Iveco apresenta o S170 – Ônibus que será comercializado a partir de 2013




Depois de lançar no mercado brasileiro o Daily Minibus e o novo CityClass, a Iveco apresenta em avant-première no seu estande na FetransRio, entre os dias 3 e 5 de outubro, o seu novo chassi-ônibus com motor dianteiro ?S170?, de 17 toneladas de PBT. O produto, que será disponibilizado comercialmente a partir do segundo trimestre de 2013, amplia a gama de ônibus da Iveco no Brasil e é mais um importante passo da empresa em sua estratégia de se tornar full liner no segmento de transporte de passageiros nos próximos cinco anos.

“O segmento de ônibus de 17 toneladas é um dos que mais cresce no Brasil, em função da renovação das frotas urbanas, principalmente nas grandes metrópoles?, explica Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas da Iveco Latin America. Com a realização dos grandes eventos esportivos, do PAC2 e dos programas de mobilidade urbana, a expectativa é de que este mercado possa superar a casa de 15 mil ônibus vendidos já em 2018”, complementa.

Projetado no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco, em Sete Lagoas, MG, tendo como base uma série de tecnologias já adotadas pelos ônibus da empresa no exigente mercado europeu, o S170 chegará ao Brasil em duas configurações: urbano e fretamento / intermunicipal.

A principal característica desenvolvida no projeto S170 é o seu baixo custo operacional. O produto foi cuidadosamente projetado para trazer aos clientes robustez, confiabilidade, alta disponibilidade e economia de combustível.

Para chegar a este conjunto de características positivas, desde 2006 a Iveco vem realizando uma série de testes de campo em mais de 50 veículos montados sobre chassis produzidos na fábrica de Córdoba, Argentina. Estes veículos, alguns com mais de 500.000km rodados, estão em operação até hoje com grandes clientes das regiões Sul e Nordeste do País.

“Após mais de 10 milhões de km rodados e com base em uma série de aprendizados obtidos por meio destes testes, entendemos que o produto fabricado na Argentina é ideal para todos os países latino-americanos, exceto para o Brasil”, explica o diretor de Engenharia do Produto da Iveco Latin America, Ugo Delfino. “Sendo assim, optamos por desenvolver um produto inteiramente novo, que atenda plenamente as necessidades de nossos clientes nas mais diversas missões”, complementa.

Equipado com uma nova versão do confiável motor FPT NEF6 ID de 6,7 litros, 280cv e 950Nm, o Iveco S170 oferece potência e torque excelentes. Seu chassi é robusto e confiável e será oferecido com três opções de suspensão, incluindo a exclusiva versão pneumática – uma grande inovação da empresa neste segmento – que garante aos passageiros o máximo de conforto em todas as aplicações.

Conforto para o motorista foi também uma preocupação, com destaques para a adoção de uma transmissão de última geração acionada por um sistema a cabo de engate de marchas com baixo esforço, além da coluna de direção ajustável, standard de fábrica.

Segurança também é um fator de destaque no Iveco S170. O produto traz como item de série o novo sistema de freios “Heavy Duty” com a maior área de atrito do mercado, garantindo ao motorista frenagens suaves, precisas e sem sobressaltos.

E como os demais produtos Iveco, ele oferecerá dois anos de garantia (um para o produto completo mais um para o trem de força), além dos já tradicionais intervalos alongados de manutenção e serviços de pós-venda com atendimento diferenciado e cobertura em todo o País.

De acordo com Marcello Motta, diretor da plataforma de veículos pesados e ônibus da Iveco Latin America, “o ônibus é uma ‘caixa registradora’ e qualquer minuto parado pode significar ao proprietário uma perda de lucratividade. Por esta razão, o Iveco S170 reúne um dos melhores conjuntos motor-câmbio-suspensão do mercado, garantindo ao cliente a máxima disponibilidade e performance do veículo”, completa.

A primeira versão do Iveco S170 será apresentada na configuração urbana, com carroçaria desenvolvida por um dos parceiros da Iveco neste projeto. O modelo poderá ser encarroçado por todas as marcas e começará a ser vendido em 2013. Quando disponível, poderá ser financiado pelo Finame.

“A Iveco é vice-líder no competitivo mercado europeu de ônibus e este negócio representou mais de 10% do faturamento total da Iveco em 2011”, comenta o chefe da nova divisão de ônibus da Iveco, Paolo Del Noce. “Temos muitas opções de produto e já contamos com uma grande experiência em mercados latino-americanos como a Argentina e a Venezuela”, diz. “Vamos desenvolver produtos no Brasil e lançá-los dentro de um programa que prevê uma linha completa em alguns anos”, promete ele.

Fonte: Iveco





Deixe sua opinião sobre o assunto!