Primeiros Volksbus 4×4 chegam ao Chile

volks_4_4_chile

Pela primeira vez, ônibus Volkswagen 4×4 rodarão no Chile. Cinco unidades do modelo Volksbus 15.190 serão embarcados em breve e utilizados em operações de suporte à extração de minério no País. Os veículos foram adquiridos por meio de licitação governamental e consolida a estratégia de abertura de novos mercados pela MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais da Volkswagen e MAN.

O modelo é fabricado sob medida na fábrica de Resende, no Brasil, pelo inovador conceito de produção do Consórcio Modular, onde sete empresas parceiras juntam-se à companhia para fazer a montagem de conjuntos completos de peças direto na linha de produção. Em parceria com a BMB, empresa responsável pelas modificações mais específicas da montadora, os veículos passarão à configuração 4×4 e chegarão ao Chile prontos para início das operações. O primeiro contato de clientes chilenos com o modelo aconteceu em março desse ano, quando o veículo 4×4 foi enviado para homologação e posterior demonstração para clientes em feiras e ações de marketing. Com a estrutura da recém-chegada Porsche Holding, foi possível desenvolver um programa totalmente customizado para o acesso e apresentação do modelo.

O Volksbus 15.190 é ideal para transporte urbano em linhas distribuidoras e alimentadoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias. Na versão 4×4, o modelo leva eixos e caixa de transmissão Marmon Harrington, amortecedor reforçado, barra estabilizadora dianteira modificada, barra estabilizadora traseira e respiros dos eixos elevados, ideal para suportar operações mais rígidas. Mercado em destaque O Chile possui um mercado em ascensão, tanto pelo turismo, quanto pela estrutura alocada no País, que favorece o crescimento do transporte em diversas vertentes. Corresponde a um dos principais mercados de exportação da MAN Latin America: somente nos primeiros quatro meses do ano, foram absorvidos quase 500 veículos Volkswagen, respondendo por 21% da parcela de mercado. Em 2012, foram embarcados mais de mil caminhões e ônibus.

Fonte: MAN Latin America