Edu Piano estréia na Fórmula Truck

cargo monstro

Um novato com duas décadas de experiência nas competições. Assim pode ser definido Edu Piano, que terá em 2013 sua primeira experiência no automobilismo de circuitos. Aos 43 anos, o piloto paulistano, consagrado nas principais competições de rali, tem participação confirmada no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Piano vai pilotar o Ford Cargo número 44 de sua própria equipe, a Ford Racing Trucks/Território Motorsports.

Piloto e preparador de veículos de competição, Edu Piano participa há 17 anos do Rally dos Sertões, segundo maior rali do mundo. Um dos pioneiros da prova, ele estabeleceu uma trajetória de sucesso, conquistando cinco títulos – em 2005, na classificação geral da categoria Carros, e quatro na Caminhões, em 2007, 2008, 2009 e 2011. Nos últimos 12 anos, defendeu a Ford Racing Trucks/Território Motorsports, equipe oficial da Ford Caminhões.

Foi Piano quem montou o primeiro F4000 4×4 de rali do Brasil, no ano de 2002. Desde então, trabalhou no desenvolvimento do caminhão, que levou a equipe a seis títulos consecutivos da categoria Caminhões Leves no Rally dos Sertões. Desde 2010, o piloto vem desenvolvendo também o Ford Cargo que pilotou em duas edições da categoria Caminhões Pesados. A estreia na F-Truck representa o primeiro desafio nas competições em asfalto.

selecao_7“Estou no rali há quase 20 anos e senti a necessidade de desbravar novos horizontes. Em 2007, quando pilotei um caminhão de rali pela primeira vez, veio a vontade de participar da Fórmula Truck”, lembra Piano. “E agora posso viabilizar o projeto e estrear na categoria com a minha equipe, estar no grid será bem gratificante. Desde 2007 venho admirando a Truck de longe, é um campeonato muito profissional, que sempre me instigou muito”.

LEIA MAIS  Venda da Ford só deve ser concluída em novembro

O novo ambiente de competição exigiu adequações na estrutura da Território Motorsports, que tem sede na cidade paulista de Tatuí. “Competir nas pistas é totalmente diferente do off-road, então estamos adaptando a nossa estrutura para a Fórmula Truck. Fizemos investimentos na equipe, contratamos novos profissionais e agora estamos focados na montagem do caminhão”, conta Piano. “Já estamos na fase final de ajustes”.

LEIA MAIS  Venda da Ford só deve ser concluída em novembro




Os primeiros testes deverão acontecer ainda em janeiro. “Vamos fazer alguns treinos neste mês em Londrina. A experiência que tenho como piloto e preparador de carros e caminhões no rali tem ajudado muito, mas vai ser um ano de aprendizado e adaptações. A curto prazo, pretendo me adaptar à Truck, para a médio e longo prazo brigar entre os ponteiros. Nós vamos nos dedicar intensamente em busca de resultados e evolução”, estipula o piloto.

Fonte: Fórmula Truck