Iveco recebe pedido de 102 ônibus híbridos na Europa

por Blog do Caminhoneiro

A Iveco recebeu um pedido de ônibus híbridos diesel-elétricos com 102 veículos, sendo 41 rígidos e 61 articulados, para a cidade de Dijon, na França, formalizando a maior encomenda de ônibus híbridos na Europa já registrada até hoje.

Os ônibus diesel-elétricos híbridos, fabricados na Irisbus Iveco Annonay na França, estão disponíveis como veículos completos (em modelos de 12 e 18 metros, chamados Citelis) ou como chassis e carroçaria na planta de Rorthais – França, vendidas sob o nome comercial Access’Bus GX 327 e GX 427.

O registro do pedido na cidade de Dijon confirma a recepção muito positiva destes veículos na França. Até essa data, a Iveco entregou quinze ônibus diesel-elétricos e recebeu mais de 170 encomendas. Os veículos foram entregues, a partir de fevereiro de 2011, e estão atualmente operando em Poitiers, Toulon, Monza, Paris e na ilha de La Reunion. As novas encomendas, no entanto, referem-se veículos para a cidade de Rouen, Annecy, Dijon e Bordeaux.

Miniero Franco, vice-presidente da linha de Ônibus Iveco, disse: “Estamos muito orgulhosos de ser os protagonistas da propagação de veículos híbridos na Europa. Com a linha de veículos híbridos Access’Bus e Citelis, nos modelos de 12 a 18 metros, oferecemos aos nossos clientes veículos eficientes em termos de conforto, economia de combustível e redução de emissões. Ao trabalhar em estreita colaboração com a BAE Systems, nossos veículos são equipados com uma tecnologia que já é amplamente utilizada na América do Norte e Reino Unido. ”

Também em França, em Orleans, começou uma parceria com a Keolis para o uso de um ônibus híbrido de 12 metros por três anos. No Canadá o STM (Société de Transport de Montréal) e RTL (Réseau de Transporte de Longueuil) vai testar durante vários meses em sua rede urbana os ônibus híbridos Citelis articulado de 18 metros.

Iveco planeja nova unidade de negócios para ônibus no Brasil

A Iveco anunciará ainda este ano a criação de uma nova unidade de negócio dedicada ao desenvolvimento, produção e venda de chassis de ônibus, nos segmentos urbano e rodoviário. A estratégia foi revelada pelo presidente da montadora na América do Sul, Marco Mazzu, durante a apresentação da nova família Daily Euro 5, nesta quarta-feira, 18.

Segundo Mazzu, um novo produto deve ser anunciado perto do fim de 2012 e deve chegar ao mercado em 2013, mas o executivo não disse se será urbano ou rodoviário. Por uma questão de estratégia, a montadora também não revelou quem será o encarroçador, mas afirma que as negociações estão em andamento.

Durante a apresentação da família Daily Euro 5, a Iveco apresentou a versão Minibus, que será vendida completa e implementada diretamente pela montadora. Disponível nas versões 45S17 com entre-eixos de 3,3 metros e 55C17 com entre-eixos de 3,95 metros, os modelos têm 170 cv de potência e três opções de capacidade de passageiros: 14, 15 ou 18, sem contar o motorista.

“É um importante mercado, estávamos fora dele e agora vamos entrar com produtos diferenciados pela robustez e economia”, disse o diretor comercial da Iveco, Alcides Cavalcanti.

Fonte: Trasporto Commerciale e Automotive Business

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário