Os detalhes dos veículos Iveco apresentados em Hannover

por Blog do Caminhoneiro

O Stralis Hi-Way é um dos principais destaques da Iveco na 64a edição da Feira Internacional de Veículos Comerciais (IAA) em Hanover, Alemanha, que acontece entre os dias 20 e 27 de setembro. Produzido na fábrica da Iveco em Madri, Espanha, o Hi-Way oferece uma série de vantagens importantes para os clientes: redução no consumo de combustível, baixo custo de manutenção e maior confiabilidade.

Ao combinar um produto de qualidade com uma gama de serviços integrados de assistência programada, gestão de frota e formação de condutores para uma condução econômica, a Iveco pode obter uma redução de TCO de até 4%, tendo como referencial uma operação de transporte internacional com um cavalo mecânico Stralis Hi-Way que percorra em média 130.000 quilômetros por ano em um período de 48 meses.

Entre os custos que contribuem para determinar o valor do TCO, o fator mais significativo é o consumo de combustível. Na comparação com a tecnologia EcoStralis aplicada na geração anterior, a nova solução permite uma redução no consumo de até 10%.

Projetada com o objetivo principal de reduzir o coeficiente de arrasto (Cx), a nova cabine do Stralis Hi-Way foi reforçada com novos recursos de design que trouxeram exclusividade ao estilo do veículo. A nova frente do caminhão recebeu uma grade central, enquanto os defletores de ar foram redesenhados. Há também um novo quebra-sol com luzes de LED, para-choques com design funcional, luzes diurnas de LED e faróis BiXenon.

A aerodinâmica é um dos pontos mais críticos para a eficiência do controle da operação de transporte: a 85 km/h, 40% do combustível é utilizado para vencer a resistência do ar. A nova cabine do Stralis foi desenvolvida para alcançar um excelente coeficiente de arrasto, proporcionando assim mais silêncio interno para o motorista e uma redução significativa no consumo.

A nova geração do Iveco STRALIS oferece duas dimensões de cabine. A primeira é a Hi-Way premium (com 2.500 mm de largura), concebida para garantir o máximo conforto em transportes de longa distância, tanto para um motorista como para um motorista e um passageiro. Esta cabine top de linha está disponível nas versões teto alto e cabine-leito com teto baixo. Há também uma cabine média (com largura de 2.300 mm) disponível como cabine-leito Hi-Road (nas opções teto alto e teto baixo), e uma cabine simples Hi-Street com teto baixo. Todas as cabines foram redesenhadas tendo como foco entregar ao motorista as melhores condições possíveis de ergonomia, segurança, conforto e entretenimento.

O novo Stralis é equipado com motores FPT Cursor de seis cilindros, contando com três opções (8, 10 e 13 litros para Euro V, e 9, 11 e 13 litros para Euro VI), como potências entre 310 e 560 cavalos.

Em Hanover, a Iveco apresenta duas grandes novidades em seus motores Euro VI. A gama foi reforçada com o poderoso motor Cursor 9 com 400 cavalos de potência e 1.700 Nm de torque; a segunda novidade é o Cursor 11 com 480 cavalos de potência e 2.250 Nm de torque, que garante desempenho igual ao de um motor de 13 litros, mas com a vantagem de ser mais leve e consumir menos combustível.

A linha Cursor oferece baixo consumo de combustível e excelente desempenho, com oferta de torque máximo em velocidades baixas (a partir de 1000 rpm). Isto acontece graças à redução do número de marchas, gerando mais conforto na condução. As operações ganham mais autonomia com os tanques de combustível com capacidade de até 1.400 litros. Todas as motorizações estão equipadas com um freio-motor que proporciona mais segurança e ajuda a reduzir os custos de desgaste e de manutenção do sistema de frenagem.

Além disso, em todos os motores Euro VI, existe uma válvula de escape que melhora o desempenho do motor em cerca de 30% na comparação com os atuais motores Euro V, chamada de Super Engine Brake (SEB). O freio-motor é integrado com os freios e com o Intarder.

Patenteado pela FPT Industrial, o sistema Hi-eSCRC atende à legislação Euro VI da Europa sem comprometer a eficiência do combustível. Graças à eficiência extrema do Hi-eSCRC, o novo Stralis é o único veículo pesado no mercado que atende os limites Euro VI sem usar um sistema EGR (Recirculação de Gás).

Com esta solução exclusiva, a Iveco simplificou o tratamento de gases e o motor do Stralis não precisa aumentar sua capacidade de eliminação das altas temperaturas durante as operações. Além disso, o sistema HI-eSCR oferece outras vantagens como redução de peso e menor consumo de combustível.

Ao conduzir um Stralis o motorista pode contar com um eficiente e confiável sistema de frenagem. O EBS tem agora a função de Assistente de Freio, ainda mais rápida e eficaz na hora de brecar. Os sistemas avançados de segurança são essenciais para proteger o motorista, o veículo e a carga.

Também estão disponíveis o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), ACC (Adaptive Cruise Control), Hill Holder, e o sistema de alerta que avisa o condutor quando o veículo sai da faixa.

O Driver Attention Support (Sistema de Suporte à Atenção) monitora constantemente o nível de atenção do motorista para isso, analisa os movimentos feitos pelo condutor no volante. Os faróis de xenon aumentam o campo de visão e melhoraram a qualidade da iluminação, enquanto as luzes diurnas garantem a máxima visibilidade do veículo.

Os controles de qualidade aplicados durante o processo de fabricação foram aumentados em 40% na comparação com a versão anterior do veículo. As novas funções, os materiais utilizados e os processos de desenvolvimento foram submetidos aos mais rígidos controles de qualidade, que se estenderam para a criação de frotas experimentais que passaram por numerosos testes de qualidade.

Nos testes, os caminhões percorreram 6 milhões de quilômetros sob condições severas para checar a resistência do veículo. Também foram percorridos 11 milhões de quilômetros em estradas com boas condições de tráfego sendo que alguns testes foram realizados por clientes da Iveco.

STRALIS Hi-Way “Emotional”

Os visitantes do IAA poderão conhecer o STRALIS Hi-Way “Emotional”, um veículo que oferece uma vasta gama de itens opcionais para o conforto do condutor. Entre eles estão a máquina de café Lavazza, aparelhos de som e vídeo com tecnologia de ponta e um sistema de iluminação LED para o ambiente interno que funciona tanto para o motorista trabalhar como para relaxar. Há também um painel fotovoltaico instalado no telhado da cabine que permite que as baterias sejam recarregadas mesmo quando o veículo está parado.

Dois conceitos são apresentados no Emotional: um é o Centro de Controle do Veículo, que oferece ao condutor acesso a rádios online, internet e tocadores de mídia, o segundo é a gama de produtos de LED (Light Emitting Diode), produto que pode ser usado nos faróis do caminhão (luz de estacionamento, farol baixo, farol alto, luz de circulação diurna) e nas lâmpadas traseiras (luz de freio, estacionamento, neblina e direção). As vantagens das lâmpadas de LED tem vida útil maior do que as tradicionais incandescentes (geralmente 80% a mais) e uma melhor visão noturna.

Stralis GNL: trações alternativas para os negócios de transporte

O público de Hanover pode conferir um Stralis GNL (Gás Natural Liquefeito), que armazena o líquido a -125 °C em tanques criogênicos para, em seguida, enviá-lo ao motor como gás natural. O veículo traz um trunfo considerável em termos de rentabilidade para os clientes. Nas operações de transporte e distribuição regionais, estima-se que a economia chegue a 10.000 euros, em comparação com um veículo movido a diesel tradicional, quando percorridos 40.000 quilômetros em um ano. Em operações de coleta de lixo e produtos reciclados, a economia pode ser de até 20 mil euros por ano.

As oportunidades de mercado para estes veículos são fortes no segmento de entrega de alimentos e bebidas, e para operadores logísticos e empresas envolvidas em distribuição noturna a redução do ruído é garantida por motores de ignição comandada, fazendo de 3 e 6 decibéis a menos do um caminhão movido a diesel.

O veículo apresentado na feira possui tração 4×2, tem capacidade de carga de 40 toneladas, e motor Cursor 8 movido a gás natural com 330 cavalos de potência, câmbio manual, Intarder e sistema EBS de série.

Novo Iveco Trakker

A Iveco faz, em Hanover, a apresentação mundial do novo Trakker, com uma cabine redesenhada e novos dispositivos eletrônicos. Indicado para os segmentos de mineração e construção civil, o modelo é capaz de operar em terrenos irregulares e suportar operações severas com um desempenho poderoso.

A inovação mais importante feita nas novas cabines do novo Trakker se basearam nas soluções encontradas nas versões do novo Stralis Hi-Way. A cabine Hi-Land é a opção com cabine curta e teto baixo, enquanto a Hi-Track é a cabina estendida ideal para situações em que o motorista precise pernoitar (há as opções com teto baixo e teto alto). Totalmente redesenhado e com plásticos de alta qualidade com tratamento anti-risco, o painel é mais ergonômico: todos os botões e controles são facilmente visíveis e acessíveis.

O novo Trakker é equipado com os motores Cursor de 8 e 13 litros, com potências entre 310 e 500 cavalos. O Cursor 13 é ideal para aplicações mais exigentes em ambientes mais difíceis, oferecendo alto torque em baixas rotações e grande dirigibilidade. O novo Trakker também pode ser equipado com um Intarder para reduzir ainda mais o consumo de freios.

A principal característica do Trakker é sua robustez. Começando com o chassi de aço com um limite de elasticidade elevado. As transmissões manuais ZF-Ecosplit de 9 e 16 velocidades foram desenvolvidas com foco na ergonomia e desempenho. Já as automáticas de 12 e 16 velocidades possuem um seletor de marchas na coluna de direção que aumenta o conforto do motorista.

