DAF apresenta nova linha XF Euro 6

por Blog do Caminhoneiro

A DAF apresenta no Salão de Veículos Comerciais de Hannover o seu novo modelo topo de linha XF Euro 6, cuja produção se iniciará na Primavera de 2013. Os critérios de projeto da DAF proporcionarão a máxima eficiência no transporte, do que resultam baixos custos de transporte e desempenho otimizado dos veículos, ao melhor nível da indústria. O DAF XF Euro 6 possui um novo chassis, o econômico motor Euro 6 PACCAR MX, um design exterior de aerodinâmica aperfeiçoada, e um moderno e espaçoso interior.

“O significativo investimento da DAF no novo XF Euro 6 reflete o plano de crescimento estratégico da empresa, resultante do seu excelente desempenho operacional,” declarou Harrie Schippers, Presidente da DAF e vice presidente da PACCAR. “Este é o mais importante e mais vasto programa de projeto e desenvolvimento em toda a história de 84 anos da DAF. O novo DAF XF complementa os nossos premiados modelos CF e LF.”

O novo XF: O melhor caminhão para a industria dos transportes

Com base na excelente reputação de confiabilidade e eficiência que os motores PACCAR MX 12.9L já conquistaram na Europa e na América do Norte, a DAF desenvolveu uma nova geração de motores Euro 6. Os motores PACCAR MX-13 possuem uma tecnologia de estado da arte, e recorrem a inovações técnicas comprovadas. A utilização da tecnologia de injecção common-rail, de um turbo de geometria variável, e um eficiente sistema de recirculação de gases de escape (EGR) asseguram excelente consumo de combustível e confiabilidade do veículo. O avançado sistema de póstratamento de gases de escape inclui um catalizador de oxidação e um filtro de partículas ativo (DPF – Diesel Particulate Filter), e foi desenvolvido para a máxima eficiência. A utilização da regeneração passiva é otimizada durante o ciclo de funcionamento do motor por forma a melhorar a economia de combustível.

Os novos motores Euro 6 PACCAR MX-13 serão disponibilizados com potências de 410cv, 460cv e 510cv, e elevado torque de 2.000 a 2.500 Nm, disponíveis numa larga faixa útil de rotação (1.000 -1.425 rpm). A manutenção do consumo de combustível ao mesmo baixo nível dos atuais motores Euro 5 ATe constituiu um dos princípios fundamentais do desenvolvimento do novo trem de força. A vida útil de projeto B10 de 1,6 milhões de km dos motores Euro 6 PACCAR MX-13 proporciona uma excepcional durabilidade, com intervalos de manutenção ao melhor nível da indústria (intervalos de manutenção até 150.000 km).

Tara otimizada para elevada carga útil

Os novos caminhões adotam um novo eixo de tração mais leve, disponível para PBT até 44 toneladas e torque do motor até 2.300 Nm. A nova estrutura de suspensão Stabilink incorpora as funções da barra estabilizadora, reduzindo peso e proporcionando um elevado nível estabilidade e excelente comportamento em estrada. A utilização de uma nova placa de suporte da quinta roda e a cuidadosa disposição das caixas de baterias proporcionam reduções de peso adicionais. A nova caixa de direção está fixada num suporte fundido multifunções, eliminando a necessidade de um suporte dedicado somente à caixa de direção.

Com vista à máxima eficiência, a DAF centrou os seus esforços na busca da melhor disposição dos componentes para o chassis completamente novo. O tanque de aditivo Arla de 90 litros (ou de 140 litros em opção) está instalado por baixo da cabine, e as baterias podem ser instaladas na retaguarda, entre as longarinas do chassis. A combinação do catalisador e do filtro de partículas numa só unidade torna possível disponibilizar capacidades de até 1.500 litros de combustível para máxima autonomia. Outras melhorias são proporcionadas pelos novos pára-lamas traseiros e pela travessa de fecho do chassis redesenhada.

O novo XF: O melhor caminhão para o motorista

O Novo DAF XF proporciona o mais elevado nível de conforto ao condutor a partir do momento em que sobe para a cabine. Graças à cuidadosa instalação do motor e sistema de refrigeração, a altura da cabine mantém-se praticamente igual, o que assegura excelente acessibilidade apenas com três degraus de alumínio dispostos em escada. O baixo nível do piso torna a XF Super Space Cab a cabine mais espaçosa do mercado, com um volume útil total de mais de 12.6 m3, além de contribuir para um excelente campo de visão.

O interior do novo XF apresenta numerosas e significativas melhorias. Os novos bancos PACCAR dispõem de uma ampla gama de ajustamento para proporcionar ainda melhor nível de conforto, e a disposição dos pedais foi revista, incluindo agora um pedal de freio suspenso para máxima facilidade de operação e ao mesmo tempo libertar espaço para os pés.

