Shacman inaugura concessionária em Cuiabá e anuncia fábrica para o Brasil ainda em 2013

metro shacman




A fabricante chinesa dos caminhões Shacman, inaugurou nesta semana, no Distrito Industrial de Cuiabá a sua primeira revenda no País.

A escolha não foi por acaso… O Mato Grosso é um dos Estados onde a venda desse segmento mais cresceu na última década. Só no ano passado foram comercializadas 3.450 unidades. A assessoria de imprensa da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – não soube precisar a colocação de Mato Grosso no ranking de vendas, mas gráficos divulgados no site da entidade, mostram que o Centro-Oeste briga com o Sudeste pela ponta das vendas, com uma média de 25% do mercado nacional.

Desta forma, o mercado em aquecimento é um prato cheio para as fabricantes de veículos chinesas ampliarem os negócios em âmbito internacional. E a surpresa é a confirmação da Shacman da instalação de sua fábrica em Tatuí, SP. “O prédio já está pronto, estamos na fase de montagem dos equipamentos da linha de produção”, garantiu o presidente da marca no Brasil, Reinaldo Reis Vieira, que detém a exclusividade da Shacman para o Mercosul.

“Importamos 100 caminhões da China e pretendemos, a partir do funcionamento da nossa unidade de produção, em Tatuí, nacionalizar a marca, ou seja: alcançar os 65% de peças e componentes produzidos no Brasil. Atualmente já estamos com 45%”, disse o engenheiro João Comelli, responsável técnico pela fabricação do Shacman no País. Segundo ele, a linha de montagem será composta por células e deverá produzir em média três caminhões da marca por dia.

A área da fábrica da Shacman no Brasil ocupa 53 mil metros quadrados, sendo 12 mil metros quadrados de área coberta. “Nossa previsão é colocar a fábrica em pleno funcionamento, ainda neste primeiro semestre”, informou Reis. Desenvolvidos em parceria com empresas americanas e europeias, os veículos da Shacman serão comercializados no mercado nacional com configuração 4×2 e 6×4. O objetivo da marca é conquistar 2% desses segmentos em dois anos.

Os modelos adaptados para o território nacional possuem motor de 385 e 420 cavalos de potência, tendo como base a plataforma de motores Cummins ISM de 11 litros, Common Rail, eixos MAN com redução nos cubos e transmissão Eaton, de 12 velocidades, ou Fast, de 16 velocidades, ambas com over drive.

A estratégia de negócio da empresa no País engloba, inicialmente, a instalação de 21 revendas em todo o território nacional. “A rede deverá cobrir todas as regiões, mas apresentará uma maior concentração nas regiões Sul e Sudeste”, informou Reis.

A chinesa oferecerá cinco configurações dos veículos para atuar nos segmentos de mineração, construção, madeira e cana, entre outros. Os caminhões começaram a ser comercializados em janeiro. Duas unidades já foram vendidas pela Golden, em Cuiabá, antes mesmo da inauguração, e já estão rodando na Região de Campo Novo do Parecis, no Médio Norte. A representante da fabricante chinesa informou que, em plena operação, ampliará o portfólio de produtos no país.

Os valores de comercialização dos caminhões não foram revelados, mas o diretor da revenda de Cuiabá, Golden CBX – Gilmar Golim, garante o preço é altamente competitivo e atraente. “Vamos oferecer um produto de alta tecnologia com um valor, posso assegurar, até 20% menor que a concorrência”, disse Golim, com larga experiência no negócio de caminhões em Mato Grosso.

O empresário Nerci Pavan, sócio da Golden, está otimista. “Estamos apostando nesse mercado que está superaquecido, motivado pelo crescimento do agronegócio. Basta ver as notícias recentes de que faltam caminhões para escoar a safra do Brasil”, disse Pavan.

No Brasil, a Shacman é representada pela Caminhões Metro-Shacman do Brasil Importadora e Distribuidora, que tem a responsabilidade da distribuição dos caminhões e peças para todo o mercado brasileiro através de uma rede que deverá totalizar 30 concessionárias completas, estrategicamente distribuídas pelo território nacional.

Após passar por Rondonópolis e Cuiabá, a diretoria da Shacman, no País, visitou também as cidades do Norte de Mato Grosso e elogiou o crescimento e o desenvolvimento de cidades como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop.

A Golden CBX – revendedora autorizada da Shacman em Mato Grosso funciona na Rua A, S/N, no Distrito Industrial de Cuiabá-MT.

Fonte: Divulgação




4 comentários em “Shacman inaugura concessionária em Cuiabá e anuncia fábrica para o Brasil ainda em 2013

  • 31/05/2014 em 16:59
    Permalink

    Trabalho com um shacman 420 8×4, alias o primeiro a ir para satarem pa, exelente.

  • 31/05/2014 em 16:59
    Permalink

    Trabalho com um shacman 420 8×4, alias o primeiro a ir para satarem pa, exelente.

  • 20/03/2014 em 14:10
    Permalink

    “Importamos 100 caminhões da China…..Estes serão os primeiros a serem vendidos na nova concessionária..será.. Se já estivessem sendo produzidos no Brasil, com mais de 65% peças nacionais e um controle rígido de qualidade, nada diria; mas estes importados…hummmmm, não sei não, problemas e mais problemas, como de outra marca Chinesa.

  • 27/03/2013 em 12:56
    Permalink

    Eu acho que o mercado de trabalho não está tão carente de motorista qualificado não, pois eu fiz curso na Fabet (spo) a melhor da america latina, tenho moop, cargas indivisíveis, transporte passageiros , cnh categoria (E) ensino médio completo falo ingles e espanhol. O problema é que os empresários só querem contratar com experiência na carteira profissional. Eu sou qualificado mas ainda não encontrei ninguem que me desse uma oportunidade. Por isso eu repito. O mercado de trabalho não está tão carente de caminhoneiro não.

Fechado para comentários.