DAF anuncia motores Euro 6 com ‘common rail’




A DAF Trucks revelou uma nova geração de motores, desenvolvida para cumprir a nova legislação de emissões Euro 6, que entra em vigor na União Europeia em 1º de janeiro de 2014. Os motores Euro 6 PACCAR MX-13 de 12,9 litros usam tecnologia ‘common rail’ ultra-moderna, um turbo de geometria variável e avançados sistemas de controle para a máxima eficiência. De modo a cumprir os estritos requisitos de emissões Euro 6, recorrem a um sistema de recirculação de gases de escape, em conjunto com a tecnologia SCR de pós-tratamento catalítico seletivo e um filtro de partículas ativo.

“O motor PACCAR MX-13 é ultra limpo”, declarou Ron Borsboom, membro do Conselho de administração da DAF Trucks N.V. e responsável pelo Desenvolvimento de Produto. “Além disso, esforçamo-nos ao máximo para conseguir um consumo de combustível, confiabilidade e sustentabilidade ao melhor nível da indústria.”

Em comparação com a atual norma Euro 5, o padrão Euro 6 requer que o nível de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) seja reduzido em mais 77%, enquanto o nível de emissões de partículas deverá reduzir-se em 66%.

LEIA MAIS  Girteka Logistics compra 500 caminhões DAF na Europa

Um quarto dos caminhões Kenworth e Peterbilt entregues nos Estados Unidos desde o Verão de 2010 estão equipados com motores de 6 cilindros PACCAR MX de 12,9 litros com especificação EPA10. “Estes motores cumprem a atual regulamentação norte americana, cujos limites de emissões são muito aproximados dos estabelecidos para o Euro 6”, explica Ron Borsboom. “Pudemos assim acumular uma vasta experiência com as tecnologias que iremos agora aplicar na Europa para o Euro 6, tais como a recirculação de gases de escape (EGR), o turbo de geometria variável e o filtro de partículas ativo. Desenvolvemos ainda mais essas tecnologias, focando-nos em especial na melhor forma de as integrar em veículos de tipo europeu. Um bom exemplo é a posição mais elevada do refrigerador do EGR, que nos permitiu instalar o turbo mais próximo de bloco, reduzindo ainda o espaço ocupado pelo motor. Isto torna-se um fator muito importante quando está em causa a instalação do motor nos veículos de cabine avançada adotados na Europa: isso permite baixar o piso da cabine para proporcionar facilidade de aceso e o máximo espaço na cabine. Além disso, é claro que iremos aplicar nos motores Euro 6 PACCAR MX-13 todas as tecnologias recentemente lançadas no âmbito do nosso programa ATe para Euro 5: Coletor de escape integralmente encapsulado para melhor eficiência do turbo, os segmentos de pistões otimizados e o arrefecimento ajustável são apenas alguns exemplos destas tecnologias.”

LEIA MAIS  DAF faz parceria com o VDL Groep para produzir um caminhão CF totalmente elétrico

O motor PACCAR MX-13 caracteriza-se pela sua combinação de tecnologias comprovadas com um grande número de inovações técnicas. “O bloco, redesenhado para proporcionar ainda maior rigidez, é, tal como a cabeça do motor, produzido por fundição de ferro grafitado compacto “, explica Borsboom. “Com vista a assegurar a máxima confiabilidade e duração, integrmos o máximo de funções possível”.

Fonte: Cargo Edições




Deixe sua opinião sobre o assunto!