TrailBlazer, mais um veículo com peças de fibras naturais e tecnologia Artecola

Chevrolet Trailblazer LTZ com motor de 3.6 litros a gasolina




A Trailblazer, um dos mais recentes lançamentos da General Motors, é equipada com medalhões das portas produzidos com Ecofibra Automotive, desenvolvido pela Artecola Química, com a aplicação de polímeros com fibras naturais. Com o novo produto, o veículo apresenta importante vantagem ambiental, pelo fato de as peças serem completamente recicláveis, após o seu processamento e vida útil do veículo.

Outros benefícios proporcionados pelo Ecofibra Automotive são a facilidade de processamento e moldagem das peças, redução de peso do veiculo e do nível interno de ruído, menor tempo para a produção dos moldes e melhor aparência em termos de acabamento da peça final.

Evandro Kunst, diretor de adesivos e laminados da Artecola Química salienta que o fornecimento para a Trailblazer reforça a parceria com a General Motors, uma das montadoras que mais utilizam o Ecofibra Automotive em seus veículos. “O programa exigiu cerca de dois anos para o desenvolvimento do produto e nos sentimos gratificados pelo fato de a General Motors nos ter dado a oportunidade de contribuir para que a indústria automobilística se mantenha como um dos setores que lideram a luta pela preservação ambiental”, salienta Kunst.

O Ecofibra Automotive adotado pela GM para os medalhões da Trailblazer é resultado da mescla de polímeros com fibras naturais de madeira, mas a Artecola Química também produz essa matéria-prima com coco, cana-de-açúcar e outras fibras naturais à escolha dos clientes. O Ecofibra Automotive também é utilizado para a produção de porta-pacotes, painéis de portas e outros revestimentos internos como assoalho, teto, caixa de rodas e piso do porta-malas.

Além da indústria automobilística, as Empresas Artecola, das quais fazem parte as empresas Artecola Química, MVC e Arteflex, são referência na América Latina em adesivos, laminados especiais, plásticos de engenharia e EPI’s para os mais diversos mercados, e adotam a inovação para o desenvolvimento de seus produtos. Com atuação em diversos mercados, como moveleiro, calçadista, construção civil e de papel e embalagens, as Empresas Artecola têm sede em Campo Bom, RS, e mantêm operações industriais no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.

Fonte: Artecola