Renault vende fatia de 6,5% na Volvo por US$ 1,94 bi

renault trucks

A Renault informou a venda de sua participação de 6,5% na sueca Volvo por 1,48 bilhão de euros (US$ 1,94 bilhão). De acordo com a fabricante francesa, a ação tem como meta impulsionar seu balanço e melhorar sua flexibilidade em tempos de vendas fracas na Europa.

A venda envolve o bloco de 138,6 milhões de ações, que representam 6,5% do capital social da Volvo e 17,2% de papéis com direito a voto. O Goldman Sachs recebeu as ofertas pela participação na empresa, além de fazer uma colocação privada na Suécia e no resto do mundo.

A Renault já havia vendido uma participação de 14,9% no grupo sueco em 2010, por meio da venda de ações, também organizada pelo Goldman Sachs, arrecadando 3 bilhões de euros na época.

Na quarta-feira (12), quando anunciou o desejo de negociar a parcela na Volvo, a Renault disse que os recursos da venda vão fortalecer a estabilidade financeira do grupo e serão alocados para reduzir sua dívida. O montante também será usado para financiar investimentos industriais e estratégias, principalmente, na Rússia e na China. Em 30 de junho, o setor automotivo da empresa tinha uma dívida líquida de 818 milhões de euros.

LEIA MAIS  Motores Cursor 13 da Copa Truck geram mais de 1.200 cv de potência

Depois do anúncio, o ministro da Indústria da França, Arnaud Montebourg, emitiu um comunicado afirmando que 45% da arrecadação com a venda da participação na Volvo “serão usados para reforçar a presença industrial da Renault na França, em linha com o compromisso da empresa de investir 2 bilhões de euros de no país entre 2011 e 2013, ou 40% de seus investimentos globais, apesar do contexto de mercado difícil”.

LEIA MAIS  PRF autua condutores de veículos de carga por estarem sob efeito de drogas no Piauí

O governo francês detém 15% da Renault. O ministro disse que esses investimentos fazem parte do compromisso da Renault de preservar todas as suas instalações industriais na França.

Fonte: Agência Estado