Dakar: Ardavichius aproveita erro dos líderes e vence etapa nos caminhões




O décimo dia do Rali Dakar entre os caminhões viu a vitória de Artur Ardavichius. O piloto da Kamaz se aproveitou de um erro de navegação dos principais concorrentes, entre eles o atual líder da categoria Gérard de Rooy, para garantir o melhor tempo nesta quarta-feira (11). A etapa de hoje deixou Iquique e chegou a Arica, na última parte do rali em território chileno. A partir de amanhã, a competição ruma para o Peru.

A quarta-feira começou uma disputa bastante acirrada entre Hans Stacey, que tomou a ponta logo no início, de De Rooy. Os dois chegaram a ficar separados por apenas um segundo de diferença perto do km 189 da especial. Ardavichius apareceu em terceiro, 51 segundos atrás, enquanto Miki Biasion era o quarto, seguido pelo espanhol Pep Vila. Mas a competição começou a mudar quando os pilotos se aproximaram do km 237. Naquele ponto, De Rooy, Stacey e Biasion cometeram um erro de navegação ao se dirigirem mais para o norte da trajetória.

Assim, quem surgiu na frente foi Ardavichius, que, na altura do km 297, já possuía uma vantagem de mais de quatro minutos para o holandês do Iveco de número 502. Enquanto o russo abria grande diferença na ponta, Stacey superava o compatriota e assumia o segundo posto. No fim, Artur completou a especial em 5h06min11s000, com uma diferença de 2min18 para o outro Kamaz conduzido por Andry Karginov, Igor Devyatkin e Andrey Mokeev.

De Rooy ainda terminou em terceiro e continua na frente na classificação geral. O trio Biasion, Michel Huisman e Giorgio Albiero cruzaram em quarto, enquanto Pep Vila, Alexey Kuzmich e Nurlan Van Eerd finalizaram em quinto. O brasileiro André Azevedo, que corre em parceria com Maykel Justo e Jaromir Martinec, obteve a 15ª colocação. No geral, o trio aparece em décimo. Nesta quinta, o Dakar disputa a 11ª etapa em direção a cidade peruana de Arequipa.

Fonte: Grande Prêmio




Deixe sua opinião sobre o assunto!