NISSAN e-NV200: furgão elétrico em 2014

nissan-e-nv200




O e-NV200 é o segundo modelo totalmente elétrico da Nissan a ser comercializado nos mercados mundiais, depois do Nissan LEAF, o veículo elétrico mais vendido do mundo. A produção do modelo e-NV200 irá começar na unidade de fabrico da Nissan em Barcelona, Espanha, em meados de 2014.

Além de proporcionar o mesmo espaço interior, utilidade e sentido prático dos furgões convencionais, o e-NV200 não produz emissões de CO2 durante o seu funcionamento. O veículo também disponibiliza funções que alargam o potencial de utilização profissional sob vários aspectos. Entre as suas características específicas está o fornecimento de potência na área de bagagem para atividades ao ar livre ou para obter potência de emergência, assim como o avançado sistema de telemática.

Para estabelecer um padrão de utilização eficiente, capaz de aproveitar as características do e-NV200, a Nissan está debatendo estratégias específicas com a administração da cidade-natal da empresa, Yokohama.

Em análise está a utilização do e-NV200 pela cidade de Yokohama integrado na sua frota de veículos de serviço público e o estabelecimento de um programa de monitoramento da utilização dos veículos disponível para consulta por todos os habitantes da cidade.

A Nissan e a cidade de Yokohama já estão colaborando no Projeto Zero para a Mobilidade de Yokohama, um esforço para tornar realidade a próxima geração de gestão de trânsito, com o objetivo de criar uma cidade com uma emissão de carbono reduzida.

Até agora, as atividades incluíram a utilização do Nissan Leaf e do veículo eléctrico ultra compacto New Mobility Concept, da Nissan, no âmbito do primeiro programa de car-sharing em larga escala. Yokohama e a Nissan poderão expandir agora este projeto com a introdução do e-NV200, refere a empresa.

Projetos de utilização do e-NV200 estão também a ser desenvolvidos em Barcelona, Espanha, cidade que está envolvida num acordo de cooperação mútua com Yokohama tendo em vista a formação e desenvolvimento de cidades inteligentes.

Estão sendo elaborados planos para utilizar o e-NV200 como um transporte inteligente em Barcelona, por exemplo, em táxis. Paralelamente, estão sendo preparados programas de instalação de uma rede de carregadores rápidos e de áreas de estacionamento dedicadas a veículos elétricos para apoiar os táxis.

Fonte: Portal Oje