Renault Trucks em parceria com Gemco E-Trucks BV desenvolveu e testa o Urban Lab 1




O Urban Lab 1 é um novo projeto da Renault Trucks, concebido para melhorar a distribuição de mercadorias nas cidades. Desenvolvido em parceria com a holandesa Gemco E-Trucks BV, este veículo experimental abre novas possibilidades no campo da distribuição urbana, trazendo a plataforma de carga até o nível do solo.

Uma vez que a transmissão e tração são elétricas, possibilita a modificação da arquitectura do caminhão e permite uma maior liberdade na definição da forma como o corpo do veículo é construído e usado.

O que torna o Lab Urban tão distinto, é o seu sistema de suspensão que faz com que seja possível baixar o caminhão por inteiro ao nível do solo, tornando o carregamento e descarregamento de mercadorias muito mais fácil , sendo um terço mais rápido em comparação com uma operação similar num veículo convencional.

O transportador será beneficiado por este conceito, pois o potencial operacional do caminhão é mais elevado, otimizando assim os tempos de trabalho, bem como este conceito irá beneficiar os ambientes urbanos em geral, uma vez que, ao reduzir o tempo em que o caminhão está parado, será capaz de liberar a área de carga/descarga mais rápido.

Este veículo foi baseado num Midlum DXi 5 de 16 toneladas e oferece uma carga útil de 8 a 9 toneladas de acordo com a versão. É impulsionado por dois “motores de roda” elétricos nas rodas traseiras, que são alimentados por um gerador acoplado a um motor diesel, tendo também uma bateria que permite com que o veículo possa se deslocar em modo totalmente elétrico, durante as fases de aproximação final baixando assim o nível de ruído ao mínimo. A operação de abaixar e levantar do caminhão é ativado quando o veículo está parado, por meio de um interruptor na cabine.

Fonte: Auto Hoje




Deixe sua opinião sobre o assunto!