Empresário já lidera paralisação de caminhoneiros há 14 anos

por Blog do Caminhoneiro

Nelio BotelhoNélio Botelho tem estado à frente dos principais movimentos dos caminhoneiros desde 1999, quando a categoria surpreendeu o país com uma greve de quatro dias que bloqueou as grandes rodovias, gerando desabastecimento em algumas cidades.

Estava na pauta naquele ano o fim do pedágio, a redução do custos do diesel e a flexibilização do Código de Trânsito, que estava entrando em vigor no Brasil.

A mobilização dos grevistas era feita por meio de um programa de rádio muito ouvido pelos caminhoneiros.

Apesar de ter conseguido muito pouco do que reivindicava em 1999, Botelho voltou a convocar outras greves. A última delas foi no ano passado, quando a Lei de Descanso dos caminhoneiros começou a valer. O instrumento de mobilização agora, contudo, é a internet e as redes sociais. Apesar da evolução do meio de comunicação, a pauta é basicamente a mesma. E a briga de Botelho com outros representantes da categoria também não mudou muito.

Eles o acusam de não representar os trabalhadores, por ser um empresário do setor –Botelho tem uma frota de caminhões e presta serviço para a Petrobras. O sindicalista afirma sempre ser independente de partidos e governos. No entanto, é muito ligado ao senador Francisco Dornelles (PP-RJ), a quem apoia nas campanhas.

Fonte: Folha

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

7 comentários

edith 04/07/2013 - 11:17

Todos pregam democracia, mas desde que sómente eu seja agraciado com a tal democracia. Covardia pura de uma besta, demente que näo pensa no povo, quer apenas aparecer, e ganhar dinheiro näo importa de que forma seja. Este senhor é um hipócrita, dono de uma frota de caminhöes, com certeza sonegador de imposto e quer sempre mais. Amigo do falecido e cruel Antonio Carlos Magalhäes. o político que mandou e desmandou na Bahia, deixou o povo na miséria e a famila bem amparada na riqueza. Tem que ser preso. O que está fazendo a PF ?

Reply
edson 04/07/2013 - 02:09

Eu, fosse caminhoneiro, diante desta liminar ai da justiça para que não haja bloqueio nas estrada FARIA UMA OPERAÇÃO TARTARUGA POR EXEMPLO VAMOS ANDAR A 30 KILOMETROS POR HORA TODOS ASSIM UMA CARGA DO RIO PARA SAMPA LEVARIA 3 DIAS NAS ESTRADAS ISTO TODOS ADERINDO A VELOCIDADE MINIMA DE 30 KM/H!!! O movimento prosseguiria sem bloqueios dentro da lei!! OPERAÇÃO TARTARUGA NELES!! E CARGA DO SUL AO NORTE ENTÃO DURARIA UNS TRES MESES!! LEGAL!!!

Reply
Jose Antonio Martins da Silva 02/07/2013 - 21:57

esse safado se vendeu naquela greve que ja estava com tudo para a classe conseguir ser ouvida,se vendeu por um cargo politico e algumas coisas mais,eu não esqueci.

Reply
FERNANDO 02/07/2013 - 16:31

NÃO SOU CONTRA A GREVE MAS SIM CONTRA O QUE ESSE EMPRESARIO FAZ, COMO JÁ MENCIONADO NO TEXTO ACIMA SOBRE A PAUTA DE 99, ONDE NADA FOI ATENDIDO E A GREVE ACABOU DEPOIS QUE ELE FOI ATÉ O GOVERNO E NEGOCIOU O FIM DA GREVE; SEM BENEFICIO PARA A CLASSE, POIS ATÉ ONDE SEI AUMENTOU O NUMERO DE PEDÁGIO, PREÇO DO DIESEL NUMERO DE EIXOS EM CAMINHÕES
ABRA O OLHO ANTES DE ELEGER UM GRANDE LÍDER;

Reply
amadeu raubach 02/07/2013 - 13:14

È louvável sim a atitude de Nélio Botelho,alguem tem q tomar iniciativa. A categoria precisa de um sindicato único,em todo brasil,porque é cheio de sindicatos,daqui,dali,e nenhum deles tem força,precisa de uma grande liderança,para fazer as grandes reivindicações!

Reply
Darles Amaral 02/07/2013 - 11:07

É louvável a atitude dele,surpreendente até.Quem critica deveria estar lá,de frente e não ficar fuxicando e desencorajando uma luta que pra muitos parecia perdida até bem pouco tempo.

Reply
Pamella 02/07/2013 - 10:53

Não importa se ele é empresário ou não, o que importa é que abraça a causa, outros empresários do ramo também deveriam se pronunciar. Os caminhões de empresas pagam diesel e pedágios da mesma forma. Mania que o povo tem de achar que só porque é empresário não tem dificuldades, tem da mesma forma e talvez até mais, por que tem mais caminhões rodando. Aplaudiria se todas as grandes transportadoras aderissem a paralisação.

Reply

Escreva um comentário