Idéia da Volvo ganha o ouro na categoria inovação do prestigioso prêmio Intermat 2012 Innovation




Dos 800 projetos submetidos pelos mais importantes fabricantes do setor, um júri de alto nível escolheu o sistema On Board Weighing (OBW) da Volvo Construction Equipment para seus caminhões articulados da série F.
O objetivo do Intermat 2012 Innovation Awards é o de premiar as técnicas e equipamentos mais inovadores da indústria. O júri, liderado pelo presidente da French National Federation of Public Works, anunciou sua decisão recentemente em Paris, numa entrevista coletiva com jornalistas de todo o mundo.

O revolucionário OBW da Volvo é apresentado em caminhões com Full Suspension e oferece uma visão sem precendentes da produtividade da máquina. O sistema monitora o input de peso no caminhão por meio de sensores de pressão e passa essa informação para um software de carga integrado aos dispositivos eletrônicos do veículo.

Totalmente automático, o OBW registra todas as cargas transportadas e esses dados, então, são mostrados no monitor do operador. Essas informações podem ser acessadas, também, remotamente, através do avançado sistema CareTrack telematics da Volvo. Isso permite um gerenciamento completo das cargas – dando acesso aos diferentes dados, tais como carga total transportada em toneladas; toneladas transportadas por litro de combustível e número de ciclos.

Informações de sobrecarga

O sistema mostra quando o veículo é sobrecarregado em um de seus ciclos e um indicador de carga se acende do lado de fora do veículo. Uma luz amarela se acende com carga parcial e uma luz verde se acende com carga nominal. Quando a luz vermelha se acende, isso indica sobrecarga. Essa ferramenta simples ajuda a evitar a sobrecarga e o desgaste do veículo, danos aos pneus e o consequente excesso de consumo de combustível. A carga nominal pode ser pré-estabelecida para adequar-se ao material sendo carregado e às exigências locais.

A tecnologia OBW, junto com dados de consumo de combustível, ajuda a revelar a verdadeira produtividade da máquina, combinando eficiência de combustível com as toneladas de material transportado. Adicionalmente, pode ajudar a melhorar o desempenho do operador. O sistema também oferece a possibilidade de acesso à informações que anteriormente eram inacessíveis como o peso “carry-back” que fica na carroceria do veículo depois de tombamento.

A Volvo receberá seu prêmio já no primeiro dia da Intermat Exhibition, em Paris, no dia 16 de abril.

Fonte: Volvo




Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!