Mercedes-Benz vende mais de 2.800 caminhões para o Ministério do Desenvolvimento Agrário‏

por Blog do Caminhoneiro

Atron 2729Forte, robusto e resistente para encarar o trabalho severo das vias fora de estrada, o caminhão extrapesado Atron 2729 6×4 da Mercedes-Benz foi adquirido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para apoio à agricultura familiar. O órgão adquiriu 2.884 unidades, que estão sendo entregues, nas versões caçamba e caminhão pipa, a diversos municípios de pequeno porte, especialmente de regiões afetadas pela seca.
Além do grande volume de caminhões, o MDA também está distribuindo retroescavadeiras, motoniveladoras e pás carregadeiras para as cidades, dentro dos investimentos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Os veículos e máquinas são utilizados na abertura e melhoria de estradas, execução de obras e armazenamento de água, entre outras finalidades. Isso diminui os efeitos da estiagem e melhora o transporte na zona rural, incentivando a agricultura familiar e a permanência do agricultor no campo.

“Essa expressiva venda para o governo brasileiro mostra que a Mercedes-Benz está no caminho certo com a sua estratégia de ‘Crescimento e Eficiência’. Temos veículos para todo tipo de aplicação, com máxima qualidade, robustez, economia de combustível e a melhor relação custo-benefício”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da Daimler América Latina. “Isso nos motiva a seguir em frente, na busca contínua por melhores resultados, otimização de recursos e aumento da produtividade, por meio da implantação de iniciativas capazes de tornar a Mercedes-Benz cada vez mais forte e competitiva”.

Segundo Philipp Schiemer, “diante da pequena expansão da economia brasileira esperada para esse ano, iniciativas como essa do Ministério do Desenvolvimento Agrário são essenciais para estimular o mercado de caminhões e manter os níveis de produção”.

Atron é um legítimo representante da tradição do caminhão Mercedes

“O Atron é um legítimo representante da tradição da nossa marca no fornecimento de veículos concebidos para o trabalho pesado, com a qualidade e a confiabilidade consolidadas ao longo de 57 anos no País”, diz Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, garantimos a tranquilidade e asseguramos a eficiência para as prefeituras e comunidades envolvidas nesse programa federal de incentivo à agricultura familiar”.

De acordo com o executivo, o Atron 2729, como todo caminhão da linha Mercedes-Benz, destaca-se também pela avançada tecnologia BlueTec 5, que propicia reduzido consumo de combustível e maiores intervalos para troca de óleo e manutenção, resultando em menor custo operacional e maior rentabilidade para a atividade de transporte. “Assim, potencializamos ainda mais a excelente relação custo-benefício do produto para o Ministério do Desenvolvimento Agrário”, afirma Joachim Maier.

Com 26.000 kg de Peso Bruto Total – PBT, o extrapesado Atron 2729 6×4 com cabina avançada é indicado para múltiplas aplicações em condições severas fora de estrada. Ele é oferecido ao mercado nas versões basculante e betoneira, para construção civil e mineração, e também na configuração plataforma, para os setores canavieiro e madeireiro.

Trem de força Mercedes-Benz assegura robustez e qualidade

O trem de força do Atron 2729 é um destaque à parte, totalmente formado por agregados Mercedes-Benz: motor eletrônico OM 926 LA; câmbio G-181 de 9 marchas, com sistema de engate de duplo H, que assegura melhor desempenho, mais conforto e facilidade de operação; e dois eixos traseiros de tração HD-4 com capacidade para 10 toneladas cada um.

Além de econômico e ecológico, o OM 924 LA com tecnologia BlueTec 5 oferece força e excelente desempenho. A elevada potência de 286 cv a 2.200 rpm assegura acelerações mais rápidas e maiores velocidades médias. Já o torque de 1.120 Nm, entre 1.200 e 1.600 rpm, resulta em melhores arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando o transporte. Outro grande benefício derivado do BlueTec 5 é que os motores da linha Atron têm intervalos de troca de óleo ampliados, podendo chegar a 75.000 km, o que reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão.

O freio-motor Top Brake é item de série nos caminhões Atron, oferecendo mais segurança, menor consumo de combustível, maior velocidade média e maior durabilidade dos componentes do sistema de freio e dos pneus.

A versão basculante possui tomada de força no câmbio, dispensando a necessidade de adequação por terceiros na instalação da caçamba. O chassi com longarinas duplas reforça a robustez e resistência, tornando o veículo ideal para as condições severas de trabalho.

A partir de 2014, a Mercedes-Benz irá incorporar mais novidades e vantagens aos caminhões Atron. O freio ABS passará a ser item de série, ampliando a eficiência de frenagem e contribuindo para uma maior durabilidade dos componentes do sistema de freio.

Conforto e praticidade a bordo

O interior da cabina do 2729, bem como de todos os caminhões Atron, sobressai por sua simplicidade e pelas novas cores nos revestimentos e bancos. Com novo painel de instrumentos, novo volante de melhor empunhadura, bancos confortáveis e ergonômicos, o Atron proporciona praticidade para o dia a dia de trabalho. Dispõe de chave com imobilizador, sistema que oferece uma proteção extra contra furtos e proporciona segurança para o motorista, o veículo e a carga.

O painel de instrumentos, com computador de bordo e tecla de navegação, é extremamente prático e funcional, oferecendo melhor visualização e simplificando o uso pelo motorista. Outra vantagem muito importante é que ele traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica, como, por exemplo, a indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l.

Fonte: Mercedes-Benz

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário