Nissan inicia testes com van compacta 100% elétrica

concept_panel_van_01




A Nissan, em parceria com a prefeitura da cidade japonesa de Saitama, inicia esta semana os testes com a van compacta 100% elétrica e-NV200. Pelo acordo, firmado em 2009, os modelos com emissão zero serão utilizados para facilitar as entregas da municipalidade dentro do projeto que promove carros elétricos (EV) como ferramenta no combate ao aquecimento global e construção de uma sociedade sustentável.

Os testes são parte do projeto E-KIZUNA, que começou há três anos, quando a prefeitura de Saitama passou a incentivar a adoção de veículos elétricos, integrando empresas interessadas na mobilidade sustentável. A Nissan desde então tem colaborado com as áreas de construção da infraestrutura para carregamento das baterias dos automóveis, com os objetivos de criar demanda e desenvolver incentivos, promovendo ainda a conscientização da comunidade.

Entre os próximos passos da parceria está a disponibilização da e-NV200 para transporte para outras cidades para realização de negócios envolvendo a prefeitura de Saitama. O veículo será avaliado por sua compatibilidade ambiental, praticidade e economia.

Parcerias como essa não são novidade para a Nissan que, desde 2011, realiza testes com a van e-NV200 em grandes corporações. No Japão, por exemplo, o modelo passou por avaliações na AEONMALL e pela Coca-Cola. Na Europa, pela British Gas e, recentemente, em Cingapura, na FedEx Express.

A van e-NV200 é o segundo modelo 100% elétrico da Nissan para ser vendido globalmente, consolidando a liderança da Nissan entre veículos de emissões zero. Outro ponto é que o modelo também contribui significativamente para a inovação de veículos comerciais.

Com espaço, versatilidade e praticidade, o e-NV200 oferece aceleração e silêncio aliados às características de direção exclusivas de veículos elétricos. Com grande potencial para o uso de empresas, com custo baixo de funcionamento e manutenção, é altamente competitivo para o segmento.

Como líder em mobilidade de emissões zero, a Nissan está desenvolvendo veículos 100% elétricos em iniciativas globais para expandir seu uso e promover a mobilidade sustentável. As ações vão desde a produção, reciclagem e reuso de baterias de lítio-íon ao desenvolvimento da infraestrutura e equipamentos de recarregamento próprios.

A Aliança Renault-Nissan já tem mais de 100 parcerias relacionadas à mobilidade com emissões zero com governos nacionais e locais e empresas, em todo o mundo. No Brasil, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro têm projetos pilotos tendo o Nissan LEAF como táxi elétrico que nçao emite poluentes e nem consome combustível.

Ampliando a infraestrutura de recarga

concept_panel_van_08Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, a Nissan e a Car Charging Group, fornecedora de serviços para carregamento de veículos elétricos (EVs), anunciaram mais uma iniciativa para tornar o carregamento dos EVs mais rápido e acessível. As empresas vão trabalhar juntas para determinar onde os carregadores devem ser instalados em mercados-chave dos Estados Unidos até o final de 2013.

A meta inicial é implantar 48 carregadores rápidos da marca Nissan na Califórnia e na Costa Leste. As estações de carregamento rápido da Nissan reduzem significativamente o tempo de espera, fazendo com que o Nissan LEAF abasteça 80% de sua capacidade em cerca de 30 minutos – 20 minutos para a linha 2013 do modelo.

Como parte da estratégia, a Car Charging vai educar os consumidores sobre como a infraestrutura de carregamento de EVs aumenta a opção pelo uso de carros elétricos. A campanha inclui peças de comunicação para informar as oportunidades de carregamento aos motoristas e as facilidades e benefícios do carregamento público de EVs.

A empresa também desenvolve um aplicativo móvel para fornecer informações sobre a localização das estações de carregamento em tempo real e capacidade de acesso, incluindo estações Charge Point e carregadores rápidos Nissan. A empresa oferecerá o cartão evCharge, sem custos para proprietários de Nissan LEAF nas concessionárias participantes.

Fonte: Nissan




Um comentário em “Nissan inicia testes com van compacta 100% elétrica

  • 15/05/2013 em 16:23
    Permalink

    Não entendi a parte do teste, visto que estes modelos já foram fornecido para compor a frata de taxis (CAB) em Nova Yorque desde o ano passado ? tem que fazer mais testes ainda, não foram aprovados ?

Fechado para comentários.