Caminhoneiros estão em falta no mercado

frota-parada

Caminhoneiros estão em falta no mercado. A informação é do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Triângulo Mineiro (Settrim), que ainda ressaltou que a situação é crítica não apenas na região, mas em todo o país. “Do Sul ao Norte a situação é a mesma. A falta de mão de obra e de capacitação, é o cenário dos últimos tempos”, afirmou Ari de Souza, presidente do Settrim.

Para ele, a Lei do Descanso para os profissionais das estradas deveria ser revisada. Segundo a lei, que está em vigor há alguns meses, o motorista deve fazer uma pausa de 30 minutos a cada quatro horas ao volante e descansar por 11 horas entre uma jornada de trabalho e outra. Os locais para descanso devem estar de acordo com as normas de regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego. “Vai ser necessário fazer alguns ajustes para que realmente as coisas possam fluir e que haja um comportamento melhor do escoamento da produção”, disse Ari.

O empresário Abud Cecílio Domingos, dono de uma transportadora em Uberlândia, acredita que a Lei do Descanso trará benefícios para o setor em longo prazo. Inicialmente, segundo ele, as empresas estão encontrando dificuldades porque precisam contratar mais motoristas, mas não encontram profissionais no mercado.

Na transportadora de Abud, dez caminhões estão parados. O empresário diz que oferece benefícios e boas condições de trabalho para tentar atrair os profissionais da área. “Nossa empresa procura oferecer algumas vantagens. Nós valorizamos o motorista, dando oportunidades de fazer cursos e também fazer com que eles possam ficar mais tempo com a família”, contou.

Entre os caminhoneiros, opiniões divididas sobre a lei. “A lei é boa em alguns aspectos, mas prolonga o tempo das viagens. A gente acaba tendo que trafegar mais durante as noites e madrugadas, isso dificulta para o motorista”, disse Robson Fernando da Silva.

Já Flávio Rocha, que há um ano atua no setor, é a favor da regulamentação. “Acho que o caminhoneiro deve parar no horário de descanso, para que ele possa ter uma boa noite de sono”, finalizou.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro




22 comentários em “Caminhoneiros estão em falta no mercado

  • 07/07/2013 em 17:51
    Permalink

    Óla companheiros brasileiros, sou PORTUGUÊS, Sou camionista há 25 anos, aqui em portugal e a nossa cituação é igual á vossa,pagam mal e temos de trabalhar muito. Também temos regulamento de horarios como os vossos. Aqui não há falta de profissionais,por haver tantos é que os patrões nos trantam com muito desprezo e niguém valoriza o nosso trabalho, esta cituação irá durar por muitos anos, porque todo mundo procura uma saida profissional como camionista, derivado a haver uma grande crise de trabalho, aqui em portugal e EUROPA. o melhor mesmo é procurar outro trabalho,que é muito dificíl. Neste momento quem perder aqui o seu posto de trabalho já não arranja outro.

  • 28/06/2013 em 23:28
    Permalink

    e pessoal nós todos estamos na mesma, ta faltando oportunidade para quem quer realmente, trabalhar!

  • 29/05/2013 em 10:52
    Permalink

    é verdade estão faltando motorista porque querem,não dão oportunidade para os querem entrar nesse ramo,eles só procuram profissionais,mas quem é profissionais estão empregado,tem dar oportunidade para os motorista novos eu estou a procura há uns dois anos,mas aqui onde moro não tem oportunidade,pelo que eu vejo em lugar nenhum eles dão oportunidade.Se não der oportunidade como vai existir profissionais.Por favor se estiver algue que der alguma oportunidade me avise!! 69 92741851

  • 26/05/2013 em 13:15
    Permalink

    Sou motorista na transporte dalçoquio lá sim tive a oportunidade de trabalhar na função, não tinha nem um dia de registro na carteira, mas trabalhava sem registro como motorista, até que apareceu essa oportunidade, que a empresa me deu, e hoje estou com 1 ano na mesma, graças a Deus sem nenhum acidente. Mas também fui indicado pelo meu irmão que na época tinha 3 anos na empresa. E não trabalho com carreta, mas oque importa é que estou feliz e acredito que fazendo um bom trabalho.

    • 29/05/2013 em 10:57
      Permalink

      olá!! amigão que bom que vc conseguiu, muito sucesso nessa sua carreira,pois pra mim ainda tá difícil,mas se Deus quiser eu chego lá. 69 92741851

  • 25/05/2013 em 10:38
    Permalink

    O que acontece, è que p/ a maioria das empresas brasileiras se o Motorista tiver mais de 45 anos ele é considerado velho. Só gostaria que eles não esqueça que um dia ficarão velhinhos.

  • 12/05/2013 em 14:07
    Permalink

    Marcelo josé
    12/05/2013 ás 13:30/sp
    O que está faltando é união por parte dos motoristas. A lei é ótima ao meu ver, só quê,alguns empresários não respeito o profissional muito menos o ser humano, o motorista sempre foi e sempre será para eles minorias, a parte fraca dos negócios e todos sabem que não é verdade, porém infelizmente o próprio motorista que alimenta isto…quantos colegas morreram virando noites e noites em estradas, quantos colegas entraram no mundo das drogas para se manter acordado para chegar no seu destino na hora certa e quantos colegas levaram crianças e adolescentes para cama porque ficam meses e meses longe da sua família…(tudo isso é crime! e até quando isso acabará?);ah, enquanto nós passamos dificuldade na estrada enchendo a conta do patrão fazendo ele mas rico do que ele já é!”eles não sabe nem o seu nome,muito menos que você é funcionário dele.
    Nós estamos longe da nossa família,morrendo de saudades dos filhos e esposa. E além de tudo isso ganhando um salário de miséria que mau dá para pagar as contas dentro de casa. rodando nas estradas com caminhão sem condições de trabalho…meus caros amigos de estrada vamos se unir para sermos respeitados e não discriminados, é por isso que falta milhares de profissionais no trecho, quem é louco de entrar nessa me diz?ai fica a dica!!!eu mesmo penso em abandonar essa vida, ainda não abandonei porque tem uma família por trás de mim!!!

