Livro mostra ações que estimulam a segurança no trânsito no Brasil

volvo_euro5_FM370

O que é preciso para criar cultura de segurança no trânsito no Brasil? Para o especialista e consultor de segurança no trânsito, J. Pedro Corrêa, é necessário comprometimento para colocar em prática um plano de ação com objetivos concretos e de longo prazo, a exemplo do que fazem os países desenvolvidos.

De acordo com o especialista, sem uma cultura de educação nesta área, o Brasil terá dificuldades de se inserir como efetiva liderança mundial. “Para um país que quer crescer e ter lugar de destaque entre as maiores economias do mundo, é absolutamente indispensável ter um trânsito organizado e seguro”, afirma J. Pedro Corrêa.

Para mostrar exemplos bem sucedidos de disseminação da cultura de segurança no trânsito, o especialista está lançando o livro “Cultura de Segurança no Trânsito – Casos brasileiros”, com o patrocínio da Volvo, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura.

“A segurança é um dos nossos valores essenciais, a Volvo contribui para mudar esta dura realidade do trânsito no Brasil. O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), é mais longa ação desenvolvida por uma empresa em prol do trânsito mais seguro. Nos orgulha apoiar uma iniciativa como esta do J. Pedro, de lançar um livro com o objetivo de propor ideias e mostrar que é possível sim construirmos um trânsito mais humano e seguro”, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina.

O livro reúne dezenas de cases que tiveram resultados efetivos para a melhoria e disseminação da cultura de segurança no trânsito. Dividido em sete capítulos – arte, conhecimento, cultura, governo, informação, setor privado e sociedade – apresenta boas práticas de governos e grandes empresas, além de iniciativas individuais.

O objetivo do livro é apresentar exemplos que sirvam de inspiração e até mesmo possam ser copiados. “A qualidade da educação no Brasil ainda deixa a desejar. Nos falta civismo e respeito, e isso reflete diretamente no trânsito. Portanto, acredito que é fundamental disseminar práticas que estimulem a cultura da segurança no trânsito para diminuir a distância que nos separa dos países desenvolvidos. Temos um longo caminho pela frente, mas, na minha opinião, o país está pronto para essa virada”, diz o autor.

Os cases retratados no livro foram selecionados a partir dos inscritos nas edições do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, uma das ações realizadas pelo PVST, que tem como proposta reconhecer e dar visibilidade a iniciativas da sociedade que contribuem para um trânsito mais seguro.

Sobre o autor

J. Pedro Corrêa é especialista em segurança no trânsito e consultor de programas de trânsito. Jornalista e Relações Públicas atuou em rádio, jornal e televisão, além de ter uma ampla experiência em comunicação empresarial. Foi gerente de comunicação da Volvo do Brasil por 15 anos e criador do PVST, que já completou 25 anos de atuação, onde até hoje atua como consultor.

O livro pode ser adquirido pelo e-mail pvst.br@volvo.com

Programa Volvo de Segurança no Trânsito: 25 anos de ações por um trânsito mais seguro

O Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) é a mais longa ação do setor privado voltada à mobilização social em prol da segurança no trânsito e da redução do número de acidentes n o Brasil. O programa foi lançado em 1987, quando a empresa completava dez anos de atividades no país.

LEIA MAIS  Volvo apresenta Série Especial 40 anos e Iron Knight na Fenatran

“O PVST continua firme em sua missão de mobilizar a sociedade brasileira e contribuir para estimular uma cultura de segurança no trânsito e reduzir os números de acidentes e fatalidades nas ruas e estradas brasileiras”, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina.

A segurança está associada à imagem da Volvo desde a sua fundação, e é um dos valores corporativos da marca, ao lado de qualidade e respeito ao meio ambiente. Já em 1927 os fundadores da empresa afirmavam que “veículos são feitos para transportar pessoas, por isso, a segurança deve ser sempre seu princípio básico”.

A empresa investe constantemente em pesquisa e tecnologias para garantir que seus veículos sejam cada vez mais seguros. Apesar de toda a tecnologia empregada nos veículos, sabe-se que o comportamento de motoristas e pedestres é fundamental para garantir a sua própria segurança. Pesquisas indicam que o fator humano é a principal causa dos acidentes de trânsito, chegando a 90% As condições das ruas e estradas correspondem a 30% e as dos veículos a 10% dos fatores que resultam em acidentes.

Desde que foi lançado, há mais de 25 anos, o PVST tem uma atuação intensa em ações e atividades que contribuam para uma mudança de comportamento no trânsito. “O PVST tem contribuído decisivamente para despertar a necessidade de adoção de comportamentos seguros e motivar ações que se multipliquem. Ainda este ano, vamos divulgar ações focadas no segmento de tranporte de cargas e passageiros”, afirma Anaelse Oliveira, responsável por programas institucionais da Volvo.

Por meio do PVST, a Volvo não apenas mobilizou a sociedade com o Prêmio Volvo, fóruns e debates técnicos sobre o tema, como também participou ativamente de importantes decisões nacionais como a elaboração do Código de Trânsito Brasileiro e a mobilização pelo uso do cinto de segurança.

O engajamento do PVST em prol da segurança no trânsito, renderam-lhe, com apenas três anos de atividade, o Prêmio Mundial de Relações Públicas da IPRA (International Public Relations Association). Na ocasião, uma pesquisa revelou que, pela primeira vez, milhões de brasileiros tomaram conhecimento e se envolveram em questões sobre segurança no trânsito graças aos eventos realizados pelo Programa.

