Mercedes-Benz Sprinter: seguro, ecológico, econômico e atraente

The new Mercedes-Benz Sprinter 2013




O nome Mercedes-Benz Sprinter identifica uma completa categoria de veículos e, ao redor do mundo, tornou-se sinônimo para grandes vans com capacidade em torno de 3,5 toneladas de peso bruto. Historicamente, o Sprinter tem sido pioneiro nas inovações em seu segmento – uma tradição mantida no novo modelo. O novo Sprinter lançado agora na Europa continua a estabelecer parâmetros, trazendo consigo cinco novos sistemas de segurança, motores que atendem à futura norma Euro VI de emissões e uma aparência impactante. Mais importante, porém, é o excelente nível de consumo (6,3 litros por 100 km – 15,87 km/l), que a torna de longe o mais eficiente veículo do segmento.

Lançamento mundial de novos sistemas de segurança

O Sprinter sempre foi pioneiro em sistemas de assistência ao motorista. Cinco novos sistemas do gênero – vários deles oferecidos pela primeira vez em vans – vão ajudar a reduzir ainda mais o número de acidentes com o novo modelo.

Estreiam mundialmente no novo Sprinter os sistemas Crosswind Assist (assistente de ventos laterais), que é equipamento de série, juntamente com o COLLISION PREVENTION ASSIST (assistente de prevenção a colisões) e o Blind Spot Assist (assistente de ponto cego), ambos opcionais. Outros equipamentos novos são o Highbeam Assist (assistente de farol alto) e Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa de rolamento). Os técnicos e engenheiros da Mercedes-Benz estão convencidos de que esses sistemas de assistência eletrônicos terão papéis importantes na redução de acidentes no segmento de vans.

O Crosswind Assist, que é uma das funções do Electronic Stability Program (programa eletrônico de estabilidade), faz parte da lista de equipamentos de série do veículo. Os clientes poderão escolher os outros sistemas de assistência como opcionais individuais ou parte de pacotes com constituição lógica. Assim, cada comprador poderá adaptar o Sprinter à sua área de utilização específica.

Além disso, a Mercedes-Benz aperfeiçoou ainda mais a dirigibilidade do Sprinter. O rebaixamento do chassi melhorou o índice de arrasto aerodinâmico e reduziu o consumo de combustível, facilitando ainda as operações de carga e descarga.

Primeira van do mundo a atender às futuras regras de emissões Euro VI

O novo Sprinter é a primeira van do mundo a cumprir as futuras regras de emissões Euro VI em todas as suas opções de motores. A regulamentação Euro VI reduz drasticamente os limites de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos totais (THC) e material particulado. O Sprinter atinge esses estritos limites com a ajuda de seu motor BlueTEC e a tecnologia SCR, que injeta o aditivo AdBlue aos gases de escapamento. Esta tecnologia já mostrou sua eficácia em mais de 100 mil veículos comerciais da Mercedes-Benz.

O desempenho dos motores diesel permaneceu inalterado, abrangendo unidades com quatro e seis cilindros com potências entre 70 kW (95 cv) e 140 kW (190 cv).

Para otimizar os processos de injeção e combustão, assim como a pressão de alimentação, os motores aproveitam o estágio adicional de tratamento da exaustão. O resultado é uma redução no consumo de combustível e menor ruído na combustão. Os engenheiros também ajustaram o trem de força e os sistemas auxiliares para melhorar a eficiência de consumo. Isto inclui mudanças na transmissão e no eixo traseiro, assim como um sistema inteligente de gerenciamento do gerador de eletricidade.

Como alternativa aos motores diesel, o Mercedes-Benz Sprinter é oferecido também com um motor a gasolina superalimentado com injeção direta, que também está de acordo com a norma Euro VI. O motor gera 115 kW (156 cv) e tem 1,8 litro de cilindrada. O mesmo motor também está disponível em versão para gás natural, com a mesma performance.

A força é transmitida pela transmissão manual ECO-Gear, de seis velocidades, ou a automática 7G-TRONIC PLUS de sete velocidades com bloqueio de embreagem, única desse tipo oferecida para vans.

A van mais econômica da categoria

A combinação de motores diesel altamente eficientes, trem de força otimizado, relação mais longa, componentes auxiliares e o pacote BlueEFFICIENCY PLUS reduziu o consumo para um mínimo de 6,3 l/100 km (norma NEDC cidade-estrada), valor recorde para a categoria do Sprinter. Mas o novo Sprinter não é extremamente econômico apenas por sua alta eficiência de consumo, mas também por vir de série (na Europa) com o sistema ASSYST de cálculo de manutenção. Graças a este sistema, os intervalos de manutenção da van, que já eram longos, foram ampliados para até 60 mil quilômetros.

Interior e exterior aprimorados

A aparência do novo Sprinter também foi substancialmente incrementada e causa mais impacto visual. Alinhada ao atual design da marca Mercedes-Benz, a grade do radiador da van está mais verticalizada e imponente. As três lâminas da grade são perfuradas e têm formato afilado. Esta alteração não se limita a criar uma impressão de maior dinamismo, mas também melhora a circulação de ar. Além disso, uma moldura cerca a grade do radiador, tornando-a ainda mais evidente.

Outra mudança envolve os faróis, agora mais angulosos. As coberturas dos conjuntos de refletores se destacam, dividindo os faróis em segmentos separados. O novo capô está mais alto e os para-choques, com formas mais definidas, apresentam bordas inferiores mais refinadas, similares às encontradas nos utilitários esportivos. O novo Sprinter é reconhecível imediatamente pela traseira, graças às suas lanternas segmentadas.

O interior, já conhecido pela qualidade, também foi aprimorado ainda mais. O conforto foi elevado com as novas forrações e coberturas dos bancos, o volante com aro mais espesso torna a “pegada” mais fácil e as novas aberturas de ventilação trazem apliques cromados, caso o comprador opte pelo volante multifuncional. A empunhadura da alavanca do câmbio também foi redesenhada.

O Sprinter também é equipado com um sistema de rádio que não apenas traz novos itens de entretenimento eletrônico de última geração e conexão Bluetooth para celulares (incluindo teclado e agenda de contatos), mas também o sistema de navegação Becker MAP PILOT.

Milhões de quilômetros de testes

Os desenvolvedores do novo Sprinter fizeram questão de testá-lo de todas as formas. Mais de oito milhões de quilômetros de testes de resistência e abrangentes experiências com clientes no uso diário comprovaram a alta qualidade do novo Sprinter antes que o modelo entrasse em produção.

O novo Mercedes-Benz Sprinter estará disponível na Europa a partir de junho e as entregas começarão em setembro.

Fonte: Mercedes-Benz




Um comentário em “Mercedes-Benz Sprinter: seguro, ecológico, econômico e atraente

Fechado para comentários.