RS terá investimentos de R$ 250 milhões para fábrica de caminhões

por Blog do Caminhoneiro

caminhoes fotonA indústria do Rio Grande do Sul ganhará impulso com a recuperação do projeto para instalar uma nova montadora de caminhões no Estado. A fabricante Foton Motors Group, da China, deverá anunciar a instalação da primeira planta industrial do grupo, com investimento de R$ 250 milhões, às 14h desta terça-feira no Palácio Piratini, com o governador Tarso Genro e dirigentes da montadora.

O complexo deverá ser erguido no município de Guaíba, Região Metropolitana. Tarso chega nesta manhã do Rio de Janeiro, onde no BNDES se reuniu com o presidente da instituição, Luciano Coutinho, para tratar do tema. A Foton pretende inaugurar a planta, sua primeira no país, em 2015. O BNDES deve financiar cerca de 80% do investimento. A capacidade de produção inicial é prevista em até 20 mil unidades/ano. Atualmente, a empresa importa para o Brasil os modelos Aumark 3,50 AK, Aumark 6,50 AK e Aumark 8,50 AK, que deverão ser fabricados na montadora gaúcha. Para 2018, a capacidade deverá ser expandida para 50 mil unidades/ano.

Quando esteve em negociação pela última vez no RS, a Foton planejava instalar a fábrica em uma área de cerca de 1,5 milhão de metros quadrados. Seriam gerados, aproximadamente, 400 empregos diretos. Fundada em 1996, a montadora é a maior fabricante de caminhões da China. Fica sediada em Pequim. A sua produção anual é de 750 mil unidades, exportadas para mais de 90 países. Depois de oito meses de negociações, os executivos da Foton chegaram a comunicar, em maio passado, desistência pelo Rio Grande do Sul e assinatura de contrato com o governo do Rio de Janeiro, mas isso foi revertido.

O vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Luiz Carlos Paraguassu, afirmou em julho que a falta de agilidade do Estado em dar continuidade ao projeto era uma dos motivos da retirada da montadora chinesa. O governo do Estado, agora, comemora a confirmação do empreendimento, que era disputado também pelo estado de São Paulo. No Brasil a produção de caminhões apresentou queda de 40% em 2012, mas neste ano está em recuperação.

Fonte: Correio do Povo

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário