Scuderia Iveco chega à Curitiba com chances de antecipar a conquista do título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck

BetoMonteiro




A Scuderia Iveco está próxima de seu primeiro título no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Após a recente conquista do Sul-Americano, o piloto Beto Monteiro, com seu Iveco Hi-Way número 88, lidera a classificação de pilotos com 126 pontos, 28 à frente do segundo colocado. Caso conquiste todos os pontos possíveis na 9ª etapa que será disputada em Curitiba (PR) no próximo domingo (10/11), Monteiro conquistará o torneio por antecipação: alcançando 157 pontos, ele poderia até mesmo não pontuar na última prova do ano, pois mesmo que o segundo colocado na classificação obtenha o primeiro lugar em Brasília (DF), ainda estaria quatro pontos atrás do piloto da Iveco.

Os pontos que levarão ao título poderão ser conquistados em três fases. Tudo começa a partir do sábado (09/11), dia da data do treino classificatório, quando ele poderá conquistar 1 ponto se obter a pole position. No domingo, durante a corrida, podem ser conquistados mais 5 pontos se liderar a prova após 1/3 da duração (20 minutos). E em caso de vitória, são somados 25 pontos, que poderão levá-lo a 157 totais e ao título antecipado.

Mesmo com todas essas possibilidades positivas, Beto Monteiro encara com muita seriedade as duas últimas provas, descartando qualquer otimismo exagerado. “Temos também seis pilotos com chance de título, e o equilíbrio na competição é muito grande. É claro que vou buscar a melhor pontuação, mas é preciso respeitar a alta competitividade das outras equipes”, diz o pernambucano.

Em 9° lugar na classificação de pilotos, Valmir Benavides, o “Hisgué”, irá à Curitiba com um caminhão renovado, pois ele foi forçado a abandonar a última prova após sofrer uma batida. “Meu Iveco Hi-Way número 2 foi totalmente reconstruído após o incidente. Mesmo assim, vou procurar estar entre os cinco primeiros, pois é importante pontuar nestas duas últimas provas do ano”, comenta “Hisgué”.

Para a etapa paranaense, os dois Iveco Hi-Way receberam um novo sistema de catalisador (responsável pelo melhor aproveitamento da temperatura decorrente da combustão do diesel e redução da emissão de poluentes). “No sábado e domingo, faremos ajustes distintos na configuração dos veículos para obter o melhor resultado tanto no classificatório quanto na corrida. Além disso, estaremos avaliando um novo comando de válvulas para elevar a performance”, fala o engenheiro da Scuderia Iveco, Edinilson Almeida.

A programação da nona etapa no Autódromo Internacional de Curitiba terá início na sexta-feira (08/11), com as duas primeiras sessões de treinos livres. O treino classificatório e Top Qualifying serão na tarde de sábado. E a corrida de domingo (10/11) será transmitida ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes, às 13h.

Fonte: Iveco