ZF fornece eixo para o novo trator da Stara

st max 105




A qualidade e tecnologia dos produtos para máquinas agrícolas da ZF passam a integrar o novo trator ST MAX 105, lançado pela Stara durante a última Expointer, importante feira de agronegócio realizada no final de agosto em Esteio (RS). “Forneceremos o eixo AS 3050, da família AS 3000, para a Stara. Produzido em nossa fábrica de Sorocaba (SP), o eixo já está sendo fornecido para a fabricante gaúcha desde o segundo trimestre de 2013”, diz Stefan Prebeck, Diretor de Sistemas de Eixos e Transmissões Fora de Estrada da ZF.

O eixo dianteiro AS 3050 é aplicado em tratores de até 135 cavalos de potência. Seu projeto privilegiou o uso de um design funcional, oferecendo a capacidade de suportar o peso do trator sem perder a eficiência. O AS 3050 possui um ângulo de esterçamento de até 50°, garantindo um alto nível de dirigibilidade e o menor estresse do solo (devido à geometria precisa de direção). O eixo também conta com uma extrema versatilidade de adaptação aos projetos de tratores, graças ao seu design modular flexível que lhe conferiu uma quantidade menor de componentes.

“Quase todas as aplicações de 4×4 no campo podem ser atendidas pela família AS 3000. Durante a fase de desenvolvimento desta série, a ZF usou toda a sua experiência na área de eixos para tratores, adquirida em nossa fábrica da cidade de Passau, na Alemanha, uma unidade especializada em produtos fora de estrada. E transferimos toda a tecnologia alemã para iniciar a produção dos eixos aqui no Brasil, em Sorocaba (SP)”, comenta Stefan Prebeck.

As perspectivas de mercado para os produtos da área agrícola da ZF são promissoras com as projeções para o biênio 2013/2014: “Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) indicam que a próxima safra brasileira de grãos deverá atingir 190 milhões de toneladas, um novo recorde nacional. Também houve aumento de área plantada no País, com ‘novas fronteiras agrícolas’ em Estados como Pará e Tocantins. Tudo isso faz com que a confiabilidade em nossos produtos atraia clientes novos, como a Stara”, reforça Stefan.

ST MAX 105

O produto Stara que receberá o eixo AS 3050 marca o lançamento do primeiro trator da fabricante de máquinas agrícolas. “Criamos uma máquina para igualar o pequeno e o médio produtor ao maior produtor de soja do planeta. Nós queremos que esse produtor (pequeno e médio) tenha acesso à tecnologia de ponta, assim como grandes produtores. Que eles possam produzir mais e serem mais competitivos, gerando mais rentabilidade ao seu negócio“, falou o Diretor Presidente da Stara, Gilson Lari Trennepohl.

Além dos eixos ZF, o trator ST MAX 105 possui como grande diferencial de sua categoria (motores de 105 cavalos) o piloto automático de série, o que permite uma maior precisão em operações na lavoura, eliminando os erros de operação geralmente causados por cansaço e falta de atenção.

Outros destaques são o acabamento e a qualidade dos componentes, inversor mecânico sincronizado, ótima visibilidade e controle do trator de dentro da cabine (considerada uma das mais confortáveis e silenciosas da categoria). Seu motor é o Perkins, com 4 cilindros e 105 cavalos de potência. O reservatório de combustível tem capacidade de 120 litros, o que permite longas horas de trabalho diário.

Fonte: Divulgação