  • 12/05/2013 em 10:59
    Permalink

    pessoal o que falta é pagar um salario decente, as empresas grandes que mais estao precisando de motoristas sao as que pagam pior e onde se fica mais tempo longe de casa. qum ouve falar em salario de 3 mil reais acha q é um bom salario, daí desconta uns 1500 em alimentaçao, banho, telefone,etc. daí vc ainda precisa pagar toda despesa de casa, entao 3 mil reais é um salario bom pra ficar um mes fora… falem serio empresarios….

    • 12/05/2013 em 11:01
      Permalink

      obs: nenhuma empresa que conheço paga 3000, todas pagam menos… fica a conclusao de vcs pessoal pro comentario de um cara que é motorista a 15 anos…

  • 09/05/2013 em 13:38
    Permalink

    A demora para a contratação por parte das empresas , faz com que muitos desistem do emprego. Eu larguei curriculum numa empresa a mais de 15 dias , onde tinha 15 caminhoes parado e estavam contratando com urgência . Ontem eu voltei la todos caminhoes ainda estava parado. Isso porque eu tenho CAT.’E’, PAMCARY, MOPP e três anos de expriencia so com bitrem

  • 08/05/2013 em 14:18
    Permalink

    trabalho em uma transportadora terserisada da white martins,passo trinta dias p vim em casa,e quando chego eles nao querem nem que eu fique quatro dias em casa.E depois falam q falta profissionais.A transportadora e andaluz em recife.

  • 05/05/2013 em 00:58
    Permalink

    O engraçado é que falta motorista e o salario continua defasado, nós movimentamos a economia do pais. Mas infelismente não somos retribuidos como merecemos, A profissão é bastante desvalorizada. isso por que a classe é desunida. sinceramente se não vier essa lei ai é melhor arrumar outra profissão e abadonar o que se diz profissão. ta dificil….

  • 02/05/2013 em 18:57
    Permalink

    sou caminhoneiro,estou desempregado tenho curso do mopp em dia vou nas transportadoras dizem que não tem vagas,mas vendo reportagem na mídia que esta faltando motorista enviamos nosso curriculum mas não temos resposta não falta motorista ,falta interesse dos empresários
    contrata com um salario justo.

  • 01/05/2013 em 12:57
    Permalink

    Isso é fato e não vai mudar, a lei que não é nova é boa mas por ser aplicada de forma errada vem causando todo esse transtorno, sou instrutor e na minha opinião as empresas precisam investir de verdade e não na “meia boca”, um profissional deve formar vários mas isso é “caro” e não cabe o investimento (dez caminhões parados deve ser um bom investimento), por outro lado, as seguradoras contribuem para a contratação de motoristas quando exigem nome totalmente limpo, aí eu pergunto : Como pagar uma dívida sem trabalho. Por outro temos as oportunidades que muitas empresas não dão aos jovens talentos, continuam insistindo na velha experiência da carteira de trabalho e assim, esses fatores vão contribuindo para que os meios de comunicação alimentem suas paginas diariamente com o tema : FALTAM MOTORISTAS NO MERCADO.

  • 01/05/2013 em 11:33
    Permalink

    melhora o salario que aparece caminhoneiro ,pra compesar a distancia que a gente fica da familia ,digo mais! se você tiver que escolher profissão procure outra porque essa só tem estrada ruim , assalto e desconforto

  • 30/04/2013 em 22:00
    Permalink

    muitas das vezes chegamos ate estas empresas somos barrados pela falta de oportunidades tenho 44 anos curso moop em dia e nome limpo mais como nao tenho registro em carteira mais trabalhado como autonomos somos excluidos

  • 30/04/2013 em 10:49
    Permalink

    qual é o nome dessa empresa que estar precisando de motoristas ?

  • 30/04/2013 em 10:46
    Permalink

    Falta oportunidade aos iniciantes (sem experiência) independente da idade!
    Possuo cnh A/E e devido falta de experiência, não consigo emprego para motorista carreteiro.

    • 01/05/2013 em 09:51
      Permalink

      Concordo com vc Carlos , estou na mesma situação , esta conversa de que falta motorista é BALELA, basta ver a quantia de motorista que são formados todos os dias nos CFCs do Brasil.Porém claro que falta interesse ,pois vc vai ver uma vaga te oferecem um salario as vezes esdruxulo .

      • 12/05/2013 em 10:52
        Permalink

        cara, a noticia certa seria faltam motoristas que queiram trabalhar quase de graça…

    • 03/05/2013 em 23:44
      Permalink

      Me encontro na mesma situação, tenho CNH E,porém nenhuma experiência na CPTS. E ai ?
      Que falta de profissional que nada, falta é oportunidade.

    • 13/05/2014 em 14:54
      Permalink

      isso mesmo irmão.. ex: sou motorista a 5 anos e 7 meses.. tenho curso mopp…e as empresa fexão as porta porque não tenho experiencia na carteira…

Fechado para comentários.