Caminhoneiro brasileiro está mais jovem e saudável

caminhoneiros - perfil - pesquisa

Uma pesquisa mostra que o perfil do caminhoneiro brasileiro está mudando. Ele é cada vez mais jovem, passou a se preocupar com a saúde e com a alimentação e está de olho na internet.

Uma das maiores preocupações dos caminhoneiros é com a alimentação. Mais de um terço deles prefere um cardápio saudável.

“Geralmente, a salada no almoço, tem que ter sempre um verde. Pouca gordura, o café da manhã, sempre nada de fritura, um pão, um queijo, um presunto, mas sem caloria”, diz o caminhoneiro Luis Vieira de Carvalho.

E eles rodam o país conectados: quase 40% acessam a internet. “A gente sempre vai se conectando aqui e procurando carga, mapa, para olhar como está o transito. Tem que estar conectado”, afirma o caminhoneiro Alexandre Zóia.

A pesquisa que ouviu 75 mil caminhoneiros em todo o país revelou ainda que a idade média deles é de 30 anos.

LEIA MAIS  Governo discute novas linhas de créditos para caminhoneiros

A pesquisa também mostra que 27% dos caminhoneiros praticam atividade física. Alguns deles inclusive conseguem aliar o trabalho ao lazer.

Leandro Fernandes Elias leva a prancha em todas as viagens. Onde tem praia ele aproveita as folgas para surfar. “Isso é só para passar o estresse, né? No dia a dia, no final de semana parado onde tem praia a gente vai, né? Vai à praia e dá uma surfada para dar uma limpada na cabeça. A gente volta tranquilo para a estrada, sossegado, relaxado”, conta.

Segundo a pesquisa, 45% dos caminhoneiros são casados. E 55% dizem que se preocupam com a família. Ednei Nunes aproveitou que os filhos estão de férias e levou os dois para a estrada: “Aproveita as férias deles para estar junto com o pai, né? É bom, né? Pelo menos distrai um pouco a gente na estrada”.

LEIA MAIS  Governo Federal estabelece novas diretrizes para diálogo com os caminhoneiros

E nas festas de fim de ano o autêntico caminhoneiro reúne a família e encara a estrada. “Dar uma viajada, né? Um pouco, né? Mas aí é uma viagem diferente já, aí é viagem só para divertir, né? Sossegado”, completa Ednei.

O Brasil tem mais de 1 milhão de caminhoneiros, mas eles estão em falta no país. Segundo a Associação Nacional das Transportadoras de Carga e Logística, o déficit é de 120 mil motoristas.

As estradas perigosas, a distância da família e até a tecnologia são fatores que estão fazendo diminuir o interesse pela profissão.

Fonte: Bom Dia Brasil




3 comentários em “Caminhoneiro brasileiro está mais jovem e saudável

  • 25/12/2013 em 11:26
    Permalink

    saúde é bom. Salário decente tbm! hehe só pra manter o tema. Aproveitando, Feliz Natal a todos!

  • 23/12/2013 em 09:12
    Permalink

    teste

  • 20/12/2013 em 15:37
    Permalink

    sinceramente não havia necessidade nenhuma de o escritor relatar esses ” né ” na matéria. Parece até que é de propósito afim de dar a impressão de estar falando com alguém desorientado.

Fechado para comentários.