Proposta torna obrigatório exame anual de saúde para caminhoneiros

caminhoes parados - Jair José Pereira




Os caminhoneiros profissionais poderão ser obrigados a realizar uma avaliação de saúde anual para continuar exercendo sua atividade. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 407/2012, do senador Eduardo Amorim (PSC-SE). A proposta deve ser apreciada na reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) desta quarta-feira (13), às 8h30.

Na justificação do projeto, o autor argumenta que os caminhoneiros autônomos ficam completamente desassistidos, pois não possuem vínculo empregatício e não conseguem obter do estado o atendimento médico direcionado às questões de saúde ocupacional. Amorim afirma que esses trabalhadores submetem-se a condições de trabalho muitas vezes desumanas, “dirigindo ininterruptamente por horas a fio, sem o devido repouso inter ou intrajornada”.

Para Eduardo Amorim, a obrigatoriedade da avaliação médica periódica dos caminhoneiros autônomos, por meio de programa de saúde conduzido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pode amenizar os problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida desses profissionais. Indiretamente, diz o senador, toda a sociedade brasileira será beneficiada pela medida, pois “trará mais segurança às rodovias e melhorará a qualidade do transporte de cargas no país”.

Depois de passar pela CI, onde está sob a relatoria do senador Gim Argello (PTB-DF) – que já se manifestou favorável à proposta – o projeto seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde tramitará em caráter terminativo.

Fonte: Portal de Notícias – Senado Federal





3 comentários em “Proposta torna obrigatório exame anual de saúde para caminhoneiros

  • 31/05/2013 em 16:36
    Permalink

    Frase no meu caminhão “O CAMINHÃO É UMA ILHA CERCADA DE LADRÕES POR TODOS OS LADOS”…Em um PAIS DE FILHO DA PUTA,como o nosso que 90% da POPULAÇÃO não tem DIREITO A SAÚDE e MORRE À MÍNGUA só pode ser PIADA…

    Resposta
  • 28/03/2013 em 09:09
    Permalink

    Concordo com tudo que o senhor falou, o caminhoneiro precisa de mais atenção, e não de exigências, vive cercado de ladrões por todos os lados, demora em postos fiscais, insegurança por onde anda, policia rodoviária deixa os automóveis passar e só para caminhão, digo isso porque já fui caminhoneiro.

    Resposta
  • 12/03/2013 em 18:45
    Permalink

    Pelo que parece agora todos estão preocupados com os caminhoneiros.São a bola da vez para se fazer nome, atrair atenções para deputados e senadores. Com certeza o senador Amorim tem boa intenção, alem dos holofotes. Mas, não esta levando em conta o custo de tudo isto para o caminhoneiro autônomo, pois por certo terá um preço a se pagar e bem elevado. Já se for apenas exames médicos nas dependências de CHCs,será apenas custo e não exames reais,com diagnósticos precisos,etc. Porem, se juntamente com a lei, vier a obrigação do estado possibilitar os exames, nas unidades hospitalares conveniadas aos estados, de maneira rápida, sem esperas de mêses. Isto se dizendo, com exames médicos tipo check-up geral (cardiologistas,vasculares,ortopedistas,gastroenterologistas,nutricionistas,oftalmologistas, “..Proctologistas…muita hemorróidas na profissão..” e toda sorte de especialistas),seremos então agradecidos e privilegiados neste país de esquecidos. Mas não creio nesta eficiência e rapidez, será tudo outra vez nas coxas. Mais um entrave burocrático a
    despertar a corrupção. Melhor seria apenas se cumprir a lei do motorista e das horas paradas carregado, faria com que metade dos infartos termina-se, alem de o Senador apresentar um projeto de lei visando aumentar de fato o salá rio do caminhoneiro e os valores de fretamento do autônomo. Com toda certeza isto já diminuiria toda sorte de doenças da profissão, a maioria causada por excessos de carga horária e baixa remuneração. Que fatalizam o profissional com uma enorme carga de estresse, gerando esgotamento físico e mental. Com a fiscalização da aplicação destas leis, teremos melhores ganhos, possibilitando a cada um a procura de médicos de nossa escolha.
    Quero deixar bem claro: Sou favorável a esta lei,desde que se crie mecanismos possibilitando exames de fato eficientes e, em tempo mínimo de atendimento. Porque o governo é pai e mãe de entraves e custos na vida do povo.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!