Hoje, o PVST conta com quatro principais atividades que visam fomentar idéias, debates e ações para buscar soluções conjuntas e aplicáveis.

Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito

Ao longo de 18 edições, o prêmio já reconheceu e premiou as melhores práticas e programas nesta área, gerando um efeito multiplicador na sociedade.

A 19ª edição, que será lançada em setembro próximo, trará novidades nas categorias e regulamento.

Fóruns Volvo de Segurança no Trânsito e Debates Técnicos

Eventos que reúnem especialistas brasileiros e estrangeiros, autoridades e a sociedade para fomentar a discussão e busca de soluções para temas importantes do segmento. São abertos e gratuito ao público.

Os debates técnicos seguem a mesma lógica dos Fóruns, porém são realizados em âmbito regional para discutir temas de relevância local ou de um setor específico. Temas e cidades são escolhidos de acordo com a importância e a atualidade do assunto;

Programa TransFormar

Uma proposta diferenciada para o desenvolvimento de motoristas profissionais, levando à adoção de comportamentos seguros e atuação como gerenciadores de riscos no dia a dia da profissão.

Programa Interno de Segurança no Trânsito

Ações de conscientização e aprendizado realizadas para os funcionários, como campanhas e workshops de direção segura, visando o desenvolvimento e adoção de comportamentos seguros.

Portal PVST: www.volvo.com.br/pvst

LEIA MAIS  Volvo estima fechar mais de R$ 1 bilhão em negócios na Fenatran

A marca que a Volvo quer deixar no mundo

Tornar-se líder mundial em soluções de transporte sustentável e contribuir com a construção de um novo futuro. Esta é marca que a Volvo quer deixar no mundo. “Hoje, a expressão ‘desenvolvimento sustentável’ está popularizada, mas a adoção de práticas alinhadas a este conceito faz parte da história da empresa”, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina.

Desde o início de suas operações, há mais de 85 anos, a Volvo adotou como valores essenciais a segurança, a qualidade e o respeito ao meio ambiente. Desde então, a empresa investe em tecnologias, produtos e projetos inovadores que contribuam com o deenvolvimento de soluções de transporte sustentáveis.

“A trajetória da Volvo mostra a liderança da empresa na criação de soluções de transporte sustentáveis por meio do desenvolvimento de veículos seguros, eficientes no consumo de combustível e consequente redução das emissões e que geram produtividade ao sistema de transporte”, reforça Solange.

Os resultados do trabalho da Volvo na construção de um futuro mais sustentável são efetivos. Internamente, a política ambiental da empresa está voltada à redução dos impactos ao meio ambiente em todas as suas atividades produtivas, com monitoramento contínuo e objetivos específicos, como a redução das emissões de CO2 em suas fábricas. Além disso, a empresa também adota modernas práticas de gestão de pessoas, o que lhe rendeu o prêmio de melhor empresa para se trabalhar no Brasil 2008 e 2011 do Guia Exame – Você S/A, e o Prêmio Nacional da Qualidade em 2009 e 2012, o maior reconhecimento de excelência em gestão para empresas no Brasil.

Externamente, alguns exemplos do resultado deste trabalho é a redução de 40% no consumo de combustível e das emissões de CO2 de seus caminhões desde 1975 até agora; a invenção do cinto de segurança de três pontos; o pioneirismo na instalação de ABS e Airbag em caminhões; a reciclabilidade de 85% a 90% de seus caminhões; a liderança mundial no desenvolvimento de ônibus híbridos; o investimento em veículos movidos a combustíveis alternativos, a liderança mundial na produção de ônibus híbridos e a criação de propostas inovadoras de mobilidade.

Na área de responsabilidade social e relacionamentos com os seus públicos, a Volvo concentra esforços para exercer o seu papel de empresa cidadã. A empresa realiza a mais duradoura ação de cidadania do trânsito promovida por uma empresa automotiva, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), que está completando 26 anos; o programa de treinamento de motoristas TransFORMAR, que adota uma metodologia exclusiva, voltada ao desenvolvimento comportamental dos motoristas profissionais de caminhão; é uma das maiores incentivadoras da cultura e do esporte no Brasil; mantém a Fundação Solidariedade, que desde 1989 abriga crianças e adolescentes em situação de risco social, oferecendo a elas uma nova oportunidade de vida; e realiza atividades culturais, de educação ambiental, esportivas e de geração de renda por meio do Centro Volvo Ambiental e da associação dos funcionários (Associação Viking).

“Uma empresa torna-se sustentável mantendo um caminho constante de inovação em suas práticas. As ações que desenvolvemos no passado são o que nos garantem as melhorias de hoje e as ações que estamos desenvolvendo hoje é que vão garantir o legado que queremos deixar para as próximas gerações”, destaca Anaelse Oliveira, responsável por programas institucionais da Volvo.

Fonte: Volvo




Um comentário em “Livro mostra ações que estimulam a segurança no trânsito no Brasil

  • 01/11/2013 em 21:48
    Permalink

    Eu sou participante e colaborador do premio volvo de segurançanotransito e nunca , no transito e nunca mas houve informaçao sobre o programa volvo gostariade segurança no transito gostaria que mantivesse-me informado.

Fechado para comentários.