Obras da fábrica de caminhões em Guaíba devem começar em janeiro

por Blog do Caminhoneiro
Governador testa veículo fabricado pela empresa chinesa

Governador testa veículo fabricado pela empresa chinesa

Durou 14 horas a primeira jornada de trabalho do governador Tarso Genro e da comitiva que o acompanha na China. O dia começou com uma notícia promissora, a confirmação da data para o início das obras da fábrica de caminhões da Foton em Guaíba, e terminou com um jantar repleto de manifestações de interesse da empresa China Machinery Engineering Corporation (CMEC) de investir no Rio Grande do Sul.

A CMEC atua em tantas áreas que poderia se candidatar a investir em qualquer um dos projetos em andamento ou em fase de esboço pelo Piratini. Demonstrando que estavam bem informados sobre o Estado, os dirigentes da CMEC mencionaram as reservas de carvão e o interesse em investir em energia térmica. Também mostraram que estão por dentro do projeto da ERS-010, mas não sabem como entrar na licitação. Tarso sugeriu que o grupo se alie a uma empresa brasileira para disputar o leilão.

Pela manhã, na visita à sede da Foton, Tarso ouviu dos dirigentes da empresa elogios ao ex-ministro das Comunicações Luiz Carlos Mendonça de Barros, que se associou aos chineses para produzir os caminhões de 16 toneladas em Guaíba. O próprio Mendonça, presidente da Foton Aumark do Brasil, aconselhou o governador a lutar por uma fábrica de automóveis da Foton, já que a empresa está entrando nesse segmento.

— Não tenho mais idade para isso, fico só com a fábrica de caminhões, mas o governador deveria tentar levar uma fábrica de carros — disse o ex-ministro, que, durante o governo FH, também presidiu o BNDES.

No encontro, foram exibidas imagens de tudo o que a Foton fabrica. Com 40 mil funcionários, a companhia é a maior fabricante de caminhões do mundo e produz, também, ônibus, automóveis e vans. A empresa elegeu cinco países emergentes como prioridade para investimentos: Brasil, México, Indonésia e Rússia. Com 17 anos de existência, já produziu 5,26 milhões de unidades.

Fonte: Zero Hora

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário