Denatran diz que elevar traseira do caminhão é ilegal

calço de mola

A elevação da traseira do veículo, além dos padrões, é ilegal e fere o artigo 8º da resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que diz ser proibida a alteração das características originais das molas. Quem fizer a mudança está sujeito a multa de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A informação é da assessoria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

LEIA MAIS  PRF flagra 81 toneladas de excesso de peso em uma tarde na BR 101 em Araranguá-SC

Num primeiro momento ao ser questionado a sobre o modismo de elevação das traseiras de caminhões e carretas, o órgão disse que não havia problema, desde que respeitado o limite de peso por eixo, como prevê a Resolução Contran 430.

A reportagem apurou que algumas concessionárias já entregam implementos novos com a mudança, se isso for solicitado pelo comprador. E que nem todo Detran faz a alteração no documento do caminhão alterado. No Paraná, por exemplo, os técnicos informam que, de acordo com a legislação, a mudança no documento só é necessária para veículos com até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Engenheiros atestam que se trata de uma moda perigosa e que pode danificar o veículo.

Fonte: Revista Carga Pesada

4 comentários em “Denatran diz que elevar traseira do caminhão é ilegal

  • 12/09/2013 em 01:45
    Permalink

    Marcio disse tudo o que eu queria dizer.

  • 22/08/2013 em 23:08
    Permalink

    O governo devia de se preocupar mais em conservar e ampliar a malha rodoviária federal que está uma calamidade sem condições de tráfego. Duplicar rio bahia, Belém brasilia BR 101 e outras mais.
    Baixar o preço do óleo diesel, que está um absurdo, um roubo.
    Fazer uma pesquisa nacional, pra ver se o frete pago aos autônomos dá pra manter essa roubalheira e esse descaramento dos governantes, em cobrar tantos impostos e taxas, perseguições aos caminhoneiros. Se preocuparem no bem estar dos trabalhadores e suas famílias e parar com essa discriminação.
    O que é ilegal é cobrar pedágio dos caminhões com eixo levantado, e não a traseira levantada.
    Isso é real!!! Nesse país só se persegue quem trabalha.

  • 24/07/2013 em 17:33
    Permalink

    se houvesse fiscalizaçao ninguem levantava

  • 24/07/2013 em 09:41
    Permalink

    Os Itabaianas que se cuidem,se a PRF começar a cobrar,eles estão enrolados!

Fechado para comentários.