Volvo aposta no I-See para poupar combustível




A Volvo Trucks desenvolveu o sistema I-See que controla a energia cinética do caminhão de forma a fazê-lo avançar em subidas, utilizando nas descidas a mesma energia para a aceleração. A poupança no consumo de combustível pode chegar aos 5%. A tecnologia irá ser introduzida em 2013, possivelmente no lançamento dos motores Euro 6 pelo fabricante de Gotemburgo.

O I-See está ligado ao sensor de inclinação da transmissão e obtém informações sobre a topografia de forma digital. O fato de o sistema não depender de mapas torna-o mais confiável, já que é capaz de obter sempre a informação mais recente. O I-See pode memorizar cerca de quatro mil subidas, correspondendo a uma distância de cinco mil quilômetros.

O I-See é um piloto automático ligado ao cruise control do caminhão que controla as mudanças de velocidade, o acelerador e os freios nas subidas, garantindo que tudo funciona da forma mais eficiente do ponto de vista do consumo de combustível.

A marca diz que o sistema funciona melhor em terreno ondulado, garantindo a utilização da função de roda livre em distâncias longas sem recorrer ao motor. Outra vantagem consiste numa redução do desgaste dos freios e dos pneus.

Fonte: Transporte em Revista

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO E-MAIL





Seu e-mail (obrigatório)






Um comentário em “Volvo aposta no I-See para poupar combustível

  • 28/06/2012 em 20:30
    Permalink

    É vai melhorar a utilização do ja consagrado (apesar de não ser tão bom) I-Shift, evitando a utilização da transmissao manual nas subidas, segundo relato de motoristas.
    Mais eu ainda acho q a Volvo pra melhora teria q introduzir sensores do I-Shift não só no acelerador, mais em todo conjunto motriz, igual nos carros modernos, pra tirar aquela sensação de cambio “bobão”

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!