Europa: venda de veículos comerciais cai 4,7% em janeiro




O mercado europeu de veículos comerciais começou 2012 em queda. Segundo dados da Acea, entidade que reúne as fabricantes na região, foram vendidos 141,1 mil unidades no segmento no mês passado, 4,7% menos do que em igual período de 2011 – apesar de um dia útil a mais no mês neste ano.

Embora o maior mercado, a Alemanha, tenha apresentado alta de 3,1% na mesma comparação, outros importantes mercados puxaram para baixo o resultado, como Espanha, em queda de 21,1%, Itália, em 31,2%, e Reino Unido, 8,1%.

Por segmento, a maior retração foi nas vans, considerando-se veículos até 3,5 toneladas. De acordo com os dados da associação europeia em janeiro foram comercializadas 114,1 mil unidades nesta faixa, queda de 6,4% no comparativo anual.

LEIA MAIS  Deputados da União Europeia passam a noite em caminhões para conhecer rotina de caminhoneiros

As vendas de caminhões totalizaram em janeiro 24,5 mil unidades, 4,5% mais do que o registrado no mesmo mês de 2011. A França apontou alta de 6,3%, mas o destaque foi o Reino Unido, com avanço de 48,3%.

Deste total os caminhões acima de 16 toneladas apontaram crescimento de 3,9%, para 19 mil unidades. O Reino Unido puxou novamente o desempenho para cima nesta faixa, em alta de 35,8%.

LEIA MAIS  Caminhoneiros europeus que viajam entre países terão legislação específica

O mercado de ônibus na Europa somou em janeiro 2,4 mil unidades, 4,5% de retração perante igual mês do ano passado.

Fonte: Autodata




Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!