Foton é enquadrada no Inovar-Auto

VISTA PARCIAL DO ESTOQUE DA FOTON AUMARK NO BRASIL




A Foton Aumark do Brasil foi enquadrada no programa Inovar-Auto, regime automotivo que estabelece a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até 2017 para empresas que produzem veículos no país. A portaria 354 do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), que habilita a marca chinesa no programa será publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). Em agosto, a Foton anunciou a implantação de uma fábrica de caminhões em Guaíba.

“O enquadramento, concedido em menos de dois meses, permitirá à Foton efetivar seu processo de inserção no mercado brasileiro e, consequentemente, a instalação de sua montadora no Estado”, explica o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, segundo nota divulgada à imprensa. A empresa começará a produzir comercialmente no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2016.

“Entramos em uma nova etapa. A partir de agora poderemos comercializar os caminhões e montar a rede de concessionárias da marca. Já temos caminhões atravessando o oceano. Eles devem desembarcar no Brasil até o final do ano”, revela o presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros.

Segundo ele, a marca já tem três revendas acertadas na região da Serra e negocia com duas empresas em Porto Alegre. A intenção é montar uma rede de 80 distribuidoras entre São Paulo e Rio Grande do Sul nos próximos dois anos. Ao longo deste período, a empresa poderá importar um total de 7,5 mil caminhões. “A partir da Foton, o Rio Grande do Sul se tornará um polo de atração de investimentos chineses”, aposta o empresário.

A Foton importará inicialmente cerca de 3 mil caminhões, com progressiva nacionalização a partir da entrada em operação da fábrica gaúcha, até atender a exigência de 65%, prevista para 2017. Os modelos fabricados no Estado terão de 3,5 toneladas até 24 toneladas, com capacidade para 21 mil unidades ao ano. Após 2018, o projeto prevê a instalação de fornecedores e ampliação da capacidade para 50 mil veículos anuais. A planta atenderá ao mercado local e exportações para a América do Sul e África e vai gerar 300 empregos. O investimento é estimado em R$ 250 milhões.

Fonte: Jornal do Comércio




Um comentário em “Foton é enquadrada no Inovar-Auto

Fechado para comentários.