Mercedes-Benz premia seus melhores fornecedores‏

mb actros 2546




A Mercedes-Benz do Brasil anunciou os fornecedores que mais se destacaram ao longo de 2013 pela inovação tecnológica e pela excelência em custos, qualidade, logística, materiais indiretos e serviços. Em evento realizado no Espaço Mercedes, na fábrica de São Bernardo do Campo, com a presença de mais de 400 pessoas, a Empresa anunciou os vencedores do Prêmio Interação 2013 e os destaques da 4ª edição do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental.

“Cumprimento os fornecedores premiados, que demonstraram dedicação e comprometimento para com os objetivos da nossa Empresa”, declarou Ricardo Vieira Santos, diretor de Compras da Mercedes-Benz do Brasil. “Com esse reconhecimento, buscamos coroar o trabalho dos fornecedores, bem como de suas equipes”.

De acordo com o executivo, o mercado está cada vez mais exigente, com os clientes solicitando produtos para novas e diversas aplicações. “A Mercedes-Benz está atenta a essa realidade e lançou muitas novidades em veículos comerciais em 2013. Nesse sentido, a cadeia de suprimentos desempenhou um papel muito importante para nos ajudar a cumprir esse objetivo”, diz Ricardo Santos. “Sempre com foco em qualidade, agilidade e flexibilidade frente às atuais e às novas demandas dos clientes e do mercado”.

Categoria Inovação Tecnológica

Nesta categoria, a grande vencedora foi a ZF Sistemas de Direção Ltda. Subsidiária da joint venture entre a ZF Friedrishafen AG e a Robert Bosch GmbH, especializou-se no desenvolvimento e produção de sistemas de direção completos. Inaugurada em 1999, produz direções hidráulicas, bombas e reservatórios de óleo para veículos comerciais e de passeio, além de colunas de direção, nas unidades de Sorocaba (SP) e Belo Horizonte (MG). Centro de competência mundial para o desenvolvimento de bombas hidráulicas, produz alguns modelos apenas aqui para todo o continente americano. A ZF Sistemas de Direção é responsável pelo abastecimento de 100% da demanda de componentes locais para caixa de direção, bombas de direção e reservatórios de óleo à Mercedes-Benz do Brasil.

Categoria Excelência em Custos

A Chevron Brasil Lubrificantes Ltda. foi a vencedora desta categoria. No Brasil desde 1915, a Chevron possui forte atuação nos negócios de exploração e produção de petróleo e fabricação de gás, lubrificantes e aditivos químicos, todos com a marca Texaco. A divisão de Lubrificantes tem destaque, sendo o Brasil o segundo mercado mais importante para a companhia, que é uma das principais empresas de energia do mundo. Nos últimos anos, a Chevron trabalhou em conjunto com as áreas de Engenharia e Laboratório da Mercedes-Benz do Brasil para implementar uma solução de fluído de arrefecimento focada nas necessidades locais da empresa. Essa iniciativa permitiu o aumento da competitividade dos produtos da marca no mercado brasileiro.

Categoria Excelência Operacional em Qualidade

Dois fornecedores foram ganhadores do Prêmio Interação nesta categoria: Valeo e IBRATEC.

Empresa de origem francesa fundada em 1923, o Grupo Valeo, em seu 90º aniversário, ocupa posição como um dos 10 maiores fornecedores independentes do mundo. Presente na América do Sul desde 1974, com 10 unidades de produção no Brasil, fornece componentes, módulos e sistemas integrados automotivos. Atributos como capacidade produtiva, flexibilidade nas negociações e qualidade reconhecida por meio das principais certificações, fizeram da Valeo Sistemas Automotivos Ltda., unidade de Itatiba (SP), um fornecedor com excelente performance de qualidade em 2013, com destaque para o módulo de arrefecimento para caminhões e ônibus.

Fundada em 1968 no estado de São Paulo, a IBRATEC (Indústria Brasileira de Artefatos Técnicos Ltda.) mudou-se para o polo industrial da Grande Curitiba, no Paraná, em 1986, atuando no mercado de usinagem. A empresa se especializou em peças técnicas e de segurança, tais como pinos da manga, anéis roscados com aplicação em ponta de eixos, guias e varetas de válvulas com aplicação em motores e componentes para transmissão e caixa de direção. Como fornecedor da Mercedes-Benz do Brasil desde o início da década de 1980, a IBRATEC vem demonstrando excelente performance de atendimento na qualidade, com acompanhamento criterioso do processo fabril e qualidade assegurada que contribuiu para a empresa conquistar o Prêmio Interação 2013.

Categoria Excelência Operacional em Logística

Tuper e Yazaki foram os destaques na categoria Excelência Operacional em Logística.

No mercado há 42 anos, a Tuper S.A., de São Bento do Sul (SC), com filiais em diversos pontos do Brasil, é uma empresa que atua junto a seus clientes no desenvolvimento de soluções inovadoras e competitivas nos segmentos de tubos estruturais e especiais, sistemas construtivos e sistemas de exaustão para montadoras. Atributos como capacidade de produção e boa administração fazem da Tuper um dos principais parceiros no fornecimento de sistemas de exaustão para a Mercedes-Benz do Brasil. Ela demonstra sua excelência operacional em logística no fornecimento dos conversores catalíticos Euro 5 para caminhões Atego, produzidos em São Bernardo do Campo, e para veículos Accelo, fabricados em Juiz de Fora.

Atualmente, a Yazaki do Brasil Ltda. é o maior fornecedor global de chicotes elétricos para o Grupo Daimler. No Brasil está presente em Irati e Santo Antônio da Platina (PR) e em Tatuí (SP). Mantém um centro de consolidação de peças em Sorocaba (SP), onde se iniciam as atividades de milk run para as plantas da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora. Além do excelente atendimento às necessidades logísticas da empresa, ressalta-se a importância do trabalho em andamento para a implantação do fornecimento de chicotes elétricos em sistema modular para os caminhões Actros em Juiz de Fora. A Yazaki se destaca ainda no desenvolvimento de atividades conjuntas em relação à redução de custos em processos produtivos e à introdução de novos sub-fornecedores, otimizando a cadeia como um todo.

Categoria Excelência em Material Indireto/Serviço

Três empresas parceiras foram as vencedoras desta categoria em 2013: Algar, Viação Cometa e Jedel.

Com bases operacionais em Uberlândia (MG) e Campinas (SP), a Algar Tecnologia e Consultoria S.A. é uma empresa focada em soluções de Business Process Outsorcing (Costumer Service, Contact Center e Serviços de Terceirização). Responsável pela Central de Atendimento da Mercedes-Benz do Brasil, destacou-se, em 2013, pelo excelente desempenho em relação ao atingimento de métricas de Call Center, política de Recursos Humanos (baixo turnover), plano de carreira bem estruturado e treinamentos, entre outros pontos. A Algar Tecnologia participou de diversas premiações e, juntamente com a Mercedes-Benz, foi reconhecida, nos últimos sete anos como melhor atendimento ao consumidor nos segmentos de veículos comerciais e de automóveis de luxo.

A Viação Cometa S.A., hoje com 65 anos, iniciou suas atividades no final da década de 40. Atualmente, faz parte do Grupo JCA, responsável pelo deslocamento de quase 100 milhões de pessoas por ano, contando com cerca de 8.000 colaboradores. Tem atuação de destaque no transporte rodoviário de passageiros, por meio das empresas Auto Viação 1001, Auto Viação Catarinense, Rápido Ribeirão Preto, Viação Cometa, Expresso do Sul e Rápido Macaense, além da Opção Turismo e Fretamento e do SIT Macaé. Juntas, elas operam com mais de 3 mil ônibus nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Em 2012, a Viação Cometa se tornou parceira da Mercedes-Benz na unidade Juiz de Fora, passando a operar aproximadamente 23 linhas de ônibus, transportando 800 passageiros por dia com alto grau de satisfação dos usuários nos quesitos conforto, segurança e pontualidade.

Por sua vez, a Jedel Afiação de Ferramentas Ltda., localizada em Santo André (SP), é uma empresa especializada na fabricação de ferramentas especiais em metal duro inteiriço e na reafiação de ferramentas de hss e metal duro para usinagem em geral, como: machos, fresas, brocas, brocas escalonadas e com perfis, alargadores, brochas, fresa caracol, fresas de interpolar, insertos intercambiáveis, bits, etc. Maquinário moderno e de alta tecnologia, equipados com CNC, aliado a profissionais qualificados, garantem à Jedel a especialização e a certificação ISO 9001:2008 em consultoria, projeto, desenvolvimento, fabricação e reafiação de ferramentas de corte para usinagem. A Jedel é líder de mercado com o escopo em gerenciamento e terceirização de ferramentas reafiadas e fornecimento de ferramentas novas para a Mercedes-Benz e diversas outras empresas.

Categoria Excelência 2013

Dois tradicionais fornecedores da Mercedes-Benz foram vencedores na categoria Excelência 2013 do Prêmio Interação: Cinpal e Maxiforja.

Com longa história de parceria com a Mercedes-Benz, a Cinpal – Companhia Industrial de Peças para Automóveis, de Taboão da Serra (SP), destaca-se pela agilidade no desenvolvimento de novos itens, qualidade e logística. No mercado desde 1950, atua com excelência no fornecimento de semi-eixos, eixos de freio, carcaças e tampas do diferencial, engrenagens e suportes, além dos conjuntos de volantes para os motores, presente desde os veículos leves até os extrapesados da Mercedes-Benz. Em todas as etapas do seu processo de produção, a Cinpal conta com uma equipe de alta perfomance. Hoje, com mais de 2.300 colaboradores, em instalações de 300.000 m2 de terreno e 85.000 m2 de área construída, produz forjados e fundidos até 60 kg, que são fornecidos brutos ou acabados em suas modernas instalações de usinagem e tratamento térmico.

