Scania vende à Ferrous 28 caminhões 10×4

g_470_10x4

Um lote de 28 caminhões G 470 10×4*6 da Scania foi a escolha da Ferrous Resources do Brasil para a renovação de sua frota. Os veículos estão em operação na mina de Viga, em Congonhas (Minas Gerais, Brasil), para transporte de minério de ferro. Pioneira na venda da configuração 10×4 no Brasil, quando em 2007 atendeu a um pedido da Vale, a Scania mais uma vez customiza a demanda de um cliente que busca a eficiência na rentabilidade e produtividade na mineração pesada.

Para pôr em prática uma operação mais rentável, a Ferrous fez estudos técnicos com alguns tipos de veículos, entre eles os caminhões extrapesados fora de estrada da linha amarela de 70 e 80 toneladas. A companhia comprovou que o caminhão 10×4 da Scania carregaria mais material com redução do número de viagens e, consequentemente, dos gastos operacionais (diesel, pneus etc.). Além disso, os estudos indicaram o uso de caminhões que conseguem tracionar 50 toneladas, configuração que no Brasil é oferecida apenas pela Scania.

“Trata-se de uma venda estratégica para a Scania. Especialmente porque o cliente fez uma comparação entre produtos. Saber que o conjunto 10×4 foi a melhor escolha comprova que desenvolvemos veículos que atendem às necessidades do segmento”, afirma Silvio Renan Souza, gerente de Vendas de Veículos Off Road da Scania no Brasil. “A Scania quebrou a hegemonia de um concorrente de tração 8×4 e ofereceu um pacote de soluções (incluindo produto, suporte de serviços, treinamento e entrega técnica) com a máxima eficiência.”

“Durante o processo de negociação, todas as solicitações e dúvidas técnicas levantadas pela equipe Ferrous foram esclarecidas pelo corpo técnico da Casa Scania Itaipu e da própria Scania”, afirma Thiago Ozorio, gerente de Operações da mina de Viga. “Dessa forma, garantimos que a aquisição da nova frota nos ofereça a melhor performance dos equipamentos.”

Configuração 10×4, pioneirismo da Scania no Brasil

g_470_10x4_iiPara tornar possível a configuração 10×4 da Scania é instalado no veículo 8×4 um quinto eixo direcional, que faz sua capacidade líquida ser aumentada para até 50 ton. Os 28 modelos G 470 10×4*6 adquiridos pela Ferrous foram montados com caçamba Rossetti de 22,5 metros cúbicos de capacidade. Todos trabalham no regime 24 horas em três turnos, com 20 caminhões diretos na mina de Viga e 8 no atendimento à movimentação interna de produtos. Cada veículo percorre cerca de 150 km por dia.

O G 470 10×4*6, que possui 10 pontos de apoio (quatro de tração e seis direcionais), tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 150 ton. O modelo é equipado com motor de 13 litros que oferece 470cv de potência e desenvolve torque de 2.400Nm. Para garantir operação eficiente e segura, o veículo possui caixa automatizada de marchas Scania Opticruise, controle de tração, freios ABS e sistema de frenagem auxiliar Scania Retarder. Ele ainda oferece arrefecimento da caixa de câmbio, sistema de proteção e aviso de sobrecarga da embreagem. A distância entre eixos é de 4.300mm. Na cabine, o motorista encontra, entre outros itens de conforto, ar-condicionado e coluna de direção ajustável.

Com os caminhões de tração 10×4, a Ferrous almeja extrair da mina de Viga em 2013 mais do que o dobro do minério obtido em 2012, quando foram movimentados 3,5 milhões de toneladas. “Para 2013, o previsto é retirar 7,6 milhões de toneladas de minério. Os caminhões deverão, ainda, transferir 4 milhões de toneladas na planta”, projeta Ozorio.

Para dar total apoio ao cliente, a Casa Scania Itaipu, concessionária responsável pela região onde se localiza a mina de Viga, realizou uma entrega técnica dos produtos aos motoristas da Ferrous. O programa levou em conta conteúdo teórico e prático. “O treinamento é algo fundamental nesse tipo de operação. Um motorista qualificado pode render economia de até 10%”, diz Souza. “Além disso, conhecer todas as vantagens que o caminhão Scania oferece gera ainda mais produtividade e rentabilidade.”

“A qualidade do treinamento Scania é um diferencial. Os caminhões estão fazendo média de consumo dentro das nossas expectativas”, revela Ozorio.

Além de veículos que ofereçam produtividade, dirigibilidade, segurança, robustez e durabilidade, ergonomia e conforto para o operador, o cliente do segmento necessita de serviços adequados. A Ferrous adquiriu um pacote personalizado de assistência técnica que garante a presença de cinco técnicos na mina de Viga em período integral. “A manutenção é mais rápida; o que gera alta disponibilidade do equipamento e, consequentemente, economia para a empresa”, diz Ozorio.

“A Scania é a marca que oferece o pacote mais completo de serviços a todos os segmentos off road. Nossos serviços são customizados e disponibilizados no local da operação para garantir produtividade”, explica Souza.

A mina de Viga está em processo de abertura, segundo a Ferrous. Sua característica principal é estar em situação de aclive (os caminhões sobem com a caçamba vazia e descem carregados) e o minério extraído é levado para o britador a uma distância de 3,5 km, com rampas de até 12% de inclinação.

Histórico de sucesso

O caminhão Scania com tração 10×4 foi desenvolvido após uma consulta da Vale, que desejava aumentar a capacidade líquida de carga do transporte de minério de ferro para veículos de produção. Até então, a Scania possuía em seu mix de produtos fora de estrada a opção 8×4 com capacidade de 36 ton. Atualmente, a Vale possui mais de 200 unidades do Scania 10×4 em sua frota, que atuam em Minas Gerais e no Pará.

Fonte: Scania