Novas tecnologias reforçam o papel da Sprinter Mercedes-Benz como veículo mais seguro e com melhor custo-benefício da categoria‏

Van_Sprinter_ESP




A Sprinter da Mercedes-Benz é o veículo comercial leve com melhor custo-benefício do segmento, com a maior oferta de itens de avançada tecnologia, segurança e conforto. Os diferenciais dessa moderna linha de produtos são atrações da marca na Fenatran 2013, o 19º Salão Internacional do Transporte.

“A Sprinter é referência de mercado em diversos aspectos, especialmente em segurança, o que está sendo demonstrado em toda sua potencialidade na Fenatran”, afirma Adriana Taqueti, gerente sênior de Vendas e Marketing Sprinter da Mercedes-Benz do Brasil. “Este é o caso, por exemplo, do ESP Adaptativo®, destaque da atual linha Sprinter que chegou ao mercado no último ano e já traz outra grande inovação: um pacote de novas funções, nomeadas de 9i®, tecnologia que diminui acentuadamente o tempo de desaceleração do veículo, reduzindo o espaço necessário para frenagem. Ou seja, ampliamos ainda mais o já reconhecido padrão único de segurança da Sprinter”.

ESP Adaptativo 9i® assegura a melhor frenagem, sob chuva ou sol

Um dos principais diferenciais da linha Sprinter é o programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo® no sistema de freio, que consiste na integração dos já conhecidos ASR e ABS aos sistemas BAS e EBV, reduzindo significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.

Pouco mais de um ano após a chegada desse avançado sistema ao mercado brasileiro, a Mercedes-Benz já traz outra inovação: a Sprinter passa a ser equipada com o ESP Adaptativo 9i®, que assegura o melhor controle e frenagem do veículo, por meio de novas funções que visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo.

Uma das novas funções do ESP Adaptativo 9i® é garantir uma ótima frenagem tanto em dias de chuva, como em dias de sol. Em condições chuvosas, uma película de água é formada no disco, interferindo no tempo de resposta de acionamento da pastilha sob o disco de freio. O novo ESP Adaptativo 9i® realiza então uma “limpeza”, eliminando a água sobre o disco de freio com a aplicação de uma pressão equilibrada em intervalos regulares. E, caso ocorra uma emergência, a força de frenagem é imediatamente aplicada sobre os discos de freio, devido à prévia eliminação da camada de água.

A redução do tempo de frenagem também é o objetivo de mais uma nova função do pacote 9i: no caso de retirada brusca do pé do acelerador, o sistema entende que o motorista reagiu dessa maneira devido a um eventual risco de acidente. Em função disso, o ESP Adaptativo 9i® aproxima, automaticamente, as pastilhas dos discos de freio e, em caso de acionamento do pedal de freio, o tempo de início da frenagem é reduzido pela prévia aproximação das pastilhas e discos de freio.

Função adapatativa: exclusividade Mercedes-Benz

O programa de controle da estabilidade ESP Adaptativo 9i® da Sprinter integra então os já conhecidos ABS e ASR aos sistemas BAS e EBV.

O ABS (anti-travamento) evita o bloqueio das rodas, mesmo nas frenagens bruscas, enquanto o ASR (controle de tração) evita que as rodas patinem em piso de baixa aderência. Já o BAS (assistência de frenagem) reconhece a velocidade de acionamento do freio e, em caso de emergência, reduz a distância de frenagem, independentemente da ação do motorista sobre o pedal de freio. O EBV (distribuição eletrônica da força de frenagem) reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto carga e veículo e ajusta a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.

Para aumentar ainda mais a segurança da linha Sprinter, a Mercedes-Benz incluiu funções auxiliares específicas que reduzem efeitos desestabilizadores da variação e da distribuição da carga. Essas funções, exclusivas Mercedes-Benz, são: o controle adaptativo de carga, redução da possibilidade de tombamento, intervenção de movimentos desestabilizadores.

O ESP Adaptativo 9i® – ou seja, os quatros sistemas integrados atuando com a função adaptativa – garante um controle da frenagem, reduz o risco de tombamento lateral e realiza intervenção em movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via, seja em dias de sol ou chuva, fazendo a Sprinter ser o comercial leve mais seguro da categoria.

Volante multifuncional e TEMPOMAT ampliam o nível de segurança, conforto e praticidade

Entre as novidades de tecnologia da Sprinter, também destaca-se o volante multifuncional com teclas para comunicação com o rádio, CD e MP3 player, telefone com conexão Bluetooth e sistema de navegação do computador de bordo. Graças à função “hands free”, o condutor do veículo realiza estas operações sem precisar tirar as mãos do volante, podendo se concentrar assim em uma dirigibilidade mais segura.

Para maior comodidade do motorista, a Sprinter disponibiliza o TEMPOMAT -sistema Mercedes-Benz de limitação de velocidade e piloto automático. Por meio de uma alavanca, o motorista pode determinar a velocidade máxima que deseja atingir, acima de 30km/h, sendo uma função muito interessante para auxiliar o motorista a sempre estar na velocidade permitida da via, seja em trechos urbanos ou rodoviários. Já o piloto automático, cuja velocidade pode ser definida na mesma alavanca, mantém a velocidade constante conforme pré-definição do motorista, função especialmente apreciada nos trajetos rodoviários, graças à praticidade e conforto na condução do veículo.

Melhor custo-benefício da categoria: alto nível de equipamentos de série e tecnologia

Além do alto padrão de segurança, a avançada tecnologia da Sprinter traz diversos itens de conforto e praticidade para o motorista, assegurando a produtividade necessária para a sua jornada de trabalho.

Em seu elevado nível de equipamentos, a Sprinter traz um pacote muito atrativo de série que facilita a operação e garante sua superioridade técnica, como rádio CD-MP3 com conexão Bluetooth®, SD-Card e entrada auxiliar, vidros, travas e retrovisores bipartidos elétricos, chave de ignição que inclui a função de fechamento central das portas por controle remoto, farol de neblina, regulagem elétrica do farol, além dos itens de segurança ESP Adaptativo 9i® e airbag do motorista.

O amplo espaço do habitáculo, o moderno e prático painel de instrumentos, os diversos compartimentos porta-objetos e a utilização de materiais de alta qualidade valorizam o espaço interno e a ergonomia da Sprinter. Isso também fica evidenciado no acesso aos comandos e na posição de dirigir, que pode ser selecionada de forma ergonômica graças à coluna de direção ajustável, tanto em altura como em profundidade, mais um item de série.

O painel é um verdadeiro consultor a bordo do veículo: avisos alertam ao motorista sobre diversos itens de atenção, tais como portas abertas, lanterna queimada, desgaste de pastilhas, baixa pressão nos pneus, baixo nível de líquido de arrefecimento e de água no limpa-vidros, indicando o melhor momento para manutenções e evitando paradas desnecessárias. Adicionalmente, o painel também oferece indicador para troca de marchas de acordo com a faixa de torque máxima do motor, contribuindo para o menor consumo de combustível.

E, em se tratando de consumo, a tecnologia BlueEFFICIENCY® é um pacote de eficiência com a finalidade de reduzir o desgaste de componentes e o consumo de combustível, além de diminuir a emissão de poluentes. Com toda essa tecnologia, a Sprinter se consagra como o comercial leve de melhor custo-benefício do mercado.

Fonte: Mercedes-Benz