30 anos de produção do primeiro caminhão Agrale




No ano em que comemora 50 anos de fundação, a Agrale S.A. também completa 30 anos de produção do seu primeiro caminhão, o TX 1100, lançado no início de 1982 e que marcou o seu ingresso no setor de fabricação de veículos. O TX 1100, que era equipado com motor diesel Agrale M790 de dois cilindros, tornou-se uma importante opção no segmento de caminhões leves, introduzindo no mercado o conceito de veículos compactos e econômicos. Em seu primeiro ano de produção, atingiu volume de 200 unidades comercializadas, um marco na história da empresa.

Logo em seguida, a Agrale lançou dois novos modelos, o Agrale 1600 e Agrale 1800, também compactos e destinados ao transporte urbano, com rodados traseiros simples e duplo e capacidade de carga útil, mais carroceria, entre 2.160 kg e 2.300 kg. Em 1993, a Agrale iniciou a comercialização dos dois modelos na Argentina, fruto de parceria com a empresa alemã Deutz. O sucesso alcançado pelos veículos foi tão grande que a companhia chegou ter cerca de 25% de participação no mercado argentino, no final dos anos 90.

Ainda em 1993, a Agrale promoveu uma significativa mudança em sua linha e desenvolveu caminhões ainda mais robustos, para atender à crescente demanda, com maior capacidade de carga e para as aplicações mais diversas. O primeiro modelo foi o Agrale 7000D, seguido pelos modelos 7500D, 5000D e 4500D, com rodados simples e duplo.

Com importantes inovações tecnológicas para a época, os modelos foram os primeiros com longarinas retas e planas, que proporcionavam maior resistência, durabilidade e diversificação para encarroçamento, além de suportarem com maior eficiência os esforços de flexão e torção do conjunto.

Em 2003, a Agrale lançou o caminhão 9200, único modelo do mercado da categoria leves com cabine estendida. A empresa também introduziu uma nova cabine nos modelos 6000, 7500 e 8500. Em 2007, ingressou no segmento de médios, com o Agrale 13000. Três anos mais tarde, apresentou ao mercado o seu primeiro cavalo-mecânico para o segmento leve, o Agrale 8500 TR.

Premiada linha 2012

Em outubro de 2011, a Agrale lançou a sua família 2012 de caminhões leves e médios, com motorização PROCONVE P7 (Euro V) e com uma inédita cabine. Antes de começarem a ser produzidos, os veículos conquistaram dois importantes prêmios de design – Prêmio de Design MCB, no Brasil, e Prêmio iF Design Award, na Alemanha.

Os novos caminhões Agrale têm nova cabine com visual marcante e arrojado, interior amplo e muito mais ergonômico e confortável, praticidade e confiabilidade de sua mecânica e, agora, também contam com a sofisticação de itens inéditos, como painel de instrumentos com computador de bordo, faróis, lanternas e luzes de direção em LED, vidros e espelhos com acionamento elétrico, sistema de ar-condicionado e o exclusivo Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.

Com PBT entre 6.500 kg e 22.000 kg, os veículos foram concebidos com foco no negócio dos seus clientes e usuários, para tornar o transporte mais rápido, seguro, com economia de combustível, e mais tecnologia. A linha é composta por quatro novos modelos – 6500, 8700, 10000, 14000, também na versão 6X2 (com terceiro eixo original de fábrica) e incorporam as mesmas e importantes tradicionais características de baixos custos de aquisição e operacional, robustez, fácil manutenção e vida útil mais longa.

2012 marca a celebração dos 50 anos da Agrale

Este ano, no mês de outubro, a Agrale celebra os 50 anos de sua fundação. A empresa surgiu em 1962, com a denominação inicial de Indústria Gaúcha de Implementos e Máquinas Agrícolas S.A. – Agrisa, para fabricar microtratores de duas rodas, e foi adquirida, em 1965, pelo Grupo Francisco Stedile. Ao longo destas cinco décadas, a Agrale conquistou posição de destaque no setor automotivo e empresarial brasileiro e internacional, consolidando-se como uma importante montadora, líder brasileira na produção de chassis leves há 14 anos, e na fabricação de tratores de rodas até 40 cv de potência.

Fonte: Assessoria de Imprensa Agrale




Um comentário em “30 anos de produção do primeiro caminhão Agrale

  • 23/02/2012 em 22:51
    Permalink

    B dia!

    Todo o meu respeito e admiracao para esta importante marca, genuinamente brasileira.

    Aqui na China, os chineses conhecem a Agrale, a historia de Amaral Gurgel, a forca do onibus brasileiro.

    E no Brasil, lamentavel desconhecimento sobre a forca da industria nacional.

    shengri hualie shouming zhang feliz aniversario e vida longa em chines

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!