Novos Volvo FL e Volvo FE

20_FE_Location

Os novos Volvo FL e Volvo FE estão ainda mais fáceis de dirigir no trânsito da cidade, situação onde o transporte deve satisfazer as exigências de rapidez, fluidez e cumprir as exigências ambientais. Os novos modelos são caracterizados por um ambiente de condução melhorada e a gama Volvo FL foi enriquecida com um motor de quatro cilindros, de 5 litros.

“Os motoristas sobem e descem do veículo várias vezes durante cada turno de trabalho. Por isso demos atenção especial à criação de um ambiente de condução confortável e prático, com excelente visibilidade em todas as direções”, afirma Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.

6_FL_locationCom novo painel ainda mais claro e novos assentos ergonômicos com apoios de cabeça integrados e cintos de segurança, as condições de trabalho dos motoristas são muito melhoradas. Para aumentar a segurança em caso de acidente, os bancos foram reforçados, assim como a fixação do mesmo no piso da cabina.

Novos motores

8_FE_LocationA eficiência de condução é muito maior graças a dois novos motores de 5 e 8 litros projetados pela Volvo. O novo motor D8 6 cilindros tem uma cilindrada de 7.7 litros e está disponível com três opções de potência: potência de 320 CV e 1200 Nm de torque, 280 CV/1050 Nm e 250 CV/950 Nm. O Volvo FL também está disponível com o novo motor D5 compacto de 4 cilindros com uma cilindrada de 5,1 litros e potência de 240 CV/900 Nm e 210 CV/800 Nm.

“Graças à entrega de torque em baixas rotações, ambos os motores são ideais para uma condução rápida, confortável e segura em áreas urbanas e suburbanas. A manobrabilidade fácil permite os motoristas cumprir roteiros estreitos em todos os tipos de transporte”, diz Ruddy Houtmeyers, gerente de produto para veículos para cargas médias da Volvo Trucks. “Estes novos motores cumprem os requisitos Euro 6 e consumo de combustível é igual ao de motores Euro 5. A solução tecnológica para o cumprimento da norma Euro 6 é uma combinação do sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), a turbina de geometria variável, EGR refrigerado e um filtro de partículas”, diz Ruddy Houtmeyers.

LEIA MAIS  Como agir em um roubo de cargas (e como evitar)

Transmissão automatizada personalizada de uma forma específica

7_FL_locationAlém dos dois novos motores, oferecemos uma gama completa de transmissões. Entre as várias opções, agora é possível agregar ao modelo Volvo FE a transmissão I-Shift. “O câmbio automatizado pode ser personalizado com uma opção específica para a distribuição”, diz Tobias Bergman, gerente de produto do segmento de distribuição de bens e coleta de resíduos da Volvo Trucks.
Outroa importante inovação, de série em ambos os modelos Volvo FL e Volvo FE, é o programa ESP (Electronic Stability Program), que permite aos motoristas manter a estabilidade do veículo em caso de perca de direção repentina ou inesperada.

Modelo de 12 toneladas projetado exclusivamente

A Volvo Trucks também projetou uma versão exclusiva de 12 toneladas do Volvo FL. Com o motor mais potente do seu segmento (D5 4 cilindros de 240 cv), a caixa de velocidades automatizada I-Sync especificamente otimizada e pesa 500 kg a menos do que um veículo de 6 cilindros correspondente, este veículo é um modelo muito competitivo.

“O novo FL de 12 toneladas ocupa uma posição estabelecida no segmento de veículos para cargas médias. O veículo, mais leve, menor e significativamente mais barato do que o modelo atual, que aumenta a produtividade e eficiência do cliente, proporcionando ao motorista melhores condições de trabalho “, diz Tobias Bergman.

LEIA MAIS  Transportadores compram mais de 40 caminhões por hora no Brasil

“O veículo foi projetado de forma otimizada em todos os detalhes, basta pensar, por exemplo, nas rodas menores, o que diminui a cabine em cinco centímetros, oferecendo aos motoristas uma melhor visão de 360 ​​graus e lhes permite entrar e sair da cabine mais facilmente”, acrescenta Tobias Bergman.

O layout dos espelhos frontais e laterais combinados com a capacidade de adicionar janelas laterais traseiras adicionais, contribui para uma excelente visibilidade de 360 ​​graus.

Novo design

5_FE_StudioPara caracterizar de forma inequívoca o Volvo FL e Volvo FE com a imagem Volvo, o clássico logotipo foi movido para um novo local sob o pára-brisa. A seção escura sob o pára-brisas enfatiza a leveza da cabine, ajudando a criar um visual moderno que se integra perfeitamente no tráfego.

Os faróis foram redesenhados e, juntamente com as luzes diurnas, mostram as relações da família com os outros novos modelos da Volvo. Os faróis são integrados ao pára-choque, composto de três partes com seções de canto de aço para garantir a máxima durabilidade e redução de custos de reparação em caso de choques ou pequenos arranhões.

O novo Volvo FL e Volvo FE expressa a alta eficiência de transporte, dentro e fora do veículo. O diretor de design Rikard Orell resume a abordagem seguida pela equipe de desenvolvimento. “Nós damos uma atenção especial a todos os detalhes já bons e temos algo ainda mais refinado. A ideia básica é que veículo e condutor são um todo, então criamos o perfil de um operador que deve representar o mais alto nível de qualidade.”.

Vídeos:





Fonte: Volvo