O volante foi também redesenhado, tal como a nova tela central de informações no painel de bordo, que dispõe de novas funcionalidades e gráficos a cores. A maior dimensão da tela permite melhor clareza, tornando-o muito fácil de ler. O painel de instrumentos foi também redesenhado, dispondo agora de atraentes molduras de alumínio em torno dos instrumentos. Novos interruptores de alta visibilidade reagrupados por funções tornam os comandos fáceis de operar. Entre outros novos aditamentos contam-se ainda dois porta-copos (ou latas) na zona central do painel e um amplo caixote de lixo junto ao condutor. Os painéis das portas foram também redesenhados, e podem ser equipados com aplicações em alumínio opcionais também disponíveis para o painel de bordo no lado do passageiro. A DAF melhorou o seu compartimento da cama, líder de mercado, possuindo agora o colchão principal, de 160 mm de espessura, 2,20 m de comprimento. No painel traseiro do compartimento está instalado um novo painel de controle multifunções, com compartimento de arrumação adjacente.

Desempenho confortável e seguro do veículo

O novo DAF XF dispõe de série do Controle de Estabilidade VSC – Vehicle Stability Control, que ajuda a prevenir os riscos de chicotada (atravessamento do trailer) e capotamento. O ACC – Cruise Control Adaptável e o FCW – Aviso de Colisão Frontal são opcionais, bem como o novo Sistema Avançado de Frenagem de Emergência. O painel de bordo está equipado com zonas de absorção de choques proporcionando um ambiente ergonômico e seguro no posto de condução.

A nova suspensão absorvente de energia, e a estrutura reforçada da cabine, com zonas de deformação programada na frente e traseira, proporcionam segurança do veículo e proteção dos ocupantes ao mais alto nível da indústria.

Novo design exterior atraente

O novo XF modelo topo de linha da DAF possui um aspecto elegante, com uma cabine de aspecto suave e atraente graças aos seus novos painéis exteriores redesenhados e com aerodinâmica aperfeiçoada. A nova grade com um toque de design moderno dá uma contribuição significativa para a otimização do fluxo do ar em termos de eficácia aerodinâmica e da refrigeração do motor. Entre outros detalhes exteriores incluem-se:

• Novos pára-choques em aço galvanizado
• Novos faróis principais e auxiliares de novo formato
• Novos faróis principais com luzes de LED
• Luzes Diurnas de LED em série, e luzes de manobra opcionais
• Novos pára-lamas, abas e saias laterais, e defletores de teto

O pára-choques, fabricado em aço galvanizado para melhor durabilidade, foi também redesenhado de modo a contribuir para o bom desempenho aerodinâmico do veículo e boa refrigeração do motor.

ATe – Eficiência Avançada do Transporte (Advanced Transport Efficiency)

O novo DAF XF apresenta numerosas inovações que se integram perfeitamente no programa ATe – Eficiência Avançada do Transporte (Advanced Transport Efficiency), que reduz os custos de operação e o impacto ambiental. Como exemplos destas inovações temos o sistema de refrigeração otimizado, que requer utilização menos frequente do ventilador, as novas relações de diferencial, e a utilização de um cruise control otimizado, que retoma de forma gradual a velocidade previamente regulada.

O inovador Assistente de Desempenho do Condutor (DPA – Driver Performance Assistant) constitui um excelente exemplo da eficiente filosofia de economia do DAF ATe. A teka central do painel fornece ao condutor informação detalhada sobre o consumo em tempo real, permitindo-lhe optimizar o seu desempenho. A tela de informações apresenta mensagens automáticas que ajudam a melhorar a eficiência do condutor, recomendando por exemplo passagens de caixa para outras mudanças. O DPA ajuda o condutor a poupar combustível e custos de operação assegurando a pressão de pneus e a posição do defletor mais corretas.

O DAF XF é um dos primeiros veículos na indústria a dispor de faróis com luzes de LED (opcionais), que proporcionam um impressionante fluxo luminoso, para maior segurança, longa vida útil, e menor consumo de energia. Também novos serão os ‘faróis de manobras’, que emitem um feixe luminoso na direção para onde o veículo está virando, em curva ou em manobras. As luzes diurnas de LED asseguram visibilidade adicional durante o dia.

A aerodinâmica constituiu também um fator de base do novo design, incluindo as novas abas e saias laterais, pára-lamas, e o novo defletor para o XF Space Cab. A altura do defletor pode ser fácil e rapidamente ajustada pelo condutor. Os pára-lamas e abas laterais foram totalmente redesenhados, tal como os novos defletores dos cantos dianteiros da cabine, que guiam o fluxo do ar de modo a manter limpos os espelhos e puxadores das portas.

Fonte: DAF

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário