Mercedes-Benz lança ônibus escolar para transporte em áreas rurais




Líder de mercado no segmento de ônibus e tradicional fabricante de veículos escolares, a Mercedes-Benz está lançando o chassi OF 1519 R para transporte de alunos da zona rural. O novo modelo foi especialmente concebido para operação fora-de-estrada, garantindo robustez e resistência nas severas condições das vias não pavimentadas, com a qualidade e a confiabilidade típicas dos produtos da marca.

O chassi OF 1519 R atende todos os requisitos do edital do Ônibus Rural Escolar (ORE) do programa “Caminho da Escola”, ação do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação. “Além disso, oferecemos itens exclusivos que ampliam ainda mais o nível de conforto e segurança, assegurando a qualidade no transporte de alunos da zona rural, condição essencial dessa iniciativa de inclusão educacional do governo federal”, diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Entre vários requisitos, o edital do FNDE exige um motor que atenda ao PROCONVE P-7 e características específicas para uso em vias não pavimentadas, como balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior do chassi e da carroçaria) e bloqueio no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados, por exemplo).

Além de atender a todas essas exigências, o OF 1519 R vem equipado com o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, que amplia a potência de frenagem e propicia menor consumo de combustível e menor desgaste dos componentes do sistema de freios e dos pneus.

LEIA MAIS  Mercedes-Benz investe no atendimento dedicado nas oficinas de empresas de ônibus

O novo chassi OF 1519 R é o único do mercado a vir equipado com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, o que assegura mais estabilidade ao veículo e, consequentemente, mais segurança e conforto para os alunos. O eixo traseiro HL-4 reforçado garante a robustez e resistência para enfrentar o trabalho pesado da zona rural. As lonas de freio mais largas propiciam maior eficiência de frenagem.

OF 1519 R foi totalmente desenvolvido para ser um ônibus rural escolar

O chassi OF 1519 R foi totalmente criado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil. Desde o projeto, ele foi concebido para aplicação como Ônibus Rural Escolar (ORE) de acordo com as especificações do edital do FNDE.

O novo chassi é oferecido ao mercado em duas versões: entreeixos de 4,8 metros para ônibus convencional de 9,4 metros de comprimento com 48 assentos para alunos (ORE 2) e entreeixos de 6 metros para ônibus convencional de 11 metros com 59 assentos para alunos (ORE 3). As duas versões atuam na mesma aplicação, ficando a cargo de cada prefeitura definir o modelo de acordo com sua demanda e condições de operação.

O motor eletrônico OM 924 LA do OF 1519 R oferece potência de 185 cv a 2.200 rpm, com torque de 71,4 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm. Com exclusiva tecnologia BlueTec 5, atende aos limites de emissões da legislação PROCONVE P-7 e assegura, ao mesmo tempo, menor consumo de combustível e maiores intervalos de troca de óleo.

LEIA MAIS  Mercedes-Benz lança piloto automático adaptativo para ônibus rodoviários

O novo chassi Mercedes-Benz oferece mais vantagens aos clientes. O trem de força é totalmente formado por componentes da própria marca. A harmonia do conjunto motor, câmbio e eixo traseiro resulta em elevada qualidade e durabilidade.

O modelo OF 1519 R passa a fazer parte do portfólio de chassis de ônibus da marca, ampliando a mais completa linha do mercado e reafirmando a tradição da empresa em fornecer veículos escolares. Além do programa federal “Caminho da Escola”, o novo chassi é indicado para aplicação em ações similares de governos estaduais e municipais.

Esse novo chassi pode ser utilizado ainda em outras atividades do transporte de passageiros em vias fora-de-estrada, como o de funcionários de empresas que atuam em mineração, construção pesada, segmentos madeireiro e canavieiro e aplicações severas em vias não pavimentadas.

Inclusão educacional e social

O programa “Caminhos da Escola” é uma ação de inclusão educacional e social do governo brasileiro que busca garantir o acesso de crianças da zona rural à escola. Essa iniciativa visa a melhoria e evolução do transporte escolar, incentivando a utilização de ônibus desenvolvidos especificamente para essa finalidade, com conforto, segurança e maior qualidade de vida.

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz




Deixe sua opinião sobre o assunto!