Smart vai apresentar picape elétrica compacta em Detroit




A marca Smart fez nome desde sua criação trazendo soluções criativas para a mobilidade urbana, o que leva em conta a mudança de comportamento das pessoas. Como em todo salão do automóvel ela “se obriga” a trazer algo inovador, no Salão de Detroit (EUA), em janeiro, não será diferente. Se em Frankfurt ela investiu nas bicicletas híbridas, agora, a divisão da Mercedes-Benz prepara uma picape. E, para ser ainda mais diferente, ela é 100% elétrica.

Já imaginou o resultado do que será um Smart Fortwo com caçamba? Pelo menos, para ter uma ideia, a marca acaba de divulgar alguns esboços do protótipo que estará no evento. O conceito já tem nome, “For-Us”.

“Nós da Smart adoramos picapes — se elas forem pequenas por fora, grandes por dentro , muito seguras e extremamente confortáveis”, brinca a CEO da Smart, Annete Winkler, sobre a proposta do modelo. “Com o Smart For-Us um posto de gasolina não é mais necessário”. A afirmação de Annete destaca o motor elétrico que equipa a picape.

O propulsor é o mesmo que alimenta o protótipo Car2go, que deverá entrar em produção no ano que vem. O sistema da Smart é composto por baterias de íon-lítio e um motor elétrico que gera 74 cavalos de potência e 13,2 kgfm de torque. A velocidade máxima atingida é de 120 km/h.

Como todo Smart, o conceito For-Us é extremanete compacto: tem 3,54 m de comprimento, 2,48 m de distância entre-eixos, 1,5 m de largura e 1,7 m de altura. Ou seja, ele poderia muito bem ser colocado em uma caçamba nas grandes picapes, bem populares nos Estados Unidos.

Já a caçamba do Smart For-Us tem capacidade para guardar duas bicicletas da Smart, chamadas de E-bike. A área de carga de 900 mm de comprimento tem sistema acionado eletricamente. Quando abre, o chão retrai por 280 mm e, em seguida, a porta traseira desliza para baixo em uma posição paralela, fazendo com que fique mais fácil carregar a caçamba.

O compartimento de carga da picape também carrega um ponto de recarga para as bicicletas híbridas. Criatividade não faltou no desenvolvimento do modelo ecológico.

Fonte: VNews




Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!