Volvo apresenta novo sistema de direção dinâmica de caminhões

Novo Volvo FH 2013 - Lançamento (14)




A Volvo, uma das fabricantes que mais investem em sistemas de segurança, acaba de apresentar mais uma inovação tecnológica para caminhões. Conhecida como Direção Dinâmica da Volvo (Volvo Dynamic Steering), a tecnologia combina uma direção hidráulica convencional com um motor elétrico controlado eletronicamente e acoplado ao eixo de direção. O resultado é uma direção precisa que proporciona ao motorista um ambiente mais seguro e confortável.

“Esta tecnologia patenteada beneficia o motorista de caminhão em todas as condições operacionais. Na estrada, o sistema oferece estabilidade direcional imbatível. Em velocidades baixas, até mesmo um caminhão carregado é tão fácil de dirigir que você pode guiá-lo com um dedo”, declara Claes Nilsson, presidente da Volvo Caminhões.

“A tarefa do motor elétrico é entregar sensibilidade perfeita de direção para cada momento. Os sensores do sistema influenciam o motorista a querer dirigir em linha reta e, automaticamente, garantem que nenhuma interferência da superfície da estrada desestabilize o volante”, explica Gustav Neander, gerente de projeto do novo sistema. O executivo diz que os motoristas de caminhão que já testaram o sistema ficaram muito impressionados com a novidade.

“Quase quatro em cada dez motoristas queixam-se de dores nas costas, pescoço, ombros ou braços a cada semana. Nosso sistema de direção melhorada oferece uma experiência de condução mais relaxada que deve neutralizar esse tipo de problema no ambiente de trabalho”, finaliza Neander.

Veja como funciona o novo sistema: infografico-Volvo

 

Fonte: Automotive Business