Governo recebe proposta para renovação da frota de veículos

por Blog do Caminhoneiro

Caminhões AntigosO governo federal recebeu, ontem, proposta unificada para renovação da frota veicular de dez entidades que representam elos da cadeia automotiva. Foi a primeira vez que se chegou a consenso em relação a plano desse tipo, depois de décadas em que são apresentados diversos projetos, com formatos diferentes.

O documento, entregue a representantes da Casa Civil e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, tem como foco a retirada de circulação de caminhões com mais de 30 anos. Isso por meio de política de incentivo tributário e de financiamento para que os transportadores autônomos (que são os que têm mais dificuldade de acesso a crédito) possam adquirir outro veículo, pelo menos, seminovo, com dez anos de uso. Ao mesmo tempo, haveria a destinação dos caminhões mais velhos para a reciclagem da sucata.

A avaliação contida na proposta é de que, entre um antigo e um moderno, dotado de avançadas tecnologias de controle de poluentes, há uma redução de 87% nas emissões de carbono, 81% de hidrocarbonetos, 86% de óxido nitroso e 95% de materiais particulados.

Além do menor impacto ambiental, outro pilar que norteia o programa é a segurança, já que os caminhões com mais de 30 anos representam 7% da frota e estão envolvidos em 25% dos acidentes graves. Só em 2012, quebras ou acidentes nas estradas geraram custos de R$ 4,9 bilhões ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e ao SUS (Sistema Único de Saúde).

A retirada desses veículos de circulação, por sua vez, traria ainda economia de cerca de R$ 5 bilhões em dez anos, já que os novos – dentro dos padrões de emissões Proconve 7 – consomem aproximadamente 10% menos diesel.

Os representantes dos segmentos que participaram do encontro com o governo em Brasília ficaram animados com as perspectivas de que programa desse tipo saia finalmente do papel. “O governo concordou que está na hora (de colocar um plano de reciclagem em operação)”, afirmou o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Flavio Meneghetti. Ele destacou que esse seria o primeiro passo; numa segunda fase, incluiria também os ônibus; e, depois, os automóveis.

As expectativas são promissoras, apontam os dirigentes, e, na avaliação do presidente do Inesfa (Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço), Marcos Fonseca, o segmento já está preparado para fazer a reciclagem dos caminhões. A ideia é fazer a retirada desses veículos com mais de 30 anos de forma gradativa, com a substituição de aproximadamente 30 mil unidades por ano, ao longo de dez anos. As entidades voltam a se reunir com o governo para avançar nas discussões sobre o tema no dia 10 de dezembro.

Fonte: Diário do Grande ABC

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

10 comentários
0

Artigos relacionados

10 comentários

leocoe 16/03/2014 - 12:52

Genesio.. Esta tal renovação é somente para empresários, nunca vai atingir ao pequeno proprietário. Tudo é para dar fim a categoria de autônomos, levando-os a se tornarem empregados escravos, com baixos salários…ZUMBIS DA ESTRADA…

ESTE PROGRAMA DE RENOVAÇÃO É SÓ PARA DAR LUCROS A EMPRESAS E FABRICANTES.

