Iveco Stralis GNL recebe prêmio europeu de Sustentabilidade em Transporte

Iveco Stralis GNL

Por seu caminhão pesado Stralis GNL (Gás Natural Liquefeito.), a Iveco recebeu o “Europäischen Transportpreis für Nachhaltigkeit“, um prêmio europeu de Sustentabilidade, em novembro. A decisão foi tomada por um júri de alto nível, que incluiu representantes da indústria de transporte, da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), da mídia, de pesquisadores e do poder público alemão.

O foco do prêmio é encorajar a indústria de veículos comerciais a trabalhar de maneira sustentável, ajudando a solidificar ainda mais os princípios do Desenvolvimento Sustentável – conceito que reconhece que as ações responsáveis e sustentáveis são fundamentais para encarar problemas ambientais de escala global, ao mesmo tempo em auxiliam a aumentar a lucratividade e a competitividade das empresas.

Com combustível GNL, o Stralis, que chega a 330 cavalos de potência, não é apenas extremamente limpo, mas também possui emissões que estão abaixo dos níveis exigidos pela legislação Euro VI, e é muito mais silencioso que um veículo a diesel. Esse aspecto o torna próprio para uso na cidade, em aplicações como entregas de varejo. Como sua autonomia é de aproximadamente 750 quilômetros, ele também pode ser usado para transportes de longa distância. O uso de combustível limpo, seu baixo consumo e o preço do competitivo do gás na Europa fazem do Stralis GNL um forte candidato frente à concorrência.

O Stralis GNL marca pontos também em nível macroeconômico: além de sua compatibilidade ambiental, cada quilo de gás usado para dirigir substitui uma quantidade equivalente de óleo mineral.

A sustentabilidade vai muito além do produto final: os critérios de avaliação do júri também incluíam práticas sustentáveis no processo de produção, bem como a proteção de recursos ambientais e do meio ambiente.

Pelo terceiro ano consecutivo, a CNH Industrial (antiga Fiat Industrial) foi nomeada Líder de Setor nos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) na Europa e no mundo, um dos critérios mais importantes para a avaliação de investimentos sustentáveis.

Fonte: Iveco