Programa de inclusão de PCD’s da MArcopolo é destaque em evento do Ministério do Desenvolvimento Social

logoenvolver




A Marcopolo foi uma das empresas escol hidas para apresentar os resultados alcançados pelo seu Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiências (PCD`s), o Envolver, na “Oficina sobre compatibilização de benefícios não contributivos com remuneração advinda do trabalho”, que termina amanhã, 10 de maio, em Brasília, DF, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. O programa, lançado em 2008, foi apresentado nesta quinta-feira, dia 9, como experiência bem-sucedida de inclusão de pessoas com deficiência no trabalho.

Segundo Osmar Piola, gerente de Recursos Humanos da Marcopolo, o Programa Envolver nasceu da constatação da empresa de que muitas pessoas portadoras de deficiência não possuíam a qualificação profissional requerida e, por isso, as dificuldades para inclusão eram evidentes. Além disto, havia a necessidade de avaliação das condições do ambiente físico e da acessibilidade para facilitar a adaptação das pessoas ao trabalho. Também era de fundamental importância a sensibilização das áreas onde esses profissionais iriam trabalhar. O programa iniciou com 73 colaboradores em 2008, treinados e alocados em áreas selecionadas como piloto para o projeto.

“Hoje temos 360 colaboradores portadores de deficiência e o compromisso da empresa é criar oportunidade para que outros possam ser incluídos. Para isso, criamos cursos de formação no Centro de Treinamento Marcopolo, visando a preparar pessoas com deficiência da comunidade para realizar diversas atividades em nossa empresa”, explica Piola.

A “Oficina sobre compatibilização de benefícios não contributivos com remuneração advinda do trabalho” teve por objetivo promover discussões sobre sistemas de proteção social e a política de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e no trabalho. O evento contou com a participação de representantes do Canadá, Espanha e França.

Fonte: Marcopolo