Astra HD9

A marca Astra apresenta mundialmente a nova versão do HD9, caminhão na configuração 8×4. Versátil e robusto, o veículo permite inúmeras opções de personalização para os segmentos de mineração e construção civil, e no transporte de petróleo e gás.

Reformulada recentemente, a cabine do HD9 é feita de aço processado e tem um design novo e agressivo. O novo layout da grade, muito mais arrojado graças às suas linhas arredondadas, pode abrir-se inteiramente para a manutenção.

O interior também foi completamente renovado em termos de elementos funcionais e acessórios, trazendo soluções que melhoram a vida e conforto a bordo. O acesso à cabine é facilitado pelo espaçamento ideal dos dois primeiros degraus e dos trilhos duplos verticais em ambos os lados da porta, além da porta abrir em um ângulo acima de 90°.

Os motores são Cursor de 13 litros. E há três opções de transmissões: manual ZF-Ecosplit 4 (16 velocidades), automatizada de 16 velocidades ZF-ASTronic e a automática Allison. Dependendo da carga, o Astra oferece a opção de equipar seus veículos com eixos de capacidades de carga que vão de 8 a 9 toneladas há ainda uma versão reforçada com capacidade de carga de 10 toneladas para configurações 6×6, especialmente projetado para aplicações em terreno com areia ou lama.

O ponto forte do Astra é o chassi, construído com aço especial que entrega um elevado nível de resistência e elasticidade, permitindo o transporte de cargas pesadas em terrenos difíceis com o mínimo de torção e o máximo de estabilidade.

Iveco Daily

Poderosa e ambientalmente amigável, a linha Daily apresenta em sua estrutura um chassi de caminhão, tração traseira, motor de injeção direta turbo diesel, versões com tração 4×4, intercooler, motores a gás natural e capacidade de carga máxima de sete toneladas. Em suma, estes são os pontos fortes que resumem a história de uma estrela indiscutível no mercado de veículos comerciais leves.

O Daily oferece os motores mais inovadores no mundo do transporte comercial: o motor diesel mais potente do seu segmento, o Euro 5 de 3 litros Twin Turbo, com 205 cavalos de potência e 470 Nm de torque.

A gama também oferece a versão Bi-fuel Natural Power, movida por um motor a gás. O veículo conta com um pequeno tanque de gasolina para uso em casos de emergência. Destaque também para o Daily elétrico com emissão zero, produzido e vendido diretamente pela Iveco.

Para reforçar a segurança, a Iveco introduz na Daily a última geração do sistema ESP 9, com sensores ativos, incluindo ABS, EBD, ASR (controle de tração), MSR (limitação de torque), Hill Holder (sistema eletrônico que auxilia saídas de aclives e declives) e ALC (controle de carga ativa).

Eurocargo

O Eurocargo oferece aos clientes uma infinidade de combinações diferentes, graças às numerosas opções de suspensões, eixos e transmissões. São 14 opções de peso bruto total (de 6 a 19 toneladas), sete categorias de potência (entre 140 e 300 cavalos de potência), 13 transmissões (sete manuais, três automatizadas e três automáticas), versões 4×2 e 4×4, e três tipos de cabines com duas alturas de teto.

O Eurocargo também está disponível em versão GNV metano (gás natural comprimido), com pesos brutos disponíveis de 11 e 16 toneladas, e um motor de seis cilindros com 200 cavalos de potência. Ideal para operar nos grandes centros urbano mas que também se sai muito bem em trechos mistos e estradas.

De microônibus a ônibus de luxo

No estande em Hanover, a Iveco também apresenta suas opções para o transporte de passageiros, mostrando uma gama que contempla de microônibus a ônibus de luxo, como é o caso, respectivamente, do Daily Minibus e do Pro Magelys.

O Daily Minibus oferece mais de uma centena de configurações para o transporte de até 30 passageiros em cinco versões diferentes e pode ser utilizado para várias operações do transporte escolar ao turismo. Como o bem-estar a bordo é uma prioridade, no Minibus a janela garante uma vista panorâmica da paisagem. Seus acessórios de série são freios ABS, ASR, ESP, Hill Holder e luzes para neblina. As potências vão de 146 a 170 cavalos.

Para finalizar, é exibido também o Pro Magelys, ônibus de luxo com consumo de combustível otimizado e baixo impacto ambiental. Disponível em versões com 12,2 e 12,8 metros, o Pro Magelys possui uma carroçaria com tratamento anti-corrosão. Na frenagem, conta com o sistema eletrônico EBS, sistema ESP, e ACC (Adaptive Cruise Control) como opção este último mantém uma distância segura e constante do veículo da frente.

Os motores disponíveis no Pro Magelys são os Cursor 10, Euro V, de 380 e 450 cavalos, aliados a transmissões manuais de 6 velocidades e automatizadas com 12 velocidades.

Fonte: Iveco

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário