Tratores nacionais terão prioridade na compra feita pelo governo

patrola john deere

Decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, determina que tratores nacionais e outros produtos afins terão preferência nas aquisições feitas pela administração pública federal por meio de licitações.

Pela decisão, as motoniveladoras terão 25% de margem de preferência nessas compras. O porcentual para pás mecânicas, escavadoras, carregadoras, pás carregadoras e retroescavadeiras será de 15%. Outros produtos como patrulhas mecanizadas terão 20% de margem preferencial. Segundo o governo, a medida tem o objetivo de “promover o desenvolvimento nacional sustentável”. O benefício vale até 31 de dezembro de 2015.

A presidente Dilma lançou o programa de compras governamentais para estimular a indústria nacional ainda no primeiro ano de seu mandato. Em 2012, porém, apenas quase R$ 2,5 bilhões saíram dos cofres federais em licitações com margem de preferência, quase metade do valor na compra de veículos pesados no programa PAC Equipamentos. A meta era gastar R$ 15 bilhões.

Fonte: Revista Globo Rural