Empresa Marelli investe mais de R$ 1 Milhão em ações de sustentabilidade no ano de 2012

Rodomovel1

Ao longo de seus 29 anos de atuação no segmento de mobiliário corporativo, a Marelli Ambientes Racionais desenvolveu-se com olhos e ações voltados à responsabilidade social, preservação do meio ambiente e foco em resultados, os três pilares da sustentabilidade. A empresa apoia e incorpora continuamente ações direcionadas a esses temas. Tanto que no ano de 2012 investiu mais de R$ 1 milhão em projetos e ações sustentáveis, visando à segurança dos processos e profissionais e à redução dos impactos ambientais.

O principal investimento refere-se à adequação dos veículos que compõem a frota da Rodomóvel, a principal transportadora dos produtos Marelli, ao diesel S50, atendendo aos limites de emissões de poluentes preconizados pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. Hoje, 30% dos nove caminhões da frota da Rodomóvel já estão adequados ao diesel S50, que possui menor teor de enxofre (10 vezes menor que o diesel S500), reduzindo, assim, a poluição do ar e contendo as chuvas ácidas. Parte da frota também está sendo adesivada com a certificação ambiental ISO 14001 e a preocupação da companhia com a preservação do meio ambiente.

Outro montante dos investimentos foi alocado na reforma da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e da Central de Armazenamento de Resíduos Perigosos (CARP). As obras foram licenciadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e visam a minimizar os riscos de acidentes ambientais. Enquanto a ETE realiza o tratamento das águas contaminadas nos processos produtivos, fazendo com que elas sejam devolvidas ao ambiente dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo órgão ambiental, a CARP armazena os resíduos perigosos gerados pela empresa antes de serem encaminhados para destinação adequada. Os dois locais contam, agora, com piso impermeabilizado, abrigo fechado e coberto, sistema de contenção destinado a conter vazamentos em caso de acidente, reduzindo riscos de danos ambientais e em conformidade com as normativas vigentes.

A Marelli também se responsabiliza pela lavagem interna dos jalecos, luvas, uniformes e panos usados pelos profissionais, que possam conter substâncias nocivas ao meio ambiente, antes mesmo da exigência da Lei Estadual 13.892, que entrou em vigor em 2012. Dessa forma, garante que a água utilizada na lavagem seja devidamente tratada antes de ser descartada na natureza.

LEIA MAIS  Transportes Gral tem novas vagas para motoristas carreteiros em Itupeva-SP

“Com esses investimentos e ações, a Marelli reitera seu compromisso com o desenvolvimento e crescimento sustentável”, afirma o gerente comercial e de marketing Daniel Castilhos.

Rodomovel2Fundada em 2 de abril de 1983, em Caxias do Sul, no Sul do Brasil, a Marelli Ambientes Racionais é referência em mobiliário corporativo no Brasil e América Latina. Conta com um moderno parque fabril projetado com tecnologia de ponta dentro de conceitos de racionalidade, respeito ao meio ambiente, sustentabilidade, agregação de valor aos produtos e valorização das pessoas. As soluções da marca têm como destino 60% o mercado corporativo privado e 40% o setor público.

LEIA MAIS  DAF traz Kenworth T680, Série Especial, CF rígido e médio LF à Fenatran

Os produtos Marelli oferecem conforto, estética, ergonomia e otimização no aproveitamento dos espaços, atendendo as diversas necessidades dos ambientes corporativos, com soluções da recepção à diretoria. São certificados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e produzidos de acordo com as normas ISO 9001 (qualidade), SA 8000 (responsabilidade social), ISO 14001 (gestão ambiental) e OHSAS 18001 (segurança e saúde no trabalho). A empresa também possui o selo verde Ecolabelling, conferido pelo programa de Rotulagem Ambiental da ABNT, que atesta a excelência ambiental para a promoção e melhoria dos produtos e processos de forma a atender às preferências dos consumidores.

A marca está presente no Brasil e América Latina com uma rede de 35 lojas exclusivas que oferecem atendimento personalizado, relacionamento com especificadores e serviços especializados com equipes capacitadas para executar desde o projeto até a montagem do layout final no cliente. A empresa diferencia-se pela acessibilidade no atendimento, aprofundamento das estratégias de qualidade, manutenção preventiva e logística de distribuição por frota própria rastreada por satélite, garantindo qualidade de ponta a ponta.

Fonte: Marelli