Ferramenta calcula emissão de CO2 de caminhões

Uma nova solução desenvolvida pela blumenauense Benner, fabricante de softwares para gestão empresarial, permite às transportadoras de cargas medir os níveis de emissão de gás carbônico (CO2) de seus veículos. Disponível no módulo Manutenção e Gerenciamento de Frotas, que foi desenvolvido pela empresa para ajudar a reduzir custos e melhorar o desempenho, a ferramenta pode ser usada para controle de frota própria e também de terceiros.

Para avaliar a frota é preciso utilizar um opacímetro, instrumento que mede a quantidade de fumaça emitida e o seu grau de opacidade. As informações, na sequência, devem ser enviadas para a base de dados do software da Benner, que estipula um inventário da frota.

Com esse inventário, é possível determinar se o veículo está de acordo com os índices estipulados pelo GHG Protocol, que estimula organizações a calcular e divulgar suas emissões e, sobretudo, a tomar iniciativas para minimizá-las.

Jean Pitz, gestor da área de estratégia de mercado de logística da Benner, lembra que a solução foca na sustentabilidade ambiental, tema que tem ganhada cada vez mais importância na gestão dos negócios.

“Conhecer o impacto ambiental causado e definir metas de curto e longo prazos para a redução desses impactos tem se tornado um dos objetivos estratégicos dos executivos”, avalia.

Fonte: Portal SEGS





RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO E-MAIL

Seu e-mail (obrigatório)


Deixe sua opinião sobre o assunto!