milhares de inscrições de todo o mundo – para a edição 2012, foram inscritos trabalhos de 48 países.

LEIA MAIS  A CARGA DA MORTE - Agrale 14.000 6x2

O projeto

A área automotiva do estúdio Questto|Nó trabalhou no design dos novos caminhões da Agrale ao longo de 30 meses. Além da estética, foram levados em conta aspectos como a utilização de novos materiais, ergonomia e conforto.

De acordo com o estúdio, a nova cabine tem inúmeras peças em termoplásticos, facilmente reciclados após o ciclo de vida do produto. Internamente, o painel de instrumentos permite uma futura evolução para RHD (volante do lado direito, para exportação), além de usar materiais plásticos e revestimentos exclusivos que conferem mais conforto acústico aos motoristas.

LEIA MAIS  A CARGA DA MORTE - Agrale 14.000 6x2

O projeto ainda prevê uma evolução futura para outros modelos de cabine, como a curta, leito e dupla, otimizando investimentos e prazos de implantação.

Fonte: Brasil Caminhoneiro




3 comentários em “Novo caminhão da Agrale recebe prêmio internacional de Design

  • 29/05/2012 em 13:17
    Permalink

    Quando estiver nas ruas, espero que seja um conjunto eficiente para 23 ton, com cabine leito ( com 75 cm de largura, para poder se dormir bem) opcional. Ou vão fica na linha dos cargos antigos, cabininhas apertadas durante anos. Só mudando pouco na aparência. Uma sinaleirinha aqui, uma curvatura cabine ali, uma grade acolá…

    Resposta
  • 26/01/2012 em 11:22
    Permalink

    Sou representante comercial AGRALE na região de Alfenas,MG,acho legal de mais uma premiação sem mesmo o camminhão estar nnas ruas ainda……Não conhecia o blloog de vcs…..achei muito interessante.Obrigado!

    Resposta
    • 26/01/2012 em 11:42
      Permalink

      Bom dia!

      Realmente o caminhão ficou muito bonito. Tive o prazer de conhecê-lo na Fenatran, e é um belo trabalho da equipe de engenharia e design da Agrale. Merece reconhecimento.

      Um abraço e obrigado por acessar o blog.

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!