F-Truck: Pela quarta vez, Mercedes é campeã entre as marcas

formula truck - mercedes-benz




A vitória de Felipe Giaffone na nona e penúltima etapa, domingo (10) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), manteve quatro pilotos na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A corrida de 8 de dezembro no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF), terá Beto Monteiro, Régis Boessio, Leandro Totti e o próprio Giaffone correndo por resultados capazes de lhes assegurar a taça.

Na competição entre as montadoras envolvidas, o título de 2013 já é da Mercedes-Benz. Vencedora de cinco das nove corridas já disputadas, a marca chegou, em Pinhais, a 350 pontos, 76 à frente da MAN, que também já garantiu o vice-campeonato. A Iveco, em terceiro lugar com 203 pontos, vem à frente da Scania, que soma 152, da Volvo, com 114, e da Ford, com 68. O máximo que uma marca pode conquistar por etapa são 62 pontos.

As marcas somam, a cada corrida, os pontos de seus três pilotos mais bem colocados. Neste campeonato não são consideradas as bonificações por pole-position, volta mais rápida da prova ou uma das cinco primeiras posições a um terço de corrida, quando há a intervenção programada do Pace Truck, neutralizando a disputa e reagrupando os caminhões na pista. Vitória, segundo e terceiro lugar valem, respectivamente, 25, 20 e 17 pontos.

A Mercedes-Benz obteve pontuação máxima nas duas primeiras etapas. Em Viamão (RS), no Autódromo Internacional de Tarumã, Wellington Cirino, piloto da ABF Santos Desenvolvimento, abriu a temporada vencendo. Seu companheiro de equipe Geraldo Piquet foi segundo e Paulo Salustiano, da ABF Racing Team, terceiro. Régis Boessio, também de Mercedes-Benz, foi quarto, resultado que não valeu pontos no campeonato de marcas.

Na segunda etapa, em Londrina (RS), foi Salustiano quem venceu, com Boessio em segundo e Diogo Pachenki, parceiro do vencedor na ABF Racing Team, em terceiro. Boessio e Salustiano, agora nesta ordem, foram primeiro e segundo também na terceira etapa, disputada em Carauru (PE). A quarta, em Goiânia (GO), nova vitória da marca alemã, com Piquet. Pachenki levou outro caminhão Mercedes-Benz ao pódio, com o quarto lugar.

A quinta vitória da Mercedes-Benz no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck aconteceu no mês de outubro com Guaporé (RS), com Boessio. A uma etapa do término da temporada, o gaúcho é vice-líder do campeonato de pilotos com 119 pontos, a 16 do líder pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco. Os outros postulantes ao título defendem a Volkswagen-MAN: o paranaense Leandro Totti, com 116, e o paulista Felipe Giaffone, com 114.

Fonte: Fórmula Truck




Um comentário em “F-Truck: Pela quarta vez, Mercedes é campeã entre as marcas

  • 18/11/2013 em 13:43
    Permalink

    Mercedes-Benz; Imbatível! Parabéns!!

Fechado para comentários.