Valtra mostra simulador de ‘trator do futuro’ na Expointer




Daqui a 40 anos, pilotar um trator de grande porte pode ser uma experiência parecida com jogar videogame. É o que projeta uma das empresas expositoras no setor de máquinas e implementos agrícolas da Expointer, tradicional palco de lançamento das novidades tecnológicas do agronegócio realizada em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Desenvolvido pela Valtra, o “trator do futuro” tenta prever quais serão as necessidades dos agricultores em 2050. O projeto, que por enquanto não passa de um conceito, foi batizado de ANTS, plural de formiga, em inglês. A inspiração vem das letras que identificam a linha de produtos do fabricante e também do design da máquina, semelhante ao inseto.

Um simulador do possível trator futurista está disponível no estande da fabricante de máquinas agrícolas na feira. Qualquer um pode tentar manejá-lo. Ter alguma experiência anterior com jogos eletrônicos de última geração ajuda: os comandos são executados em alavancas semelhantes a um joystick e informações como velocidade e nível de energia são apresentadas na tela, como em um sistema HUD (heads up display) nas janelas da cabine.

A proposta é desenvolver um veículo multifunção, capaz de executar as mais variadas atividades das operações agrícolas acoplando ou desacoplando módulos. “Nas próximas décadas, os agricultores terão de atingir novos níveis de produtividade para dar conta da crescente demanda por alimentos. Esse conceito do ANTS busca otimizar os processos da produção”, diz o gerente de marketing de produto da empresa, Winston Quintas.

Se o projeto vai sair do papel, ainda é cedo para dizer. Mas a alta tecnologia já é uma realidade nos equipamentos agrícolas atuais. Tratores, plantadoras e colheitadeiras de gigantes do setor como Valtra, John Deere, New Holland e Massey Ferguson oferecem itens que ainda não chegaram aos carros de passeio brasileiros de vários segmentos , como softwares de otimização de consumo de combustível, transmissões automáticas, ar-condicionado digital e assentos climatizados, entre outros mimos.

Vídeo:

Fonte: RBSTV

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO E-MAIL





Seu e-mail (obrigatório)






Deixe sua opinião sobre o assunto!