Novo EcoSport tem peças com fibras naturais produzidas pela Artecola

O novo Ford EcoSport, que a Ford lançará no mercado brasileiro neste segundo semestre, será equipado com encosto do banco traseiro produzido com Ecofibra Automotive, matéria-prima reciclável que combina polímeros com fibras naturais. O componente foi desenvolvido pela Artecola, empresa que se dedica à produção de laminados e adesivos especiais para diversos segmentos de mercado, especialmente o automobilístico.

De acordo com Evandro Kunst, diretor-geral de adesivos e laminados da Artecola, os padrões de resistência e praticidade do Ecofibra permitiram a produção da nova peça. “O projeto para o novo Ford EcoSport demonstra a crescente contribuição da indústria automobilística com o meio ambiente por intermédio da aplicação de componentes “verdes” nos veículos.

O Ecofibra é fabricado com matérias-primas atóxicas que incluem polímeros da família das Poliolefinas, com fibras naturais. É considerado um dos primeiros materiais que permitem reciclagem mesmo das aparas resultantes do processo de fabricação das peças. O reaproveitamento pode ocorrer até mesmo após o final da vida útil dos componentes.

Além das vantagens ambientais, a Ecofibra apresenta baixo custo, simplicidade de processo, menor peso, flexibilidade de aplicações, fácil moldagem, acabamento de alto padrão, absorção de ruídos internos e resistência a impactos e à umidade. “Todas essas vantagens levam as empresas preocupadas com a sustentabilidade a adotar de forma crescente a aplicação da Ecofibra”, acrescenta Evandro Kunst.

No mercado automotivo, a linha de produtos Ecofibra é utilizada para a fabricação de laterais e medalhões de portas, porta-pacotes e revestimentos internos e externos, entre outros componentes.

Além da indústria automobilística, o Grupo Artecola fornece ampla linha de produtos para diversos segmentos, entre os quais, construção civil, calçadista, moveleiro, papéis e embalagens. O grupo tem sede em Campo Bom, RS, e Unidades de Negócios em Novo Hamburgo, RS; Diadema, Tatuí e Franca, SP; Dias D’Ávila e Simões Filho, BA; Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.

Fonte: Assessoria de Imprensa Artecola