Com 50 anos de atividades, a Maxiforja Componentes Automotivos Ltda., localizada em Canoas (RS), dispõe de uma área total de 75.000 m2, onde atende o mercado de peças forjadas nos segmentos automotivo e agrícola. A Maxiforja é uma empresa comprometida com a inovação dos seus processos. Por meio de linhas convencionais e robotizadas de forjamento, ela produz para a Mercedes-Benz diversos itens: braços de direção, braços de ligação e braços Pitman; anéis de pressão; eixos de freio, entre outros. Destaca-se em Excelência pela criação de valor por meio da aplicação de tecnologias de última geração e pelos investimentos permanentes visando soluções de alto valor agregado. Tudo isso tendo como base as pessoas para a chave do seu sucesso.

Vencedores do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental 2013

Ripack em primeiro lugar, Schaeffler em segundo e Magneti Marelli em terceiro: estes foram os fornecedores ganhadores da quarta edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental, reconhecidos pela Mercedes-Benz do Brasil por boas práticas ecológicas em seus processos industriais.

Os trabalhos inscritos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por membros da Mercedes-Benz, equipe técnica ambiental do BNDES e Universidades Unicamp e Unesp.

Com quase duas décadas de atuação no mercado de embalagens, a Ripack Embalagens é uma empresa formada por profissionais experientes do setor. O relacionamento com seus clientes, muitos deles, líderes nos mais diversos segmentos de atuação, é marcado por padrões de qualidade e por sua eficiente presença na cadeia logística dos mesmos.

Contemplada com o 1º lugar no Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental 2013, com o projeto “Concepção produção sustentável”, a Ripack apresentou as inúmeras ações sustentáveis adotadas em relação à concepção de sua unidade produtiva, no planejamento de processos e produtos, na utilização de matéria-prima e insumos, bem como na minimização dos impactos ambientais e sociais. Com base no descritivo do projeto, constata-se o uso de tecnologias limpas, a redução no consumo de recursos naturais e matérias-primas, a minimização da degradação ambiental e a promoção da sensibilização e conscientização ambiental.

Segundo o fornecedor, em sua empresa há geração “zero” de resíduos. A matéria-prima utilizada em seu processo produtivo tem origem no reflorestamento próprio, e na reciclagem dos resíduos de madeiras geradas em outras empresas.

Com 55 anos no País, a Schaeffler Brasil Ltda., com sede na Alemanha, é uma das líderes mundiais em componentes automotivos, industriais e aeroespaciais. A empresa desenvolve soluções para o segmento automotivo e industrial baseadas em inovação, criatividade e constante foco no cliente, além de alto desempenho em todas as áreas em que atua, fornecendo ao crescente mercado da América do Sul a proximidade e a alta confiabilidade que só um grande parceiro pode oferecer.

Em 2º lugar no Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental 2013, com o projeto “Reúso do óleo mineral”, a Schaeffler demonstrou seu processo de recuperação do óleo mineral, no qual parte do fluido de corte é retida nos filtros das centrais juntamente aos sólidos metálicos removidos no processo de usinagem, utilizando-se a diatomita como auxiliar de filtragem.

O óleo é escoado para um reservatório, onde é bombeado para um tanque de acumulo para posterior retorno para as Centrais de Óleo Mineral. Este óleo passa por análises físico-químicas na empresa antes do retorno para a Central de Óleo Mineral. Assim fecha-se o ciclo de geração de borra de retífica, recuperação de óleo mineral e destinação e reciclagem de borra briquetada. O óleo recuperado a partir deste processo posteriormente reabastece todas as Centrais de Óleo da planta. No período de março de 2008 a maio de 2013, a Schaeffler já reutilizou 1.375.757,50 litros de óleo mineral.

A Magneti Marelli Cofap é uma das principais empresas de autopeças do mundo e pioneira da tecnologia flex no mercado brasileiro. Eleita em 3º lugar no Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental 2013, com o projeto “Redução da energia reativa”, a empresa demonstra uma gestão eficiente com consequente economia de recursos, eliminando a cobrança desse tipo de insumo na conta de distribuição de energia elétrica e utilizando compensação capacitiva automática.

A energia reativa surge no sistema pela característica normal dos motores a indução, transformadores e outros consumidores de energia. Esta não pode ser aproveitada no sistema, porém ela gera uma carga extra nas linhas de transmissão e distribuição.

A Magneti Marelli dimensionou um banco de capacitores automático que fez a compensação de acordo com o volume de energia reativa indutiva gerada. Em apenas dois meses de operação do projeto foram economizados aproximadamente 15% do total anual de energia reativa cobrada na unidade.

O foco da Mercedes-Benz é o crescimento com eficiência e de forma sustentável. “Acima de tudo, visamos a satisfação permanente dos nossos clientes. Queremos ser sempre o número um na opinião do cliente. Agradeço a parceria e o comprometimento dos nossos fornecedores. Com apoio deles, temos capacidade de produção suficiente e estamos realizando uma série de medidas que visam otimizar ainda mais os nossos processos”, conclui Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Fonte: Mercedes-Benz