Reply
murilo 16/03/2014 - 12:37

KILDER SOUZA IMBECIL
VOCE TEM ESSAS PORCARIAS VELHAS PORQUE NAO TEM CONDICOES DE TER NADA NOVO

Reply
Kilder Souza 17/12/2013 - 02:58

E quanto a nós, que amamos veículos antigos? Não poderemos mais curtir nossos veículos? Tenho um Chevette 74 e um 1113 75 que mantenho em perfeitas condições seguindo até hoje as revisões do manual. Não quero veículo mais novo, porque não gosto. Até hoje tem aviões com mas de 50 anos que voam pelo mundo todo desde que estejam com a manutenção em dia. Nem todo mundo quer andar de carro novo. Então vão tirar os cavalos e carroças das ruas também? Onde está a liberdade de escolha? Acho que deve ser cobrado uma manutenção de boa qualidade para todos os veículos, mas privar os amantes de caminhões e carros antigos do direito de circularem é um crime a liberdade individual. Nos Estados Unidos, os veículos são bem mais baratos, mas você pode ver carros e caminhões de todas as idades andando lado a lado, porque lá é o pais da liberdade. Que se faça como na aviação. Controle a manutenção te TODOS os veículos, NOVOS E VELHOS e exija um certificado de aprovação para TODOS. NINGUÉM QUER SUCATA ANDANDO POR AÍ. Mas, que seja respeitada a vontade de cada um. Neste blog mesmo, há exemplos de caminhões antigos que estão em ótimo estado de conservação. O que será destes proprietários que AMAM SEUS CAMINHÕES E CARROS ANTIGOS É QUEREM TER O DIREITO DE ANDAR COM ELES ONDE QUISEREM?

Reply
Genesio Lara 07/12/2013 - 23:31

Sou caminhoneiro autonomo mas ate hj ñ senti nenhuma segurança nesta renovação de frota que tanto falam…

Reply
leo coe 01/12/2013 - 14:24

LEO COE
01/12/2013 at 13:07
Na verdade estes “srs”, representam apenas os interesses de um pequeno grupo. Reivindicações dos caminhoneiros amigos dos amigos, CUT, cut e politicagem envolvidos. Sinceramente deveriam é criar uma lei regulamentando o frete pelo custo km e dificuldade de acesso a ser negociada, mais a retirada de todos encargos e impostos, para a venda de caminhões novos aos autônomos ( mais de 1 milhão). Sendo que somente seria efetuada a venda de 1 veículo por pessoa física. Utilizando-se as mesmas taxas do pró-caminhoneiro, mas com a exigência de comprovação da atividade ( incluindo ai motoristas empregados que desejam se tornar autônomos).Com a garantia de um seguro embutido, como o atualmente usado.

Vamos falar a verdade: Esta gente q se diz representante da categoria é tudo empresários, a maioria maquiado de dno de 1 caminhão apenas.Todos tem conchavos com políticos, politicagem, para manter tudo como está. Sendo assim seguem conseguindo as mamatas governamentais; mantendo é claro toda a categoria manipulada por desinformações e maracutaias embutidas em tais negociações. Quem confiar é cego.

Jé disse; se a Presidente Dilma deseja-se mesmo, melhorar as condições o teria feito a muito tempo. Hoje seria chamada de SANTA DILMA, sendo considerado milagre o feito. Teria em todos painéis dos caminhões santinhos com a figura estampada de seu rosto.. Santa padroeira dos caminhoneiros, mas pelo que parece ser um fato, só é considerada santa por sindicalistas e os que mamam nas tetas do governo ( não nas delas pq ninguem é tão louco é medonha demais a mulher)..kkk

Reply
Edison 27/11/2013 - 00:14

O governo da a espingarda, mas tira os cartuchos.

Reply
marcio 26/11/2013 - 18:44

quero so ver !

Reply
brunowagen 26/11/2013 - 15:40

Passou da hora de renovar, mas não vai sair do papel, afinal o governo PT abriu crédito no passado e hoje temos inflação alta, foi um tiro no pé.

Reply
bernardo 26/11/2013 - 13:13

estas ações chegam a ser ridículas pois o governo e bancos facilitam de todo o jeito a compra de carros de paceio e camionetas para fazendeiros e lavoureiros com prazos enormes e condições especiais e ferram os autônomos e que na verdade carrega o brasil nas costas portanto estas atitudes são ridículas e ineficaz

Reply
RIVALDO CAMARGO 26/11/2013 - 10:07

as propostas sao aparentimente Boas! mas as Burocracias nao deicha os autonomos ter a chace, isso so vai dar para os ganancioso Enpresarios, o pobre mesmo, dificilmente tera fascilidades a esses proglama.

Reply

Escreva um comentário